Como Fazer uma Descrição de Cardápio que Ajude nas Vendas?

A maioria dos restaurantes seguem uma forma padronizada de descrição de cardápio, e acaba virando uma coisa rotineira e desinteressante.

Um cliente quer ser instigado a comprar, além é claro de saber quais produtos constituem o prato.

Por isso a descrição se torna algo crucial, sendo a chave para conseguir uma venda ou deixar de tê-la.

Assim, suas descrições de cardápio devem ser bem pensadas e bem feitas, trazendo ao cliente a vontade de compra. 

Então acompanhe neste artigo dicas de como tornar suas descrições irresistíveis a seus clientes.

Como escrever uma descrição de cardápio?

As descrições podem ser divididas em três pontos importantíssimos:

Nome do prato – Um nome criativo chama bem mais a atenção, então capriche na criatividade, colocando um nome que chame a atenção ou que remeta a uma boa experiência. 

Ingredientes – Por mais que seja indicado não utilizar apenas esses, é importante o cliente saber os ingredientes que compõem o prato para não correr o risco de pedir algo que não gostem ou algo que tenha alergia. 

Propaganda para a venda – Mostrar diferenciais ao prato tornando ele especial, falar de molhos especiais como do chefe, remete a algo especial e único, como uma receita secreta.

O importante é tornar o cardápio especial, e por meio das descrições é uma ótima maneira de executar isso.

Os clientes acreditam que receber um diferencial torna a experiência mais agradável e muito melhor. 

Descrição de Cardápio

Conte uma história por trás de seus pratos

Há uma maneira muito engenhosa de vender um prato fazendo propaganda dele e dando uma cara mais deliciosa aos ingredientes e a tudo. 

Essa maneira é contar uma história sobre o prato, também conhecido como storytelling, com um breve relato você conta uma história sobre o prato.

Assim, você conta algo sobre a criação e preparo do prato, a história de sua origem, como ela é especial e contém qualidade e coisas que remetem à culinária caseira. 

Uma receita que vem de gerações da família, ou que foi aprendida com a avó remete a coisas boas e te engaja com o cliente.

Lembre-se que a história deve ser breve para não tomar muito o tempo do cliente.

Como por exemplo: acompanha o lanche um molho artesanal, com toque de maionese e mistura secreta de ingredientes, uma receita de família que torna o lanche mais macio e saboroso”. 

Algo que instiga o lado sensorial do cliente e faz com que ele se delicie antes mesmo de comer. 

Portanto, o storytelling é uma ótima estratégia para cativar o consumidor com a descrição do cardápio.

Descrição de Cardápio

Crie sintonia com a descrição e imagens

Sabemos que uma descrição não faz tudo sozinha , para obter ainda mais sucesso em seu objetivo é importante acompanhar imagens combinando. 

Imagine a experiência do cliente ao ler uma descrição que o cative, estar com muita vontade de comer e ao olhar a lateral, se deparar com uma belíssima imagem que remete mais ainda ao sabor da comida.

Essa combinação é de dar água na boca, e torna tudo irresistível. Logo, investir em uma combinação de fotos com a  descrição de cardápio cativante é sucesso garantido.

Não sabe como expor suas fotos? Calma, tem uma solução

Nem sempre é fácil conseguir expor uma foto em um cardápio tradicional, isso demanda custos e também um maior espaço.

Então quando não se quer mais ter preocupação com custos para eventuais trocas de cardápio, expor as fotos com qualidade e muito mais, crie um cardápio digital.

Ele é fácil de personalizar, de fazer alterações quando preciso, e tem muito mais presença que um cardápio tradicional. 

O cardápio digital é uma ótima saída para a economia e para chamar a atenção do cliente, por meio dele você expõe os produtos por tablet ou smartphone. 

Assim, o cardápio fica disponibilizado para o cliente de forma digital, com a descrição que desejar, as fotos e nomes que preferir. 

Um bom exemplo é o cardápio do GrandChef, ele possibilita a criação de um cardápio por meio de um site com domínio próprio. 

Você personaliza o cardápio ao seu gosto e preferência, deixando-o a sua cara e com as características de sua marca. 

Caso ainda não conheça o GrandChef, se trata de um sistema de gestão completo especializado no ramo gastronômico, como bares, restaurantes, pizzarias e similares.  

Além disso, por meio do cardápio digital do GrandChef, é possível criar um sistema de delivery por link, enviando o cardápio aos clientes por WhatsApp.

Todos os pedidos feitos pelo cardápio vão diretamente à cozinha para o preparo, e caso e posteriormente para a tela de entrega, seja no estabelecimento ou delivery. 

Mais praticidade e inovação para seu negócio, baixe agora e teste o GrandChef e todos os seus benefícios. 

Descrição de Cardápio

E venha descobrir como contar um cardápio a seu jeito e como ter seu restaurante na palma de sua mão. 

Cative o cliente pela linguagem

Como já comentamos, a descrição do cardápio é muito importante e como contar uma boa história faz toda a diferença na hora da compra.

Assim, a linguagem é totalmente responsável por criar o desejo em quem está lendo. É possível criar esse desejo, também descrevendo bem a montagem de um prato.  

Como por exemplo: bolo de chocolate com ganache – bolo de chocolate feito com pão de ló embebido em chocolate, recheio de um saboroso ganache de chocolate ao leite, chantilly e gostas de chocolate. 

Existem algumas palavras chave para melhorar sua descrição, como: Divinha, vibrante, orgânico, caseiro, delicioso, salpicado e muito mais. 

Portanto, uma descrição é tudo em seu cardápio, ela causa o desejo, a vontade de comprar e pode gerar mais lucros por ser bem feita. 

About Julianna Giacobbo

Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Atualmente redatora na empresa GrandChef, sistema desenvolvido para bares restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

Deixe uma resposta

Ainda não usa o GrandChef? Teste grátis por 30 dias!
Baixar agora
%d blogueiros gostam disto: