Como ter Bons Fornecedores Para seu Restaurante?

Os fornecedores são uma peça chave para qualquer estabelecimento gastronômico, afinal é por meio deles que é possível conseguir os ingredientes para preparar seus pratos. 

Então ter uma boa rede de fornecedores que disponham de produtos de qualidade é o mínimo. 

Para isso, é preciso pesquisa, dedicação e conhecer suas necessidades. com tudo isso em mente é possível encontrar fornecedores adequados e que atendam a demanda básica de seu restaurante. 

Por isso, separamos neste artigo como encontrar bons fornecedores para seu restaurante e algumas coisas que eles não podem deixar de te proporcionar. 

Como conseguir fornecedores?

Caso esteja começando é bem provável que esteja um tanto perdido quanto a encontrar fornecedores. 

Aliás, até quem já está no mercado a algum tempo de vez em quando se aperta neste quesito. 

Por isso, é importante ter  várias formas de contatos e formas de conhecer fornecedores e decidir se eles são bons. Segue algumas formas de conseguir estes serviços:

Fabricantes

Quando seu restaurante tem produtos mais específicos e trabalha com grandes volumes de compras é interessante ir até o fabricante. 

Eles podem te proporcionar a quantidade necessária e até fazer um preço mais agradável, podendo ser fechado contratos por períodos longos.

Feiras

Fornecedores de alimentos são facilmente encontrados em feiras tanto locais quanto maiores.

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Além disso, elas são ótimos locais para se conseguir um produto mais orgânico e sem agrotóxicos.

Essa opção inclusive pode trazer um diferencial ao seu negócio por trabalhar com produtos mais naturais. 

Catálogos

Os catálogos são famosos tanto na internet quanto em revistas e ainda são uma ótima fonte de informações.

Afinal, seus produtores pesquisam o mercado e vão atrás das melhores empresas do segmento para montá-los. 

Dessa forma, eles são uma ótima maneira de encontrar bons fornecedores e que tenham uma certa referência no mercado.

Porém, não esqueça de analisar o ano de publicação do catálogo para saber se é atual e as dicas e informações ainda são válidas.

Saiba exatamente o que precisa e com qual frequência

Saber o que é necessário e com qual frequência utiliza é super importante para firmar contratos com fornecedores.

Pois, compras em excesso lhe trazem prejuízo, assim como compras menores do que a demanda fazendo com que falte ou sobre produtos. 

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Trabalhar no ramo gastronômico exige ter grande controle de estoque e tudo calculado, os produtos são perecíveis e tem prazos de validade que devem ser respeitados. 

Dessa forma, o controle de estoque é uma saída perfeita para fazer contratos com fornecedores e saber as compras. 

Para um controle mais eficiente e sem taxas de erros é importante um sistema para controle de estoque, como o do GrandChef.

Ele calcula todos os itens que entram e saem de seu estoque, atualizando eles automaticamente a cada venda e propondo relatórios periódicos. 

Assim é possível saber o que está em dia e em falta além de, contar com aviso de insumos que estejam para acabar. 

O GrandChef é um ótimo aliado para manter uma relação com os fornecedores e saber o que deve comprar de cada um por período.

Além disso, ainda conta com o modelo de gestão completo que pode ser utilizado para gerir outros setores.  

Para conhecer melhor os serviços teste gratuitamente e comprove as maravilhas que o GrandChef trás a gestão.

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Tenha fornecedores locais e por perto

Produtos frescos tem um prazo de validade curto e não aguentam viagens muito longas, por isso é mais indicado que esses fornecedores sejam por perto. 

Assim, eles chegam até você com qualidade e podem ser usados sem transtornos. Afinal, pagar por produtos que chegam quase estragados não lhe trás benefícios algum. 

Esse é o caso de verduras, legumes, frutas que após colhidas devem ser utilizadas em pouco tempo. 

Portanto, procure fornecedores locais para não correr o risco de ter produtos que não lhe terão utilidade quando chegarem. 

Conte com mais de um fornecedor

Acidentes e imprevistos sempre podem vir a acontecer,por isso é importante ter mais do que um fornecedor.

Assim, nesse caso, se um deles vier a falhar e não puder lhe entregar algo que irá precisar tem a quem recorrer e como conseguir. 

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Além disso, vale a pena considerar a ideia de ter um fornecedor específico para determinado produto que use em grande volume. 

Por isso, teste vários fornecedores, compre algumas vezes com cada um deles para ver se mantém um padrão dos produtos. E está mantendo contato e criando uma lista dos bons fornecedores para nunca ficar na mão.

About Julianna Giacobbo

Acadêmica de letras, apaixonada por livros, café e escrita. Atualmente redatora na empresa GrandChef, sistema desenvolvido para bares restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

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