Como Motivar a Equipe do Seu Restaurante

Motivar a equipe do seu restaurante deve ser sua obrigação para que experiência que seu cliente seja tão boa quanto sua comida.

Visto que, os seus funcionários tem contato direto com público, fazendo parte do atendimento ao cliente.

Em meio a crise ou simplesmente em algum momento difícil, manter a equipe “animada” pode ser um grande desafio, mas se não quer perder dinheiro, não deve medir esforços na hora de motivar a equipe.

Della Bradshaw, do Financial Times, realizou estudos sobre a busca da felicidade no ambiente de trabalho e como é de extrema importância.

De acordo com os estudos, a psicóloga e professora na Universidade de Administração de Cingapura, Christie Scollon, é citada pela sua pesquisa onde mostra que as pessoas mais felizes são saudáveis, mais criativas para solucionar problemas e, ainda, ganham mais dinheiro.

Não tem como negar que uma equipe motivada é mais produtiva, por isso, dê a mesma importância que você dá ao feedback do cliente para o ao feedback do funcionário.

Logo, se manter o foco na felicidade do seu colaborar, consequentemente, terá um negócio próspero com um atendimento de qualidade e a experiencia do cliente será um sucesso!

Motivar a Equipe

Ao falar em motivar a equipe já associamos ao aumento de salário, mas saiba que existem outras formas de manter sua equipe satisfeita e feliz, confira.

6 Dicas para Manter sua Equipe Motivada

Motivar a Equipe

1. Busque o FeedBack do Funcionário

O primeiro passo para motivar o sue funcionário é ouvindo , escute o que ele pensa sobre a empresa, colegas e a rotina do seu trabalho.

O feedback do funcionário pode ser coletado em conversas em grupo ou individuas, o importante é estar de mente aberta para ouvir seu colaborador sem ter uma postura defensiva.

Em outras palavras, o objetivo não é lavar roupa suja entre a equipe, mas buscar feedback que possam agregar na gestão do seu restaurante.

Como sugestões para melhorar o ambiente de trabalho, a relação entre os colaboradores e, consequentemente, sua motivação.

2. Reconheça os Esforços da sua Equipe

Valorize a dedicação do seu colaborador é de extrema importância e uma forma de demonstrar a equipe que todos os esforços valeram a pena é aderir um programa de “empregado do mês”.

Torne público o reconhecimento por todas as realizações em seu restaurante, por exemplo, coloque uma foto do funcionário do mês na parede ou dê um troféu, para simbolizar a conquista.

Além de homenagear o colaborador, discuta como a pessoa conseguiu essa conquista com o restante para equipe.

Assim, toda a equipe pode se espelhar para que consigam melhorar o nível de serviço.

Por fim, incentive o funcionário para se esforçar ainda mais para ganhar o título de “empregado do mês”.

O inventivo não precisa ser um bônus salarial, por exemplo, você pode oferecer um dia de folga para o funcionário do mês um dia de folga.

4. Ofereça Incentivos

Se você tem um item novo no seu cardápio, pode motivar sua equipe a vender esse prato, assim, quem tiver o maior número de vendas será recompensado.

Caso não tenha um prato novo, faça isso mensalmente, acompanhe as estatísticas de vendas e, em seguida, ofereça um bônus para o funcionário que vender mais pratos no final de cada mês.

Logo, o bônus pode ser um “voucher” em determinado valor para ser gasto em seu restaurante.

5. Solucione os Problemas

Talvez o atendimento do seu restaurante esteja ruim pela falta de equipamento adequado.

Não adianta ter uma equipe qualifica se ainda trabalha com o velho bloquinho de notas e caneta.

Atualmente, existem plataforma que podem facilitar o serviço e atendimento do seu funcionário.

Um sistema de gestão para restaurante é crucial para otimizar os processos e tornar a experiência do cliente ainda mais agradável.

Por exemplo, o sistema para restaurante eficiente conta com a comanda eletrônica, onde os pedidos são enviados automaticamente para a cozinha.

Com isso, o garçom não precisa ficar correndo de lá pra cá anotando e levando o pedido na cozinha, além de poder ocorrer erro na produção do prato pela ortografia ser ilegível.

Assim, você pode disponibilizar o cardápio digital no smartphone ou totem digital para o seu cliente efetue o pedido de manira autônoma, deixando seu garçom livre para dar total atenção aos clientes.

Além disso, você terá todo controle de suas vendas, acesso a relatórios com um software para restaurante, como é o caso do Sistema GrandChef.

O GrandChef é um sistema de gestão especializado em estabelecimento do ramo alimentício, com isso, conhece suas necessidades e soluciona todas.

O sistema conta com as seguintes funções:

  • Cardápio Digital;
  • Delivery Online;
  • Controle de Caixa;
  • Controle de Estoque;
  • Comanda Eletrônica;
  • Entre outras.

Conheça o Sistema GrandChef grátis e veja a evolução do seu negócio.

Afinal, quando os processos são otimizados, o atendimento se torna 3 vezes mais ágil e eficiente.

6. Divida as Responsabilidades

Os funcionários gostam de estar envolvido nos processos de tomada de decisão que os afetam diretamente.

Então, dê liberdade para que os funcionários possam definir sua disponibilidade, programe suas horas e turnos, juntamente com toda a equipe de maneira colaborativa.

Portanto, essa independência adicional para o funcionário vai fazer que ele se sinta apreciado e respeitado.

O colaborador estará satisfeito e irá poupar tempo e estresse, pois o processo de agendamento irá se torna colaborativo.

Sabemos que a felicidade do funcionário não depende somente da atmosfera no local de trabalho.

Existem outros fatores que influência tanto interno como externo no estado geral de satisfação de uma pessoa, visto isto, torna o ambiente de trabalho menos estressante e motivar a equipe é ainda mais importante.

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