Como Montar uma Hamburgueria de Sucesso?

Se você deseja montar uma hamburgueria gourmet ou até mesmo uma hamburgueria artesanal é muito importante ter um plano de negócio em suas mãos.

Sabemos que elabora um plano de negócio não é uma tarefa fácil, por isso, separamos esse checklist exclusivo para montar uma hamburgueria de sucesso, confira:

1.Estude o mercado de hamburguerias.

Hamburgueria é um estabelecimento especializado no preparo dos hambúrguers, que pode ter acompanhamentos ou não, com opções de comer no local ou apenas delivery.

Existem várias formas de servir, preparar esse paro e atender, visto isto, analise em qual pode se destacar melhor, seja na hamburgueria tradicional, gourmet, artesanal ou até mesmo um food truck.

Para montar uma hamburgueria de sucesso você precisa conhecer e dominar o mercado, assim, é preciso que busque informações de mercado, analise e avalie as marcas e formas de atuação das hamburguerias já existentes.

Estude até conseguir responder algumas perguntas, como, você tem conhecimento suficiente para abrir uma hamburgueria? Está seguro dessa decisão? Seu propósito e motivação estão alinhados com o objetivo de ter um negócio?

Contudo, é importante que você visite e analise concorrentes, liste todos os pontos positivos e negativos que você encontrar é uma boa forma de buscar inspiração

Como Montar uma Hamburgueria de Sucesso?

2. Crie um planejamento financeiro

Antes de fazer algum investimento é preciso ter um planejamento do seu negócio, para que você tenha uma visão geral do projeto e se os seus recursos disponíveis são necessários.

No planejamento é preciso incluir os seguintes recursos:

  • Financeiros: Trata-se do investimento inicial e capital de giro;
  • Humanos: Salários e comissões;
  • Operacionais: Local, equipamentos, entre outros;
  • Marketing: Criação e divulgação da marca.

Os custos fixos e variáveis podem variar de acordo com o funcionamento da hamburgueria. Por isso é necessário planejar e gerenciar, estimar, determinar os orçamentos e controlar os custos nessa etapa.

Para que você tenha uma ideia, o investimento inicial para montar uma hamburgueria, pode variar de R$ 5 mil a mais de R$ 750 mil, já que, o retorno do investimento é estimado, em média, em 60 meses, ou seja, 5 anos.

Portanto, é hora de saber se você tem o capital suficiente ou terá que buscar financiamento ou investimento externo? Seu orçamento conta todas as exigências tributárias e fiscais que você precisa atender?

Busque pelo suporte de consultorias especializadas ou utilize os modelos de planilhas disponíveis pelo SEBRAE, por exemplo.

3. Defina seu público-alvo

Ao definir seu público-alvo será mais fácil definir o modelo ou formato da sua hamburgueria.

Tenha em mente que o público influencia tanto na hora de você definir o preço pratos quanto na estrutura/decoração e até mesmo localização.

Lembre-se quem saí do conforto da sua casa para comer fora, não está em busca somente de um “alimento”.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e buscam por novas experiências, por isso deve se atentar para as necessidades e desejos do p, para propor inovações.

Logo, deve levar em considerações questionamentos como o consumidor de hambúrguer de final de semana é o mesmo que consome o hambúrguer como uma das refeições na semana?

Pesquise e avalie o mercado que irá descobrir oportunidades escondidas e desprezadas por aí.

4. Determine o formato da sua hamburgueria

As hamburguerias são vistas como o melhor exemplo de Fast Casual, ou seja, a união do conceito de fast food e casual dinning. Mas, certamente, já existe uma hamburgueria para cada tipo de gosto.

Ao definir o formato da sua hamburgueria deverá alterar todo o planejamento, tanto em termos de marca e mercado, quanto em relação a operação.

Por exemplo, se optar por uma hamburgueria delivery será preciso uma estrutura operacional, recursos exclusivos, um local apropriado com atendimento na mesa e a equipe de suporte disponível para ajudar os clientes.

É importante ressaltar, que aqui não existe certo ou errado. Existe o que você considera ideal e depende do quanto você está disposto a investir.

Por fim, defina o seu modelo operacional, a abrangência geográfica ou de atendimento e o seu canal de vendas prioritário.  

Além de pesquisar a concorrência, esteja atento também a outros modelos de negócios que podem ser adaptados ao seu.

Montar uma Hamburgueria

5 . Defina seus diferenciais

Você não pode ser mais um no meio da multidão, visto isto, é preciso pensar nos diferenciais da sua hamburgueria.

Como todo mercado já existente é maduro tem marca estabelecida e um público fiel. Então, você saber por que os consumidores devem escolher o seu hambúrguer? O que fará que o cliente visite e volte mais vezes a sua hamburgueria? O que você oferecerá que o diferenciará dos concorrentes?

Por isso, sua proposta de valor da sua hamburgueria deve lhe destacar e aumentar suas vendas.

Lembre-se o hambúrguer pode ser o carro chefe, mas existem outros diferenciais que podem ser explorados. Entram nesta lista: ambiente, localização, atendimento, opções no cardápio, harmonização dos produtos, dentre outros.

6. Monte sua Equipe

Não basta montar uma hamburgueria é preciso ter uma equipe qualificada. Para isso, a empresa já precisa estar formalizada, ou seja, deve possuir o CNPJ.

Para atendimento em média de 40 a 50 clientes por dia, em um local fixo, por exemplo, são necessários:

  • Chef de cozinha = 1;
  • Chapeiros = 2;
  • Auxiliar de cozinha = 1;
  • Estoquista/expedidor = 1;
  • Caixa/administrativo = 1;
  • Auxiliar de limpeza = 1;
  • No mínimo de 2 a 3 garçons.

Os recursos humanos vão variar, é claro, conforme o modelo de operação definido. Mas, é importante ter uma ideia dos talentos que serão necessários.

No início, você pode começar com uma equipe mais enxuta, mas se a operação escalar, terá que aumentar sua equipe ou investir em soluções para tornar sua operação mais eficientes.

7. Escolha o local ou ponto comercial

Hamburguerias de modelo food truck ou food bike podem ser instaladas em uma garagem. Tudo irá depender do formato operacional e conceito da sua hamburgueria.

O sucesso de uma hamburgueria está também em sua localização. E não só isso, a planta e o layout devem suportar e favorecer a operação. Tanto em função do formato/modelo da hamburgueria, quanto em relação às atividades, facilidade de localização e distribuição, por exemplo.

Você pode alugar ou comprar o ponto comercial a decisão deve ser tomada de acordo com o seu orçamento.

Nesta fase de decisão, também é preciso avaliar junto a Prefeitura e órgãos específicos, todas as licenças necessárias para operar.

Opte por locais que já possam ser inaugurados em pouco tempo. Reformas e obras são viável para locais próprios ou se a hamburgueria estiver em fase de expansão. Nos estágios iniciais, vale buscar locais “mais prontos e baratos”.

Logo, valide seu conceito, marca, produtos com o soft opening, que é uma forma mais rápida e econômica para testar a viabilidade do seu negócio.

8. Estabeleça seu cardápio e preços

Definir o mix de produtos que você irá oferecer ao montar uma hamburgueria também é um diferencial. Sabor e diversidade contam muito. Não esqueça também dos acompanhamentos, bebidas e sobremesas.

Crie cardápios atrativos e use a engenharia do cardápio para chamar a atenção do consumidor, se questione se seu cardápio tem opções diversificadas? E se os preços são competitivos ou justificam o valor agregado?

O preço pode ser definido somando o custo mais a margem que você estabelecer (markup) ou no valor percebido. Serviços com alto valor agregado justificam preços mais caros, mas precisam corresponder às expectativas dos clientes. O público-alvo consegue pagar o valor determinado?

Por fim, trabalhe com preços ou tabelas promocionais. Crie parcerias comerciais com empresas para oferecer desconto para seus colaboradores ou ainda espaços para happy hours, encontros, reuniões (se o espaço permitir).

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9. Crie sua marca e invista em Marketing

A marca deve ser vista seja nos materiais gráficos, quanto no layout e decoração do próprio local. Lembre-se de realizar o registro da sua marca.

Por meio da marca a sua hamburgueria será reconhecida no mercado ou na sua região de atuação, com isso, é preciso criar uma marca conceitual única e investir em marketing.

Além disso, uma boa estratégia de marketing pode ser o segredo para ter um bom posicionamento da marca no mercado.

Dê uma “cara” para a sua hamburgueria, estabeleça uma linha de comunicação com seu público-alvo e quais os canais que irá se comunicar com os potenciais clientes.

Invista na experiência dos seus clientes. Proporcione experiências gastronômicas e de atendimento únicos!

10 – Sistema de Gestão

Um bom software de gestão de restaurante proporciona agilidades para as atividades e processos efetuados no dia a dia.

O controle financeiro é essencial para o sucesso de qualquer negócio e é por isso que o melhor sistema para restaurantes e bares, inclusive hamburgueria, deve dar todas as ferramentas para isso.

Além disso, a automatização de pedidos, produção, estoque, financeiro, entre outras, esguarda o tempo do empresário permitindo que esse consiga compartilhar mais momentos com a família e para investir no que realmente importa em uma empresa.

Outro ponto importante é buscar conhecer como funciona a suporte do software, por mais que o sistema trabalhe de forma simplificada, dúvidas podem surgir e uma ajuda é sempre bem-vinda.

Sendo assim, para facilitar sua escolha, preparamos alguns tópicos sobre o que o GrandChef, o melhor sistema para hamburgueria, como:

  • Frente de caixa;
  • Controle de mesas e comandas;
  • Pedidos Delivery;
  • Comanda eletrônica;
  • Automatizar o atendimento através de Smartphone;
  • Impressão de pedidos nas áreas de produção;
  • Emissão fiscal ( cupom fiscal );
  • Controle de estoque e financeiro;
  • Contas a pagar;
  • Cadastro de clientes;
  • Relatórios;
  • Suporte;
  • Dentre outros recursos.

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Montar uma Hamburgueria

11. Reinvista na sua hamburgueria

Para se manter no mercado, é preciso reinventar constantemente hamburgueria, visto que, deve buscar se inovar nos produtos, nos cardápios, no ambiente, no atendimento, na experiência dos clientes.

Montar uma hamburgueria e conquistar espaço no mercado não será uma tarefa fácil.

A concorrência continuará a crescer e para se destacar você deve ser a melhor hamburgueria, prestando o melhor serviço, vendendo os melhores produtos.

Como um projeto de médio e longo prazo, os empreendedores a frente da hamburgueria também precisam fazer novas apostas no negócio.

Conheça como iniciou o sucesso do hambúrguer no mundo

O famoso hambúrguer chegou na América no século XIX, a comida considerada rústica, na época, foi trazida pelos alemães.

Ao passar do tempo o hambúrguer entrou nas refeições dos americanos, pois viviam em um período de crescimento industrial, consequentemente, os trabalhadores precisava de um alimento que fosse servido rápido e com baixo valor.

A primeira lanchonete americana foi criada em 1921, lá o hambúrguer era feito no vapor e com bastante cebola. O sabor não era tão apetitoso, porém, o preço era o grande atrativo das pessoas.

Naquela época as hamburguerias serviam seus lanches, somente, no balcão, já que,o número de funcionários era reduzido e, geralmente, eles faziam várias funções como atender cliente até mesmo mexer na chapa.

Na década de 30 foi criado o serviço de drive-in, o sucesso foi tão grande que atualmente existem grandes redes de fast-food com este modelo de trabalho.

Logo, no Brasil as hamburguerias chegaram em 1952, no Rio de Janeiro e três anos depois em São Paulo.

10 thoughts on “Como Montar uma Hamburgueria de Sucesso?”

  1. Ola, Belo artigo!

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