fbpx

Geladeira Para Restaurante: Saiba Escolher a Melhor Para o Restaurante

Existem vários tipos de geladeira para restaurante, cada uma com suas características e funções mais específicas. 

Isso acontece por cada estabelecimento ter uma necessidade mais específica. 

Diante dessas variedades e de ter modelos mais adequados dependendo do estilo do negócio, é comum empreendedores ficarem meio perdidos no assunto. 

Assim, para descomplicar essa escolha, montamos esse artigo com alguns aspectos específicos que devem ser levados em conta na hora de investir nesse estilo de equipamento. 

Afinal, fazer a escolha errada de um equipamento ainda mais um que conserva seus alimentos pode ser uma catástrofe. Além de não dar conta do serviço ou gastar muito mais.

Portanto, vamos te passar um guia básico para escolher o melhor tipo de geladeira para seu restaurante.

O que considerar na hora de comprar uma geladeira?

Diferentemente de freezers, a geladeira cumpre um papel de refrigerar e conservar os alimentos e bebidas para um consumo rápido. 

Isso para evitar que eles estraguem, haja desperdícios ou até uma contaminação cruzada que resulte em prejuízos. 

Por isso, há alguns pontos em que se deve prestar atenção antes de decidir qual geladeira para restaurante comprar.

1. Temperatura de funcionamento

O primeiro ponto é claro a temperatura do funcionamento, afinal existem diversos aparelhos que variam de 0° a 10°.

Mas o recomendado, inclusive pela Anvisa, como temperatura ideal para refrigerar alimentos e bebidas em torno de 0°e 5°. Lembrando que pode ocorrer por no máximo 5 dias. 

Dessa forma, qualquer temperatura superior à sugerida pode permitir a proliferação de micróbios ou bactérias no insumo.

Por isso, você tem de comprar um equipamento que esteja dentro deste limite indicado. Assim, tem bom funcionamento e evita problemas futuros por contaminações.

2. Capacidade

Um segundo ponto a se levar em consideração é o volume de estocagem que o equipamento fornece. 

Isso porque ter um item muito compacto pode ser péssimo por limitar a quantidade de insumos que podem ser guardados. 

Mesmo que no começo seu negócio seja pequeno, com o passar do tempo pode vir a aumentar a quantidade de pratos e ter maior clientela. 

Então, para evitar o dobro de gastos e ter de acabar comprando um outro equipamento posteriormente, de preferência aqueles que tenham capacidade superior a 700 litros.

Outra coisa, tenha atenção, o ideal é que o armazenamento seja vertical, para que não ocorram empilhamento de alimentos, pois isso danifica alimentos e embalagens. 

Lembre-se também que uma geladeira com capacidade muito acima da necessária pode aumentar o custo com energia elétrica. Então tenha bastante conhecimento do seu atendimento e das suas metas.

Geladeira Para Restaurante

3. Consumo de energia

Analisar o consumo de energia da geladeira é outro ponto importante. 

Isso porque os aparelhos que têm baixa eficiência energética, vão acabar consumindo muito mais energia elétrica para funcionar. 

E por mais que esses equipamentos tenham um preço mais acessível são inviáveis pelo que consumirão. 

Então pense bem que o que economiza na compra gastará futuramente. 

Portanto, na hora de comprar investigue bem sobre esse dado e saiba a média de consumo diários e mensais que o equipamento trará.

4. Facilidade de higienização

Fora tudo que já foi dito, não ignore a facilidade de limpeza do equipamento. 

Uma geladeira para restaurante precisará ser limpa periodicamente, e um material mais fácil de limpar é o mais indicado. 

Afinal, assim otimiza tempo e torna o trabalho mais simples e prático. 

Por isso, na hora de comprar analise a praticidade de remoção de prateleiras e suportes internos para poder lavar. 

Outro ponto da limpeza importante é prestar atenção no processo de degelo. Pois o processo manual demora bem mais do que o semiautomático e ainda requer que o equipamento seja desligado por um tempo para remover o gelo.

Tipos de geladeira para restaurante que você precisa conhecer

A rotina dentro de uma cozinha de restaurante torna-se um tanto complexa, por isso, na hora de escolher os equipamentos tudo precisa ser bem pensado focando na praticidade. 

E com as geladeiras a história não é diferente, existem vários tipos e com funções diferentes que vamos apresentar.

Refrigeradores de uma porta

Os refrigeradores de uma porta são um dos mais procurados. Principalmente por negócios como lanchonete, padarias e restaurantes com pequeno fluxo que não precisam armazenar muita coisa. 

Eles ocupam bem pouco espaço e possuem vários compartimentos para organizar bem os mantimentos. 

Esse modelo é bem utilizado em locais a vista do cliente nos modelos de porta de vidro, dando estilo ao local e expondo os produtos. 

Sendo assim, na venda de bebidas ela é perfeita para aumentar a venda instigando o cliente  a pedir por ficar vendo o produto. 

Logo, um dos modelos de uma porta mais conhecida é a cervejeira. Refrigeradores desenvolvidos para armazenar e expor bebidas alcoólicas, como o nome sugere. 

Dessa forma, auxilia donos de bares e restaurantes a manter a temperatura ideal das bebidas. Geladas, mas sem congelar. 

Esses tipos de refrigeradores chegam a ter temperaturas entre 3°C a -6°C, mas quando atingida a temperatura ideal ela mantém sem ter oscilações, inclusive com a porta sendo aberta várias vezes. 

Porém, em casos de precisar de uma geladeira para restaurante para estocar uma maior quantidade de alimentos mantendo-os frescos há opções mais indicadas.

E na hora de escolher sua geladeira e seus equipamentos nada melhor que poder ter o melhor com o melhor preço. Então, não deixe de conferir a geladeira frost free na Black Friday, uma escolha da qual não vai se arrepender.

Geladeira Para Restaurante

Refrigeradores duplex

Os refrigeradores duplex não recebem o nome apenas por terem duas portas. Mas, sim por possuir duas funções em um único equipamento sendo freezer e refrigerador. 

Sendo assim, perfeitos para manter o sistema de refrigeração centrado somente em um lugar. 

No caso de o local não ser muito grande e não poder adquirir muitos modelos de refrigeradores este é uma opção a ser pensada. 

Mas mesmo assim, existem modelos mais sofisticados deste dúplex que vamos conferir:

1. Refrigerador side by side

Estes modelos são os que ocupam maior espaço, assim recomendados apenas para cozinhas grandes. E restaurantes que precisaram refrigerar grande quantidade de comida. 

Neste modelos cada função, a de congelar e refrigerar, é realizada em compartimentos organizados lado a lado. 

Por ter bastante espaço, os refrigeradores side by side podem ser utilizados por restaurantes de grande e médio porte. Pois, são capazes de guardar grade volume de itens. 

E para restaurante com grande fluxo de produção, há modelos que contem até quatro portas.

2. Refrigerador inverse

São modelos duplex no qual as funções de congelamento e refrigera mento são invertidas. Ou seja, o freezer fica na parte inferior e o refrigerador na parte superior. 

Dessa forma, a parte refrigerada se torna mais acessível. Inclusive em alguns modelos o freezer pé uma gaveta, o que torna mais fácil encontrará todos os alimentos. 

Portanto, esse modelo é ideal para lugares que tem maior necessidade de refrigeração do que congelamento. Também deixa o trabalho mais prático e facilita acesso a parte refrigerada.

3. Refrigerador french door

E quase uma junção dos modelos side by side com o inverse, pois o freezer fica na parte de baixo e o refrigerador em cima com duas portas. 

Sua grande vantagem esta na abertura de duas portas na parte superior que facilita organizar e permite maior capacidade de armazenar os alimentos. 

Assim, acaba sendo muito procurado por tornara gestão do restaurante mais prática por facilitar a organização dos itens. 

Diante de tantos modelos, uma coisa fica clara, você precisa entender quais as necessidades de seu estabelecimento. E isso te guiará até a escolha final.

Melhore o desempenho de seu restaurante

Rapidez e agilidade são fundamentais para um restaurante, por isso nada melhor do que automatizar os processos internos. Assim, já agiliza o sistema de pedidos, controle de caixa, estoque e venda. 

Tudo isso é possível com o sistema GrandChef, completamente especializado em estabelecimentos gastronômicos, traz as melhores soluções para o seu negócio. 

Dessa forma, pode utilizar da modalidade de delivery, criando um site online próprio, com o cardápio digital do jeito que melhor te agradar. 

Com fotos de produtos, descrições, logo, características da marca, promoções, programa fidelidade e muito mais. 

Seu estoque fica sempre em dia com tudo calculado, e você sempre tem controle total do que entra e sai, sabendo sempre o que ainda resta e quando algo está para acabar por meio de relatórios. 

Além do módulo de controle de estoque há o de controle financeiro que te ajuda a deixar o financeiro sempre em dia. Com relatórios sempre atualizados de DRE, abre e fecha caixa, e demais cálculos importantes para uma boa gestão. 

Toda essa automação vai melhorar e agilizar seus processos, retirar a possibilidade de erros de cálculos e pedidos e deixar seu atendimento cada vez melhor.

E ainda há a venda balcão que combina certinho com a modalidade, pois o sistema PDV fecha as vendas de seu ponto comercial de forma simples e rápida. Agilizando o seu trabalho. 

Portanto, não perca mais tempo e venha testar o melhor sistema para estabelecimentos gastronômicos, que atende a suas necessidades. 

Baixe agora o GrandChef gratuitamente e comprove os benefícios que trás a sua gestão.

Geladeira Para Restaurante

Descubra como ter seu restaurante na palma de sua mão de onde estiver.

Julianna Giacobbo

Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Redatora no Sistema GrandChef, buscando sempre trazer conteúdos relevantes a donos de bares, restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

Deixe uma resposta

Separamos as melhores dicas para você

Preencha e receba dicas de empreendedorismo, gestão financeira, estoque, tecnologia e muito mais para poupar dinheiro e triplicar as vendas.

%d blogueiros gostam disto: