Habilidades Indispensáveis de um Gerente de Restaurante

Quando o assunto é contratar alguém para ser gerente de restaurante tem que ter muita cautela, afinal as responsabilidades são muito grandes.

Assim, há algumas habilidades que são necessárias para alguém assumir a gerência, que precisam ser trabalhadas, caso queira que o processo dê certo.

Além de responsabilidade,  precisa saber lidar com as pessoas, coordenar e motivar os funcionários. Ou seja, muitas qualidades. 

Por isso, para te ajudar separamos este artigo com as qualidades que deve buscar em um gerente de restaurante. Logo, evitará contratar uma pessoa desqualificada. 

1. Ter liderança

A liderança é ter capacidade de lidar com as pessoas conseguindo motivar elas a desenvolverem o trabalho da melhor forma possível.

Seu gerente precisa ter um perfil de liderança, vai acabar sendo responsável por comandar a equipe, realizar avaliações, coordenar atividades e muito mais. 

Ser líder não é mandar nas pessoas, é saber lidar com elas, comandando para que todos cooperem e trabalhem juntos. 

Sabe demandar tarefas, tratar assuntos delicados e fazer críticas construtivas da melhor forma possível. 

Por isso, seu gerente de restaurante precisa saber ser um bom líder, para que o trabalho vá para frente.

2. Saber ser claro e se comunicar

Saber se comunicar é uma qualidade essencial para qualquer gerente. Afinal, neste cargo vai ter de lidar com diferentes públicos, como: a equipe, clientes, fornecedores, entre outros. 

Assim, a necessidade de saber comunicar-se de acordo com as situações de forma clara e sem perder o controle.  

Saber passar suas mensagens de forma clara, ter tato para lidar com situações delicadas e problemas. 

Gerente de restaurante não é um cargo fácil, tem de lidar com muitas coisas e exige treinamento, mas acima de tudo alguém que já tenha talento para a tarefa.

gerente de restaurante

3. Honestidade

Outra característica essencial para um gerente é a honestidade. 

Ele trabalha como braço direito do proprietário, sendo responsável por muitas das responsabilidades do negócio. 

Por isso, precisa ser uma pessoa honesta e confiável, que possa assumir as responsabilidades, cuidar do caixa sem supervisão e ser honesto nas situações do dia a dia.

4. Organização

Com todas essas responsabilidades, seu gerente precisa ser organizado para dar conta do trabalho. 

Ele vai precisar coordenar atividades dos colaboradores, dele mesmo, fazer escalas, recebimento de produtos, pagamentos e muito mais. 

Portanto, precisa ter habilidade e ser organizado para dar conta de tudo e não acumular trabalho, pois, um desses trabalhos acumulado pode vir a trazer sérios problemas.

5. Conhecimento na área

Ter conhecimento básico de processos administrativos e da vivência de um estabelecimento gastronômico são requisitos para ser gerente de restaurante. 

Assim, ter que ter a experiência da vivência em bares e restaurantes e conhecimento dos alimentos e bebidas, do local. 

Porém, ele também precisa estar aberto a novos conhecimentos, a realizar treinamentos se necessários para conseguir ajudar a renovar a gestão do restaurante. 

Afinal, o mercado de alimentação está sempre evoluindo e se modificando, além de mudar o comportamento do público-alvo.

gerente de restaurante

6. Estar atualizado sobre as tecnologias do mercado

As inovações de tecnologias para o mercado de alimentação estão acontecendo cada vez mais rápido. E atualmente é basicamente impossível sobreviver sem utilizá-las. 

Já estamos vivendo uma era digital, onde os processos não devem mais ser manuais, a digitalização tem de acontecer para os processos fluirem.

Assim, é importante estar atualizado a essas mudanças para trazer inovações ao negócio. Dessa forma, você jamais ficará ultrapassado e jamais perderá clientes por falta de agilidade e modernidade.

Por isso, quem se candidatar a uma vaga de gerente de restaurante tem de estar ligado nos assuntos e modernidades.

Como o caso do sistema GrandChef que trás rapidez e agilidade, automatizando processos internos agilizando o sistema de pedidos, controle de caixa, estoque e venda. 

Especializado em estabelecimentos gastronômicos, o GrandChef sempre traz as melhores soluções para o seu negócio. Pensando nas necessidades de seus clientes em primeiro lugar.

Dessa forma, você pode utilizar da modalidade de delivery, criando um site online próprio, com o cardápio digital do jeito que melhor te agradar. 

Ou seja, com fotos de produtos, descrições, logo, características da marca, promoções, programa fidelidade e muito mais. Inclusive contado com entrega agendada para que venda 24 horas por dia.

Seu estoque fica sempre em dia com tudo calculado, e você sempre tem controle total do que entra e sai, sabendo sempre o que ainda resta e quando algo está para acabar por meio de relatórios. 

Além do módulo de controle de estoque há o de controle financeiro que te ajuda a deixar o financeiro sempre em dia. Com relatórios sempre atualizados de DRE, abre e fecha caixa, e demais cálculos importantes para uma boa gestão. 

Toda essa automação vai melhorar e agilizar seus processos, retirar a possibilidade de erros de cálculos e pedidos e deixar seu atendimento cada vez melhor.

E ainda há a venda balcão que combina certinho com a modalidade, pois o sistema PDV fecha as vendas de seu ponto comercial de forma simples e rápida. Agilizando o seu trabalho. 

Portanto, não perca mais tempo e venha testar o melhor sistema para estabelecimentos gastronômicos, que atende a suas necessidades. 

Baixe agora o GrandChef gratuitamente e comprove os benefícios que trás a sua gestão.

gerente de restaurante

Descubra como ter seu restaurante na palma de sua mão de onde estiver.

Julianna Giacobbo

Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Redatora no Sistema GrandChef, buscando sempre trazer conteúdo de relevante há donos de bares, restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

One thought on “Habilidades Indispensáveis de um Gerente de Restaurante

Deixe uma resposta

Separamos as melhores dicas para você

Preencha e receba dicas de empreendedorismo, gestão financeira, estoque, tecnologia e muito mais para poupar dinheiro e triplicar as vendas.

%d blogueiros gostam disto: