Qual a Melhor Balança Para um Restaurante por Quilo?

A balança em self service é um aparelho que simplifica os processos é fundamental, pelo restaurante trabalhar com sistema a quilo. 

Assim, caso trabalhe com um self service deve saber que é impossível operar sem uma balança para informar o peso de cada prato dos clientes. 

E em casos de utilizá-lo na cozinha ela te auxilia a ter as medidas corretas, e evitar desperdício de produtos, o que acaba gerando economia. 

Então, se precisa de balança para self service ou para a sua cozinha, confira este artigo e descubra qual é a correta a usar. 

Balanças para restaurante

Há basicamente modelos de balança para restaurantes, ideias tanto para restaurante self service quanto a la carte. São elas, a balança mecânica, balança digital para restaurante, balança para restaurantes com impressora e balança pesadora. 

Quando se trata de cozinha de restaurante as balanças ideias são a mecânica e a pesadora. Pois, são próprias para pesagem de insumos e na elaboração dos pratos. 

Além disso, no caso da mecânica suporta um maior peso, podendo pesar coisas variadas. Enquanto a pensadora é um modelo eletrônico que registra até as gramas do produto, perfeita para ajudar na produção dos pratos. 

Em contrapartida, os modelos digitais e com impressora, são propícios aos restaurantes a quilo, por terem uma formação mais específica para isso. 

Para conseguir encontrar a balança ideal no seu estabelecimento precisa saber quais serão as suas necessidades diárias antes. 

No caso das balanças para a cozinha, pense na quantidade de alimentos que recebe, isso será uma forma de te auxiliar na escolha. 

Caso receba uma quantidade alta de sacos e caixas, a mais adequada a você pode ser a mecânica por ser mais resistente. Mas, como ela não é um modelo digital, pode precisar de regulagem no momento da pesagem. 

Entretanto a discussão para uma balança para self service é um tanto mais complicada e será abordada melhor logo a seguir.

balança self service

Por que a balança self service precisa ser certificada?

Quando for comprar uma balança para um restaurante self service precisa verificar se ela contém o selo e lacre do Inmetro, caso esteja sem o restaurante pode sofrer multas. 

Assim, escolha uma balança com impressora, que é o modelo mais prático, por não ser necessário ter um etiquetador. 

Mas, antes de comprar avalie se ela tem o selo, assim seu restaurante fica livre de penalidades do órgão fiscalizador. 

Qual a balança mais indicada para restaurante?

A balança ideal para um restaurante por quilo é aquela que possui capacidade de 15kg com divisão de 5g.

A divisão significa de quantos em quantos gramas a balança pesa. Também pode ser adquirida uma balança de dupla escala, para uma pesagem de maior precisão. Esta balança de dupla escala pesa de 0 a 6kg de 2 em 2g e de 6 a 15kg, de 5 em 5g.

Mais informações importantes para a hora de comprar a balança

É importante observar o prato da balança que deve ser de aço inox ou material atóxico, que também é uma exigência do Inmetro. A balança precisa ter opção de tara e constante.

A tara é o peso do recipiente que deve ser descontado e o constante é a função de manter fixados o preço e o peso da tara.

Caso o estabelecimento também venda sobremesa e churrasco por quilo, pode ser utilizada uma balança com etiquetador acoplado ao invés de ter duas balanças, como fazem normalmente.

balança self service

Afinal, estas balanças possuem memória para cadastro de itens, gravando o nome do produto, a tara, o preço, dentre outras informações. A balança com etiquetador evita filas e ocupa menos espaço do que uma balança e um etiquetador separados.

Escolha do local para balança self service

É importante lembrar que ao escolher o lugar onde a balança será instalada, verifique se a bancada é firme e sem trepidações. Além de ter de ficar em lugar de fácil visualização para o consumidor.

Não pode haver fortes correntes de ar como ventilador e ar condicionado próximos do equipamento pois causará variações no peso. E o ambiente deve ser devidamente dedetizado pois a balança não é vedada contra a entrada de insetos.

Ao ligar a balança na tomada, coloque-a sempre junto com um estabilizador. A maioria das balanças possuem voltagem para 110 e 220V mas pode haver oscilações na rede e queimá-la. Dessa forma, para evitar prejuízos, prefira balanças com fonte externa, pois não há necessidade de romper o lacre do Inmetro para trocar a fonte.

Balanças com bateria também são muito importantes pois no caso de falta de energia elétrica em pleno horário de pico do restaurante pode causar problemas. Mas, quando a balança está com bateria continua funcionando normalmente, mesmo com a queda de energia.

Caso adquira uma balança com bateria, use ao menos uma vez por mês a balança desligada da energia e ligada na bateria. Agindo assim, a durabilidade da bateria será muito maior.

Lembre-se de que o Inmetro cobra uma taxa anual para verificar a balança. Fique sempre alerta e faça sempre as manutenções preventivas de verificação de peso.

Integração da balança com sistema para restaurante

O GrandChef oferece um sistema integrado com as principais balanças do mercado. Para que de forma rápida e precisa, a informação é transmitida da balança para o ponto de venda, informando o valor que deverá ser pago. 

Assim, em poucos cliques conclui sua venda, evitando formação de filas e a irritação dos clientes.

Além disso, no ponto de venda pode incluir outros itens na comanda sem nenhuma dificuldade, tudo em um único local.  

Também é possível imprimir etiquetas com códigos de barras para produtos pesáveis, otimizando a operação e proporcionando maior conforto e segurança aos clientes.

Portanto, não perca mais tempo, venha conferir como funciona um sistema de gestão, com todas as funcionalidades necessárias para manter tudo em ordem e inúmeras integrações. 

Baixe o GrandChef agora gratuitamente e comprove todos os benefícios que ele trás à sua gestão. 

balança self service

 Descubra como ter seu restaurante na palma de sua mão de onde estiver. 

Julianna Giacobbo

Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Redatora no Sistema GrandChef, buscando sempre trazer conteúdo de relevante há donos de bares, restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

One thought on “Qual a Melhor Balança Para um Restaurante por Quilo?

  • 31 de agosto de 2018 em 00:49
    Permalink

    Gostei do site parabéns pelo conteúdo. 😉

    Resposta

Deixe uma resposta

Separamos as melhores dicas para você

Preencha e receba dicas de empreendedorismo, gestão financeira, estoque, tecnologia e muito mais para poupar dinheiro e triplicar as vendas.

%d blogueiros gostam disto: