fbpx

Como Montar uma Esfiharia?

O mercado de alimentação é vasto e tem inúmeras opções de possibilidades, assim como montar uma esfiharia.

Elas se popularizaram pelo país, trazidas por imigrantes e conquistam grande público. Inclusive podem acabar se tornando uma segunda opção de venda dentro de uma pizzaria. Para ter um diferencial para aqueles que querem pedir algo menor. 

Mas, para montá-la também requer estudo, para elaborar um plano de negócio correto para que o processo de montar sua esfiharia seja tranquilo.

Dessa forma, abrir um espaço próprio onde consiga preparar e vender esfihas, tendo um lucro bom e propondo aos clientes uma delícia da gastronomia. 

Então, se tem a vontade de começar, gosto pelas esfihas e vontade de atuar na área, vem neste artigo descobrir como montar uma esfiharia.

1. Local para montar a esfiharia

Uma das primeiras coisas que vem à mente quando precisamos abrir um negócio é o local em que vai se instalar. 

Pois, ele precisa ser bem localizado, quando se trata de um ponto físico. Mas, hoje em dia o delivery está em alta, e muitos locais inclusive se instalam até na própria casa a princípio. 

Assim, quando o assunto é o local físico ele precisa ser centralizado, com bom fluxo de pessoas, e principalmente um local onde esteja este público. 

Porém, precisa ter espaço suficiente para comportar a demanda e atender a todos da melhor forma possível, contar com lugar para cozinha, salão para atendimentos, caixa e banheiros.

Uma boa ideia de localização deste tipo de estabelecimento, é em praças de alimentação de shoppings. Inclusive é possível encontrar em quase todas as praças de alimentação, alguma esfiharia. 

2. Crie seu cardápio

O caso aqui se trata de esfihas abertas, um sucesso, e você deve ter visto já que existem diversos sabores desta, desde as salgadas até as doces.

O ideal é ter uma boa quantidade de opções, para que os clientes possam variar, acredite eles adoram isso. Assim, ter no mínimo uns 10 sabores de esfihas salgadas e 5 de doces. 

Então, no seu cardápio você pode acabar oferecendo opções como esfiha de carne, frango, queijo, calabresa, bacon, palmito e outros sabores incríveis. 

Além disso, tem de pensar nas opções que irão acompanhar as esfihas que precisam conter no cardápio, como refrigerantes, sucos e água. 

Uma boa ideia para montar seu cardápio é utilizando o cardápio digital do GrandChef que te permite criar um cardápio completo totalmente digital. 

Assim, seu cliente pode conferir todo o seu cardápio de forma bem interativa, mexendo completamente com sua experiência. 

3. Equipamentos

É claro que não dá para esquecer de outra parte muito fundamental e que irá exigir um certo investimento. Os equipamentos. 

A princípio a opção mais barata é comprar apenas as forminhas para ir fazendo as esfihas manualmente mesmo. 

Mas, conforme o negócio for crescendo e precisar aumentar a quantidade da produção, se torna indicado comprar uma máquina de fazer esfiha. 

  • Máquina de abrir massa para esfiha;
  • Mesas e cadeiras (para o local)l;
  • Balcão de atendimento;
  • Forno;
  • Fogão;
  • Utensílios básicos de cozinha;
  • Armários;

Faça uma lista com tudo que precisa adquirir e aos poucos vai adquirindo tudo que precisa e aprimorando com o tempo.

4. Legalização

Nada pode começar a funcionar sem estar com a documentação em dia e legalizado para funcionamento. 

Mas não se preocupe, a documentação para uma esfiharia não é tão complexa quanto parece.

Dessa forma, antes de começar a funcionar deve-se procurar a prefeitura do município no qual irá atuar. Eles serão responsáveis por lhe informar quais documentos são precisos e onde consegui-los. 

Porém, segue uma lista de documentos normalmente necessários.

  • Registro na Junta comercial do Estado;
  • Alvará de localização e funcionamento;
  • Inscrição Estadual;
  • Certificado de responsável técnico;
  • Auto de vistoria do corpo de bombeiros;
  • Certificado de Limpeza e Desinfecção dos Reservatórios de Água;
  • Procedimentos Operacionais Padronizados.

5. Esfiharia Delivery

Para seu delivery dar certo é preciso ter algum local para receber os pedidos. 

Atualmente, o campo de plataformas de entregas está bem grande, mas utilizar um delivery próprio ainda é mais benéfico do que imagina.

Assim, você pode contar com o auxílio de uma plataforma como a do sistema GrandChef

Um sistema de gestão completo, especializado no ramo, sempre atento às necessidades do cliente. O delivery perfeito para uma churrascaria. 

Dessa forma, você cria um site próprio todo personalizado com sua marca. Conta com logo, fotos dos produtos, descrições, categorias, possibilidade de criar promoções e muito mais. 

Além disso, o link do delivery é compartilhável, assim fica fácil mandá-lo para seus clientes pelas redes sociais e divulgá-lo por aí. 

E usá-lo é extremamente fácil, seu cliente entra, confere seu cardápio, escolhe o que deseja e finaliza, podendo optar pagar pelo delivery ou na entrega. Os pedidos assim que finalizados vão diretamente para sua cozinha para preparo e posteriormente a tela de entregas. 

Uma forma ágil e prática de vender, além disso, para quem acha ideal não abrir mão da venda em marketplaces como o iFood e Aiqfome também é beneficiado. 

GrandChef tem integração com eles. Assim os pedidos feitos em qualquer uma das plataformas ficam centrados no mesmo lugar te poupando tempo de ficar conferindo uma por uma toda hora. 

Por mais que existam muitas plataformas para ela, nenhuma te proporciona a comodidade que o sistema GrandChef trás. Contando com uma gestão toda integrada em um único lugar. 

Assim, sobra tempo para você focar no que realmente importa, como os planejamentos e seu atendimento se torna extremamente ágil e eficiente. 

Portanto, não perca mais tempo baixe agora o GrandChef gratuitamente e comprove todos os benefícios que ele trás a seu delivery e gestão. 

Descubra como é ter sua esfiharia na palma de sua mão de onde estiver

Julianna Giacobbo

Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Redatora no Sistema GrandChef, buscando sempre trazer conteúdos relevantes a donos de bares, restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

Deixe uma resposta

Separamos as melhores dicas para você

Preencha e receba dicas de empreendedorismo, gestão financeira, estoque, tecnologia e muito mais para poupar dinheiro e triplicar as vendas.

%d blogueiros gostam disto: