Ter uma definição clara da missão, visão e valores do seu restaurante é essencial para o sucesso do seu negócio. Entenda!
Por que estabelecer missão, visão e valores?
Estabelecer a missão, visão e valor, garantem que você e sua equipe saibam como devem trabalhar no restaurante e quais objetivos querem atingir.
É sobre fazer você lembrar de onde está, aonde quer chegar e como fazer isso.
O que são missão, visão e valores de um restaurante?
Missão
A missão deve ser definida pelo objetivo diário do restaurante.
Reflita sobre a razão de seu restaurante existir e crie palavras-chave que a definam.
Se o objetivo do seu restaurante é o atendimento de qualidade, utilize palavras como “agilidade” e “satisfação”.
Visão
A visão cumpre o papel de idealização. Ou seja, o que você quer alcançar com o seu restaurante.
Isso pode envolver tanto a experiência do cliente quanto a expansão do seu negócio. Mas é importante que a visão faça sentido, seja realista e alcançável.
Valores
Os valores são sobre os princípios. Pense em quais características você gostaria que as pessoas admirassem no atendimento e serviço prestado.
Se um dos valores é “conforto”, pense no que é necessário e como você pode providenciar isso para os clientes.
Aproveite para descobrir: o que é psicologia das cores e como elas deixam os clientes com fome.
Exemplos de missão, visão e valores de um restaurante
Pense no que te motivou a abrir o restaurante, como toda a ideia surgiu e como foi feito o processo. O que torna ele único, pratos, processo de produção, atendimento, entre outros.
Com isso em mente, escreva cada um deles.
Por exemplo, “nossa missão é servir refeições com agilidade, mas garantindo a qualidade, para que os clientes possam saborear o seu pedido ainda quente e estejam sempre satisfeitos”.
Para a visão, “ser um restaurante reconhecido pela qualidade, excelência em atendimento e por nunca atrasar a entrega”.
E valores, “trabalho em equipe e respeito”.
Agora, mesmo que você já seja um restaurante que está há muito tempo no mercado, você pode desenvolver sua missão, visão e valores e utilizá-las para compor um plano de negócio, na divulgação e até mesmo para a contratação de funcionários, recrutando pessoas que estejam alinhadas com seus princípios.