5 Segredos de Marketing para Restaurante

Quando não há uma estratégias de marketing para restaurante bem definida, é bem provável que você esteja para entrar em apuros. 

Pois, estar bem posicionado no universo digital é muito importante para o desenvolvimento e crescimento de sua marca. 

Por mais que existam mitos e muita relutância em cima do marketing para restaurante ele é a ferramenta principal para o sucesso. Mesmo em negócios gastronômicos. 

Com certeza você já sabe da grandiosidade das redes sociais, como elas engajam bem o público e trazem resultados a inúmeras marcas.

Então não deixe o medo te abalar. Este é o pilar mais importante para atrair clientes e passar informações importantes. 

Entretanto, investir em marketing não é uma tarefa fácil, é preciso conhecimento e planejamento. Por isso, separamos os 5 segredos de marketing para restaurante.

Segredos do marketing para restaurante para alavancar seu negócio

Após você dar uma estudada e montar um plano de marketing, é hora de pôr seus conhecimentos em prática. 

Mas, para isso na sua mente devem conter informações sobre o que você deseja alcançar. Aumentar clientes, aumentar vendas delivery, divulgar mais sua marca, entre outros. 

Assim, todas as suas estratégias podem ser focadas no objetivo final, para trazer resultados. 

Além disso, conhecer seu público geral, não adianta você sair investindo em todas as plataformas caso eles não estejam por lá. 

Para isso, escolha as que mais se parecem com seu negócio e público, e mãos à obra. 

Portanto, separamos os principais pontos que podem ser aplicados em seu restaurante.

1. Reconhecer seu público

Já comentamos a importância de saber quem é seu público, pois o conteúdo é direcionado a eles. 

Com seus objetivos já traçados, e estilo de restaurante definido fica fácil saber qual é o público que frequenta o restaurante. 

Por isso, se torna importante criar o perfil dessas pessoas, de acordo com seus principais gostos. 

De acordo com seu público, adeque suas propagandas para canais e horários condizentes.

Por exemplo, não adianta anunciar um restaurante de alta classe em locais onde os consumidores são de classes sociais mais baixas. É basicamente o mesmo que anunciar um restaurante japonês, em uma revista de comida italiana, não atinge o público certo. 

É preciso entender o público e direcionar o conteúdo. O mesmo acontece com as redes sociais, é preciso colocar os interesses dos cliente na hora de fazer publicações.

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2. Mantenha sua presença digital boa

Seja no Facebook, Instagram ou até no Google Meu Negócio é preciso ter uma página de seu restaurante.

E para que o marketing para restaurante funcione, faça publicações de forma frequente.

Além de dar aquele conteúdo específico para cada rede social. Então, vamos ver algumas dicas de marketing digital dentro dessas plataformas.  

  • Divulgação do cardápio diário ou semanal;
  • Divulgação de promoções;
  • Avisos (funcionamento, mudanças, horários especiais);
  • Fotos dos pratos do dia;
  • Fotos do restaurante em geral;
  • Bastidores da cozinha;
  • Depoimento dos clientes;
  • Divulgação de novidades;
  • Entre outros.

Agora, vamos dar uma analisada em algumas diferenças das redes sociais, para poder estruturar melhor seus conteúdos.

Instagram

O Instagram é uma rede social com potencial de alcance muito bom, talvez a mais utilizada hoje em dia.

Principalmente se seu público for a classe mais jovem. 

Os recursos do instagram são mais focados em fotos e vídeos. Porém, a diversidade de opções para essa criação está cada vez maior.  

Então, é super possível criar um conteúdo inovador e chamativo por meio das fotos e vídeos. Além de passar o texto desejado pela legenda. 

Facebook

O Facebook é uma ótima rede social para acompanhar o público e fazer remarketing caso combinado com um site. 

Ele também alcança todo o público por meio das curtidas, comentários e compartilhamentos. 

Além de proporcionar um conteúdo mais diversificado, não tendo que centrar tanto em apenas fotos. 

O Facebook, quando usado de forma correta é um ótimo local para vendas.

Website

Além das redes, para fixar melhor sua marca é recomendado ter um site. O local perfeito para abranger mais sua marca. 

Muitas pessoas fazem pesquisas detalhadas antes de ir a algum lugar, e um website te traz credibilidade. 

Nele há o espaço perfeito para deixar todos os seus produtos em um único local e bem arrumados. 

Assim, garanta seu site por meio do sistema GrandChef, um software de gestão para restaurantes que te oferece um site próprio. 

E sabe qual a melhor parte de ter um site com o GrandChef? Ele também serve como delivery

Ou seja, você terá uma ferramenta de busca valiosa em mãos para pesquisas e uma plataforma de pedidos, em um único lugar.

Tudo isso completamente personalizável, sem taxas por pedidos, contando com pagamento online e integração com marketplaces. 

Então venha ter um site com layout tanto para computador, quanto smartphones e ainda em versão aplicativo se o cliente desejar. 

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3. Invista em marketing de indicação

Aquela indicação boca a boca que as pessoas fazem vale muito para um restaurante.

Uma indicação de qualidade vinda de um amigo pesa muito an hora da decisão de onde ir. 

Por isso, o marketing de indicação deve ser estimulado, para fazer um argumento de alguém se tornar a decisão de fazer a refeição em seu restaurante.

Assim, incentive seus clientes a recomendarem seu estabelecimento para os conhecidos.

Porém, para incentivar as indicações em alguns casos é até viável oferecer descontos ou brindes a cada uma indicação bem sucedida. 

Mas, jamais se esqueça de continuar usando as outras estratégias de marketing para restaurantes, para manter seu alcance digital. 

4. Não esqueça do marketing de relacionamento

Deu pra perceber que existem várias táticas de marketing mais específicas para lidar com clientes, não é mesmo? 

E o marketing de relacionamento é uma delas. Pois, os clientes de um restaurante quando gostam de um lugar e se sentem bem atendidos lá, voltam. 

Por isso, um bom marketing de restaurante precisa ter foco no relacionamento com o cliente para fidelizá-lo.

Foque em como captar essas pessoas, com um local agradável, programas de fidelidade, de pontos ou algo do estilo.  

Isso, com certeza, faz diferença e conta pontos para criar relações com o cliente.

5. Invista em estrutura e aparência

Restaurante com boa aparência, iluminação que favorece e aquela decoração charmosa cria a atmosfera de uma boa experiência.

A harmonização de cores com a estrutura e decoração criam no cliente o desejo de visitar. 

Quem nunca olhou para a foto de um local, gostou do que viu e ficou morrendo de vontade de visitar?

Portanto, é muito importante investir em uma decoração bem planejada, pode ser sutil, mas que tenha presença. 

Além disso, a arquitetura e fachada também contam muito para quem vê de fora. 

Logo, com tudo isso a satisfação do cliente é garantida, só caprichar na apresentação dos pratos e tornar tudo ainda melhor.

About Julianna Giacobbo

Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Atualmente redatora na empresa GrandChef, sistema desenvolvido para bares restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

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