Comida Vegana: 7 Pratos Para Servir em Seu Restaurante

A comida vegana está presente em nosso dia a dia por muitos lugares. Afinal, o número de adeptos a essa cultura andam crescendo muito.

Pode parecer estranho chamar o veganismo de cultura, mas é realmente isso que ele é. Não está centrado apenas na culinária, é um estilo de vida que não utiliza de nada que provenha de animais. 

Dessa forma, disponibilizar comidas veganas em seu restaurante é uma ótima opção de negócio ou até se tornar especializado no ramo. 

Pois, quem segue essas dietas também tem vontade de comer fora de casa, e principalmente com muita qualidade. Assim, as opções veganas se tornam um grande diferencial para um negócio. 

Vem entender um pouco mais sobre isso e ver dicas de pratos de comida vegana para servir.

Diferença entre restaurante vegano e vegetariano

Sempre é bom ter cuidado para não confundir na hora de montar um restaurante vegano com a culinária vegetariana.

O termo vegano diz respeito a todo um estilo de vida que não usa nada que seja de origem animal, ou até que tenha sido testado em animais. 

Já quando se trata de vegetariano é descartado apenas a carne animal da dieta, produtos derivados de animais são liberados. 

Mas, também é possível conciliar os dois públicos tendo pratos adeptos a todos, desde que deixe bem claro em seu cardápio quais produtos podem ser consumidos por cada um deles. Isso evitará problemas. 

Sugestões de comidas veganas

Para conseguir montar um cardápio vegano, você precisa ter conhecimento de alguns ingredientes da culinária e encontrar as alternativas para substituição de outros usados em receitas comuns. 

Não é porque se trata de um restaurante vegano que terá pratos sem sabor ou sem graça. A culinária vegana é muito rica e saborosa, por isso tem que estudá-la e conhecer a fundo. 

Assim, é preciso bastante criatividade e sabor. Vem ver um pouco mais.

1. Macarrão de abobrinha

Uma opção sem glúten e low carb (livre de carboidratos), mas sendo uma delícia. 

Para conseguir fazer o macarrão de abobrinha rale o legume tirando tiras finas e compridas. Depois refogue alguns cogumelos tomate e abobrinha, misture molho de tomate e pronto. Tem um macarrão totalmente vegano e delicioso. 

2. Strogonoff vegano

Cremoso e saboroso, um strogonoff feito de cogumelos.

Um grande segredo para essa receita é o creme de leite de castanha de caju. Após isso, refogue bem os ingredientes, o cogumelo e demais itens que vá acrescentar. 

Por fim, misture tudo com o creme de leite e a receita está pronta para ser servida.

3. Arroz de forno vegano

Uma receita bem prática de fazer e que pode ser bem variada, com vários ingredientes acompanhando. 

Além de ser muito fácil de preparar, carrega um segredinho de colocar um creme de batata por cima que trará toda a diferença.

4. Hambúrguer de grão de bico

Uma receita ótima pois tem o potencial de substituir qualquer bife.

Assim, deve deixar o grão de bico de molho por bastante tempo e cozinhá-lo antes de começar a temperar e montar o hambúrguer.

5. Risoto de legumes

Um risoto agrada muito e essa opção vegana é bem prática de fazer. Pode ser feito com diversos legumes, abobrinha, chuchu, cenoura, tomate, ai é você quem manda.

6. Panqueca vegana

Todo mundo gosta de panqueca, seja ela doce ou salgada. 

Assim, a opção vegana é ótima, podendo ser bem variada nas cores, o que chama a atenção do cliente. 

Portanto, pode fazer elas com beterraba, couve, cenoura, o que não falta é opções de legumes para por. E dar uma colorida que fica lindo no prato.

7. Saladas

Saladas são ótimas e sempre bem aceitas, para quem é vegetariano, vegano ou até quem não sair da dieta. 

Uma opção é a salada de batata plant based é uma salada com batata tradicional, além de batata pode ser acrescentada abobrinha, tomate, azeitonas e mais.

Divulgue o que você tem a oferecer

Não basta apenas colocar comida vegana disponível no cardápio, você tem de divulgar, só assim os clientes irão saber que você tem essa opção.

Há inúmeras formas de fazer divulgação, como por seus perfis de redes sociais, enviando mensagens aos clientes, ou se você for mais tradicional disponibilizar as opções de pratos na frente do restaurante.

Pois o público alvo precisa saber as novas opções que você tem. Seja por vendas no estabelecimento ou delivery.

Portanto faça anúncios, divulgue as novas opções do cardápio, convide os clientes a experimenta-las. Faça com que sintam vontade de ir até você.

Além de as redes sociais o seu site próprio é uma ótima oportunidade para as divulgações.

Com o site de seu delivery do GrandChef, você será capaz de criar uma categoria própria para os pratos de comida vegana.

Assim, da uma descrição completa dos ingredientes e acrescentar imagem dos pratos trazendo mais comodidade ao cliente na hora da procura.

Com o delivery do GrandChef você não paga comissão sobre suas vendas e ainda contará com um sistema de gestão completo para você.

A maior comodidade, praticidade e agilidade para seu restaurante, não perde mais tempo não, baixe agora gratuitamente e comprove.

comida vegana

Descubra como é ter seu restaurante na palma de sua mão de onde estiver sem preocupação nenhuma.

Julianna Giacobbo

Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Redatora no Sistema GrandChef, buscando sempre trazer conteúdo de relevante há donos de bares, restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

Deixe uma resposta

Separamos as melhores dicas para você

Preencha e receba dicas de empreendedorismo, gestão financeira, estoque, tecnologia e muito mais para poupar dinheiro e triplicar as vendas.

%d blogueiros gostam disto: