Como Calcular Preço de Venda de Doces Justo e Sem ter Prejuízo?

Docerias são cada vez mais comuns, afinal o número de empreendedores se dedicando a confeitaria aumentaram bem. Mas, para os negócios caminham bem é preciso saber calcular preço de venda de doces. 

Afinal, muitos desses negócios são mais caseiros e às vezes empreendidos até na própria casa. E surgem muitas dúvidas a respeito do preço justo e certo a cobrar para tirar seu lucro e atender a seu público-alvo

Entretanto, um fato é que seu trabalho tem de ser valorizado, afinal leva tempo, e tem custos para o preparo. 

Então se ainda tem dúvidas a respeito de calcular preço de venda de doces justo e conseguir lucrar bem, segue esse artigo. 

O GrandChef preparou esse conteúdo exclusivo para te orientar como calcular o preço corretamente e lucrar muito com as vendas de sua doceria.

Anote todos seus custos fixos e variáveis

Para facilitar a precificação dos produtos, anote todos os gastos que tenha com ingredientes, embalagens e demais coisas para preparo. Em uma ficha técnica, ou de preferência com a ajuda de um sistema de gestão para confeitaria

Esses dados são fundamentais para realizar o cálculo corretamente, estes inclusive são gastos considerados custos variáveis. Pois, podem aumentar ou diminuir de acordo com a produção. 

Já quando se fala em custos fixos, são aqueles que você paga todo mês, independente de sua produção. Por exemplo: aluguel, contas de água e luz, gás, produtos de limpeza e outros. 

É comum adicionar 10% do valor, como multiplicar o custo total (igradientes+embalagem+mão de obra) por 1,10 ou 1,20, assim consegue trabalhar melhor com uma margem de erro.

Saiba precificar sua mão de obra

Um erro muito comum que prejudica estabelecimentos é não saber precificar a mão de obra. 

Neste caso pode ser tanto para uma pessoa contratada, quanto para o seu salário, quando você quem realiza os trabalhos. 

Assim, para chegar a esse valor, define quanto quer ganhar de salário, ou qual é um valor justo de acordo com o salário mínimo brasileiro. Um exemplo, a remuneração seria de R$2.500 e haveria 220 horas trabalhadas. Assim fica: 2500/2020 = 11,37 por hora trabalhada. 

O valor por hora deve ser usado no calculo do tópico anterior. Por exemplo, se o gasto da receita foi de 30 reais já incluindo as embalagens, o cálculo ficará: ( 30+ 11,37) x 1,10 = 45,50. Assim, é descoberto o preço final para a venda. 

E para precificar o valor unitário, basta juntar o valor total pela quantidade de docinhos produzidos. Mas, vamos falar melhor sobre a importância deste cálculo mais a frente.

Calcular Preço de Venda de Doces

Calcule o preço por unidade          

Um passo bem importante para calcular preço de venda de doces é chegar ao custo por unidade.

Esse número vai representar exatamente o que gasta para fabricar uma unidade de determinado produto. Quando o assunto é doces, você raramente produzirá uma unidade, mas pode conseguir realizar o cálculo de acordo com a quantidade mínima produzida. 

Vamos seguir um exemplo da receita do brigadeiro. Liste tudo que precisa para preparar, matéria prima, embalagens, gás, água e luz. 

Dessa forma faça levantamento do preço médio dos produtos, e não do mais barato, e sim de um bom padrão para promoção. As pesquisas realizadas com produtos mais baratos podem acabar não dando para manter a longo prazo. 

E assim, realizar o cálculo do custo total: Custos fixos + Custos variáveis = Custo total.

Com isso feito, calcule quantos brigadeiros cada receita rende e divida o custo total pelo número de unidades produzidas. 

E assim, seguindo o exemplo dos brigadeiros, os cálculos para descobrir o valor unitário podem ser realizados da mesma forma para todos os doces produzidos.

Analise bem qual é a média do mercado

Importante para qualquer tipo de vendas, realizar pesquisa de concorrentes, só assim saberá calcular preço de venda de doces justo. 

E já fica ligado no fator da competitividade e analisar como pode se destacar em preços. Além disso, conhecer o valor médio dos doces das regiões de onde mora te dá vantagens, podendo decidir se é vantajoso cobrar preços mais baixos e mais altos de acordo com a localidade. 

No entanto, tenha bastante cautela nesse processo. Por mais que o valor de produtos caseiros costumam ser maiores, não pode variar muito da concorrência. 

Cobrar um preço justo te ajuda a aumentar a lucratividade, ganhar competitividade no mercado  e ser bem aceito. 

Portanto, tenha em mente o custo por unidade, pense em seu trabalho e analise muito bem a média do mercado.

Tenha uma doceria de sucesso

Para gerenciar um empreendimento de doces é preciso ter agilidade e praticidade que só o melhor sistema para confeitaria e doceria pode proporcionar. 

Inclusive ajuda a organizar as informações para calcular o preço de venda de doces, uma forma mais segura de calcular e conferir os dados dos produtos. Ideal para quem não quer correr riscos.

E o sistema GrandChef é o melhor sistema para confeitaria e doceria, afinal tem tudo que esse segmento precisa. 

Trazendo controle de estoque completo, assim, fica sempre sabendo tudo que entra e sai com relatórios periódicos, a melhor forma de não faltar nada em seu negócio.

Além disso, conta com controle financeiro completo, com todos os relatórios importantes. O ideal e perfeito para sua doceria.

Por meio do controle financeiro controla tudo que entra e sai, acessa relatórios de DRE (Demonstração de Resultado de Exercícios) e muito mais.

É um diferencial que auxilia muito a sua doceria, um delivery online. Por meio do GrandChef, cria um site delivery personalizado de acordo com sua marca e preferências.

Contando com fotos de produtos, categorias, descrições, entrega agendada, promoções, fidelidade e muito mais. E a melhor parte de tudo sem cobrança de taxas.

Então, se está buscando por um sistema de gestão completo para seu negócio, conheça o GrandChef.

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Calcular Preço de Venda de Doces

Descubra como é ter sua doceria na palma de sua mão de onde estiver.

Julianna Giacobbo

Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Redatora no Sistema GrandChef, buscando sempre trazer conteúdo de relevante há donos de bares, restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

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