Dicas para Conservar Alimentos em Restaurante

Desligar o freezer a noite? Ser a vergonha da profissão? Jamais! Confira as dicas para conservar alimentos em restaurante.

Fique atento com o modo de armazenamento dos seus produtos e os procedimentos necessários para evitar possíveis desperdícios de alimentos.

A fim de disponibilizar ao cliente uma comida de qualidade e saborosa, por isso, vamos lhe dar dicas incríveis para conservar alimentos em restaurante.

1. Conservação de Frutas, Verduras e Legumes

As frutas, verduras e legumes precisam de um cuidado redobrado para que não fiquem ressecadas ou muchas.

Visto que, cada produto devem ser embalados individualmente, pois o contato direto com ar gelado prejudica esses alimentos.

As frutas que são armazenadas na fruteira precisam ser borrifadas com água uma vez ao dia para que não fiquem ressecadas.

Os alimentos como alface devem ser lavados folha por folha, esse processo é trabalhoso, mas é essencial para evitar contaminação.

Conservação de Alimentos em Restaurante

2. Alimentos Conservados no Freezer

Os refrigeradores tem uma temperatura entre 10°C á -5°C, essas temperaturas diminui o crescimento de bactérias que acelerariam a decomposição dos alimentos.

Cada produto tem um determinado tempo de congelamento, por exemplo as carnes frescas, de vaca ou de porco, duram em média de 8 meses, já a carne de frango e peixe magro duram cerca de 6 meses e as de peixe gordo e camarão, por volta de três meses.

Todas as carnes cruas devem ser conservadas individualmente em embalagens plásticas atóxicas e sem nenhum ar.

Dicas para Conservar Alimentos em Restaurante

Separe as carnes de acordo com as porções que serão consumidas de cada vez, assim, evitará que a carne estrague mais rápido.

Após descongelar os alimentos, devem ser consumidos em até 24 horas, em caso de carnes ou peixes, consuma-os em até 12 horas.

Lembre-se de evitar a lotação máxima na geladeira, pois impedi que o ar gelado circule, desse modo, certos pontos são aquecidos e causa deterioração.

Dicas para Conservar Alimentos em Restaurante

3. Como Manipular os Alimentos?

A higiene é uma exigência da Vigilância Sanitária para restaurante, não apenas no estabelecimento, como também na manipulação dos alimentos, com intuito de zelar da saúde do público.

Por isso, é sua obrigação atender os requisitos imposto como manter os aparelhos limpos e higienizados.

Os cabelos devem ficar presos e cobertos, barbas não podem ser usadas, devido ao fato que, cabelos podem cair e contaminar o alimento.

O uniforme pode ser usado somente na cozinha, na área de preparo dos alimentos, sendo necessario a troca de uniforme diariamente.

Lave as mãos antes e depois de preparar os alimentos, por falar em mãos, as unhas precisam ser curtas e sem esmalte pois com as unhas grandes segura sujeira e unhas pintadas não é possível ver requisitos de sujeiras.

Não é permitido fumar, comer, tossir, espirrar, falar demais ou mexer em dinheiro, celular no preparo de alimentos.

Em caso de estiver doente ou com cortes e feridas não manipule os alimentos, esses procedimentos evita contaminações.

Portanto, é preciso manter o cuidado redobrado ao trabalhar com alimentos, espero que as dicas ajudem no dia a dia de seu restaurante.

Aproveite para conferir o Sistema GrandChef é adequado para a gestão dos meios gastronômicos, possibilitando o controle de estoque com contagem e visualização de todos os produtos em estoque de forma prática e rápida.

Ficou curioso para conhecer o Sistema GrandChef? Teste já por 30 dias grátis em apenas um click.

Assim, você estará gerenciando seu restaurante e, ainda, zelando para o melhor atendimento ao seu cliente com qualidade e eficiência.

Deixe uma resposta

Ainda não usa o GrandChef? Teste grátis por 30 dias!
Instalar Agora
%d blogueiros gostam disto: