Como montar um PUB?

Dentre todas as diversidades de estabelecimentos que existem no ramo gastronômico, montar um PUB vem crescendo e se destacando. 

Afinal, ele é uma espécie de bar porém com um conceito completamente diferenciado. Fazendo os empreendedores buscarem esse diferencial para seu negócio. 

Entretanto, o PUB contem especificidades, o que torna necessário atenção para monta-lo. Ou então, seu PUB se torna apenas mais um bar comum.

As diferenças entre um bar e um PUB são muito mais do que apenas as comidas e bebidas e serão explicadas logo mais a seguir. 

Portanto, se quer saber como montar um PUB de sucesso, e começar a empreender nesse ramo confira este artigo.

Afinal, o que é exatamente um PUB?

Antes mesmo de pensar na estrutura para montar um PUB, é preciso entender o conceito e história dele. 

Dessa forma, a public house ou casa pública é um estilo de bar muito comum no Reino Unido. Inicialmente criado por irlandeses e na Grã-Bretanha.

Assim, a cerveja se tornou a bebida mais comercializada nesses locais, também é comum que seja um estabelecimento mais fechado, e reúna pessoas que normalmente moram ou trabalham por perto.

Os PUBs são aquele ambiente propício para aproveitar com os amigos, ter conversas agradáveis, sem precisar gritar por ter som alto para atrapalhar, ou seja um ambiente mais tranquilo.  

Dessa forma, por mais que o foco de venda seja em cervejas e chopps, a comercialização de algumas comidas para acompanhamento é completamente liberada. 

Diferenças entre PUB e bar

A primeira diferença entre os dois é a decoração, os pubs possuem decoração temática remetendo a cultura inglesa, ou as antigas tabernas. 

Além disso, como a principal bebida comercializada são as cervejas artesanais é comum as servir em torneiras de chopp.

Com certeza a principal diferença dos pubs para os bares do brasil e o local. Os pubs são locais mais fechados, enquanto os bares são mais abertos até por causa do clima diferenciado. 

O pub remete a cultura inglesa e irlandesa, países mais frios, por isso os ambientes são bem mais fechados.

Outro diferencial, mas nem tão grande é eles serem um local para as pessoas se encontrarem após o trabalho, antes de ir para casa para tomar uma cerveja e conversar.

Nos bares é comum que a cerveja seja engarrafada, diferente do pub onde normalmente a cerveja é feita e comercializada por lá direto do barril.   

Além disso, nos pubs você não precisa necessariamente ter uma mesa para sentar, pode se acomodar no balcão.

Passos para montar um PUB

1. Escolher um bom local

Optar pela localização sempre é uma tarefa complicada, porém muito importante. Ela influencia diretamente no resultado do estabelecimento. 

Assim, na etapa de escolher o local deve estudar onde o público-alvo está localizado na cidade. 

É preciso que você esteja por perto deles, além disso o local deve ser facilmente visto e de fácil acesso. 

Um PUB é um local para cativar o público, trazer aconchego, deve ser atrativo e que consigam chegar com facilidade.

2. Entender sobre as questões legais

Além de questões que envolvam instalações e relacionamento com consumidores, é preciso estar atento aos pontos legais. 

Para abrir um PUB é preciso:

  • Documentação na Junta Comercial;
  • CNPJ;
  • Estar de acordo com a legislação sanitária;
  • Registro na Secretaria Estadual da Fazenda;
  • IPTU do imóvel;
  • Alvará de Funcionamento;
  • Entre outros.

3. Monte uma equipe de qualidade

Montar uma equipe para o estabelecimento é outro ponto essencial, os funcionários devem ser bem treinados para atender e saberem lidar com situações complicadas. 

Dessa forma, para o salão é preciso que tenha garçons, caixa  e gerente. Já para a cozinha é importante ter ao menos um chefe para comandar os serviços  e alguns cozinheiros ou auxiliares de cozinha para ajudá-lo. 

Lembrando que seu número de funcionários pode variar de acordo com o movimento.

4. Tenha um sistema para atender a demanda

Um sistema é ideal para conseguir trabalhar em um pub, agiliza o atendimento e torna tudo mais prático. 

Por mais que em alguns casos não tenha grande concentração de pessoas em mesas é importante manter um controle de pedidos.

Assim, a comanda eletrônica é ótima para isso, a pessoa realiza o pedido e o garçom o direciona diretamente para a cozinha ou balcão. 

Como no caso do GrandChef, um sistema de gestão completo especializado no ramo gastronômico como bares, restaurantes e similares. 

Além de ter a comanda eletrônica em suas funcionalidades você ainda conta com um sistema de ponto de venda.

Com o ponto de venda do GrandChef, você fica sossegado porque o sistema se responsabiliza por fechar as vendas para você. 

Ou seja, agiliza o atendimento e evita formação de filas. Além disso, ainda contabiliza tudo que entra e sai em seu caixa te dando relatórios detalhados. 

Com o GrandChef é a melhor forma de manter seu negócio em dia e estar a par de tudo presente nele. 

montar um PUB

Portanto, não perca mais tempo, baixe agora e comprove todos os benefícios que ele trás à sua gestão. 

5. Tipos mais comum de cerveja

Um outro ponto muito importante do estabelecimento será escolher o fornecedor dos barris de chopp e das cervejas.

Eles precisam ter prazos de entregas flexíveis e um bom custo benefício, conseguindo atender até a possíveis eventualidades como aumento de demanda.  

Outra duvido é qual tipo de cerveja é propício vender em um PUB, por isso conheça algumas da opções abaixo: 

  • Pilsen – tradicional do Brasil;
  • Lager;
  • IPA;
  • Ale;
  • Weizenbier;
  • Stout;
  • Entre outro.

6. Estrutura e Equipamentos

A estrutura mínima recomendada para montar um pub é de 40m², com uma possibilidade de expansão conforme o estabelecimento for se desenvolvendo. 

Mas, nesta metragem deve conter tudo, área de atendimento, de exposição dos produtos e salão. 

Agora vamos listar alguns equipamentos essenciais:

  • Computador;
  • Impressora;
  • Maquina de cartão de crédito e débito;
  • Mesas e cadeiras;
  • Talheres, pratos, copos, dosador, entre outros;
  • Banquetas;
  • Estufas;
  • Freezer;
  • Prateleiras para bebidas;
  • Barris para servir;
  • Balcão de atendimento;
  • Equipamento de som (opcional);
  • Ar condicionado (opcional);
  • Entre outros.

About Julianna Giacobbo

Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Atualmente redatora na empresa GrandChef, sistema desenvolvido para bares restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

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