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O blog do GrandChef

Experiência do consumidor em restaurantes: como melhorar?

Um gestor de restaurantes deve se preocupar até com os mínimos detalhes, incluindo a experiência do consumidor.

E para que ela seja perfeita, todos os processos — incluindo os que ditam o preparo dos pratos e a rotina dos funcionários — devem ser estruturados para funcionarem em perfeita harmonia, pois eles influenciam diretamente na percepção do cliente.

Portanto, se você deseja aumentar as vendas, continue lendo para aprender por onde começar ou melhorar a experiência do consumidor no seu restaurante.

O que é a experiência do cliente?

Experiência do Consumidor

É a percepção que um consumidor tem ao interagir com uma empresa desde antes de se decidir a comprar até após a compra. 

Portanto, a experiência do cliente abrange todos os pontos de contato e interações, tornando-a tão importante quanto o serviço ou produto que é ofertado.

Por que a experiência do cliente é importante?

Se comer é muito mais do que simplesmente satisfazer a fome, muitas vezes, o que se tornará mais marcante ao cliente não é o preço e muito menos o produto, mas a qualidade do atendimento.

Um primeiro contato inesperado ou um pós-venda encantador pode fazer toda a diferença. Mesmo que ele não saia satisfeito, uma boa experiência tem o poder de fidelizar os clientes, atrair novos consumidores e, consequentemente, novas vendas, bem como de fortalecer a marca.

Como criar uma experiência única para o consumidor?

1. Conheça o seu público

Antes de mais nada, você deve saber quem é o seu público-alvo, incluindo suas preferências e necessidades.

Pesquisas de satisfação e a coleta de feedbacks podem facilitar esse processo, além de contribuir para descobrir a opinião dos frequentadores e quais pontos devem ser melhorados rapidamente, e o que está funcionando.

💡 Como fazer isso? Aprenda a aplicar pesquisas de satisfação em restaurantes.

2. Seja acessível aos clientes

É importante que você mantenha uma presença digital e esteja disponível nas redes sociais.

Compartilhe frequentemente conteúdos relacionados aos bastidores e novidades do seu restaurante e responda todos os comentários, sugestões ou outras solicitações dos clientes, e facilite o contato, deixando seu número de telefone atualizado e fácil de encontrar.

Além disso, procure sempre prestar um bom atendimento, mesmo quando houver alguma reclamação, resolvendo as situações da melhor maneira possível, mostrando ao cliente que você está preocupado com o seu bem-estar.

3. Crie conexões emocionais

Por mais que as pessoas tendem a tomar decisões lógicas, as emoções podem impactar significativamente determinadas decisões.

Nesse sentido, a experiência do cliente pode aumentar conforme o seu nível de conexão emocional com a marca, uma vez que elas moldam o sentimento e o vínculo dele com o seu estabelecimento.

Uma forma de desenvolver essas conexões é por meio de recompensas. Você pode oferecer brindes a clientes que gastaram um determinado valor ou que atingiram uma quantidade alta de pedidos ou ao criar um programa de fidelidade.

E, claro, outra forma de gerar emoções positivas é treinando os garçons para criar intimidade com os clientes.

Isso pode ser feito ao tratá-los pelo nome, ao procurar descobrir seus gostos, descontrair o atendimento e personalizar o serviço segundo a personalidade de quem está sendo atendido.

💡  Descubra como! Treinamento para garçom: ofereça um atendimento de excelência.

4. Use a tecnologia a seu favor

O tempo de espera, especialmente ao sentir fome, pode fazer toda a diferença na experiência do cliente, fazendo com que todos os esforços anteriores sejam desperdiçados. Mas o uso de recursos tecnológicos pode lhe auxiliar.

Com o sistema de vendas e gestão GrandChef, você consegue automatizar todos os processos internos do seu restaurante.

Desde a organização das mesas até a emissão da comanda e preparo, tudo pode ser feito por meio do sistema, que integra todas as áreas, facilitando a comunicação e agilizando cada etapa para que o cliente receba o pedido sem erros e o mais rápido possível.

Pronto(a) para oferecer uma experiência ao consumidor de outro nível? Então preencha o formulário abaixo para testar o GrandChef totalmente grátis.

Quer conhecer mais sobre o sistema? Clique aqui e conheça todas as soluções.

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Lais Alves
Lais Alves

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