Como Preparar seu Estoque para Altas Demandas?

Preparar seu estoque é muito importante, afinal sem ele você não consegue fazer seus pratos do jeito certo e ideal.

E é por isso que você não pode de jeito algum deixar faltar ingredientes em seu restaurante, por mais que eles tenham baixa saída, nunca se sabe quando o cliente irá podê-lo. 

Agora, se já é difícil preparar e deixar o estoque no jeito para a demanda normal, imagine para uma alta. 

Mas isso eventualmente irá acontecer, pois a cada época comemorativa, finais de semana e datas especiais a demanda tende a crescer.

Inclusive se você trabalha com delivery, o que é o ideal, sua demanda sempre é ainda maior devido as entregas. 

Portanto, separamos esse artigo para te mostrar porque controlar seu estoque e como prepará-lo para altas demandas.

Entenda porque fazer controle de estoque

Assim, como o atendimento ao cliente, controle do fluxo de caixa e planejamento para vendas, o controle de estoque é uma função básica a realizar. 

Ele evita tanto desperdícios, quanto prejuízos, além de conseguir fazer você se programar para não faltar nada. 

Veja alguns pontos positivos de fazer o controle de estoque: 

Identificar as necessidades do mercado: conhecendo os produtos que têm mais saída em seu estoque, você descobre quais são seus produtos que têm maior demanda de saída. Ou seja, quais têm um maior número de vendas. 

Planejamento eficiente de vendas: controlando as saídas que seu estoque tem também é possível saber os períodos e o tempo médio que eles demoram para sair. Por meio dessas informações, você é capaz de preparar a aquisição dos itens e campanhas de marketing para a maior saída deles. 

preparar o estoque

Aumento do número de vendas: quando você sabe quais são seus pratos e bebidas mais vendidas, você sabe o que priorizar na hora da compra das renovas de estoque. Dessa maneira, seu cliente sempre vai encontrar o que quer comer em seu restaurante.

Redução de prejuízos: ao controlar estoque você evita o acúmulo e desperdício de mercadorias, pois, sabemos que alimentos são perecíveis e estragam com o tempo. Assim, você evita o acúmulo de itens, pois, produtos acumulados em excesso são sinônimo de prejuízos e desperdícios. 

Mas, como faço controle de estoque para altas demandas?

As altas demandas sempre estão presentes e para se preparar a elas não é tão diferente de se preparar para dias normais. 

Assim, a questão principal é organização, se as coisas não forem organizadas e bem planejadas, não funcionará. 

Confira agora algumas dicas para preparar seu estoque. 

1. Identifique por categorias

Essa é uma dica valiosa, pois assim é fácil visualizar seu estoque e saber onde procurar cada coisa.

As categorias podem ser divididas à sua maneira, mas o ideal é um padrão, por exemplo: verduras e legumes, carnes, frutas, bebidas, lácteos e assim por diante.

Se preferir pode separar além de por categorias, subcategorias, do jeito que preferir para ficar mais cômodo para você.

2. Armazenamento

Demanda mais alta é igual a mais estoque, por isso é preciso ter um espaço capaz de armazenar tudo. 

O maior agravante nisso, é espaço para itens que devem ser refrigerados, caso não tenha, é interessante entrar em contato com fornecedores, para fornecer mais vezes por semana.

Assim, não faltará nada e você consegue guardar os itens da forma correta. 

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3. Quantidade de cada produto em seu estoque

Você sabe quantos ingredientes são necessários para preparar cada item do cardápio.

Sendo assim, mesmo em altas demandas deve estar atento para não fazer compras em excesso nem abaixo do ideal. Ter equilíbrio é tudo. 

Para isso, saiba quais produtos você:

  • Vende mais;
  • Vende menos;
  • Produtos de maiores demandas;

Para um melhor controle de tudo isso e de forma simplificada, invista em um sistema que controle o estoque para você. 

Hoje em dia não automatizar processos é perda de tempo, e perda de tempo gera perda de dinheiro. 

Um bom exemplo para te auxiliar é o GrandChef, um sistema de gestão completo, especializado no ramo gastronômico, que conta dentre suas funcionalidades com controle de estoque. 

Com o controle de estoque o sistema acompanha tudo que entra e sai para você e te proporciona relatórios atualizados, facilitando seu trabalho. 

Assim, com o GrandChef você automatiza o processo e sempre saberá o que precisa renovar sem maiores problemas. 

Além de poder usufruir de outras funcionalidades e melhorar ainda mais sua gestão, confira mais algumas funcionalidades do GrandChef.

Não perca mais tempo, teste gratuitamente agora, e veja os benefícios que o GrandChef trará a sua gestão. 

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Portanto, confira como é ter seu restaurante na palma de sua mão.

About Julianna Giacobbo

Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Atualmente redatora na empresa GrandChef, sistema desenvolvido para bares restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

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