fbpx

História da Pizza: Fatos que Você Provavelmente não Sabia

A história da pizza tem vários fatos curiosos e que poucas pessoas conhecem. 

Além de ser a queridinha dos brasileiros e do mundo, as pizzarias são negócios muito lucrativos no segmento. Afinal, quem não gosta de pizza? 

Agora essa comida tem uma história muito antiga, desde as antigas civilizações. E sabemos que para ter o melhor negócio é sempre bom conhecer  a fundo toda a história do produto.

Está curioso para saber sobre a história da pizza, a iguaria maravilhosa, então continue neste artigo e descubra.

Quando e onde surgiu a primeira pizza?

Quando o nome pizza vem à tona é comum direcionar o pensamento diretamente à Itália. 

Mas, se engana muito quem pensa que a história da pizza começou na Itália. 

As primeiras notícias sobre o surgimento da pizza vieram do Egito. Mas, não tinham muito a ver com as massas redondas que conhecemos hoje em dia. 

Há muitos anos os egípcios produziram uma massa bem fina, meio em forma de disco a base de farinha e água. 

E ao passar dos anos outras culturas foram se apropriando da receita, acrescentaram ingredientes. Até que chegou nos italianos. 

Assim, mesmo na Itália a pizza ficou mais conhecida pelo interesse da monarquia na iguaria. Que acabou sendo aprovada em uma receita de molho de tomate, muçarela e manjericão.

Surgimento da pizza no Brasil

A primeira pizza conhecida em solo brasileiro, foi trazida pelos imigrantes italianos, em São Paulo.

Em 1910, Carmino Corvino quando veio morar no Brasil, abrindo um estabelecimento no famoso Brás de São Paulo. 

Assim, essa pizzaria, a mais antiga do país acabou fechando e do modelo ela caiu no gosto popular e foi abrasileirada. Afinal, dar um jeitinho brasileiro é bom demais.

E foi assim, que os diversos sabores que conhecemos hoje foram nascendo, e se adaptando de estado para estado. 

História da Pizza

A famosa pizza italiana

A Itália é a maior referência para pizzas que temos hoje em dia. Mas, a receita chegou ao país apenas na época das cruzadas. 

Trazida pelos turcos e muçulmanos que conheciam a receita, em Nápoles é o local onde a primeira pizza de verdade foi criada. 

A ideia é que as pessoas comprassem fatias da mesma e fossem comendo pelo caminho, muito parecido com o que se faz hoje em dia.

Assim, em seu começo interessava mais a população mais pobre.

Porém, a popularidade do alimento foi aumentando à medida que a realeza ia se apaixonando pela comida. Como o Rei Umberto I e a Rainha Margherita.  

Quando visitaram Nápoles em 1889, queriam conhecer a culinária local e a rainha ficou encantada pela produção da famosa pizza de molho de tomate, muçarela e manjericão que homenageia a bandeira da Itália. E inclusive o nome da pizza é uma menção ao nome da Rainha.

História da pizza delivery

A moda da pizza delivery começou nos Estados Unidos, logo após a Segunda Guerra Mundial , muitas pessoas estavam famintas pela sua pizza favorita, mas não podiam ir até a pizzaria. 

Assim, uma loja em Nova Iorque teve a ideia de oferecer o serviço de levar a pizza até os clientes. 

Mas, o delivery mais parecido com o que conhecemos hoje, surgiu em Los Angeles, alguns anos depois. 

E desde então, a praticidade para pedir pizza só aumentou. Assim, como a agilidade e segurança da entrega também.

Tenha um sistema delivery

Para conseguir ter um atendimento de qualidade é preciso investir em uma boa tecnologia que possibilite atender grande número de pedidos.

Dessa forma, os processo são otimizados, pois, os pedidos vão direto para a cozinha e posteriormente são direcionados para tela de entregas. 

Assim, consegue acompanhar o status de cada pedido e ver como está o andamento.

Tudo isso é possível com o GrandChef, um sistema de gestão totalmente integrado com delivery online especializado em estabelecimentos do ramo alimentício.

Além disso, você cria um site de delivery próprio para sua pizzaria delivery completamente personalizado com sua marca e preferências.

Ou seja, o cliente consegue perceber a identidade visual de sua marca desde o momento que olha o cardápio até o pedido. 

Não perca mais tempo, baixe o GrandChef e comprove as maravilhas do sistema de delivery.

História da Pizza

Logo, o seu site se comporta como um aplicativo no celular do usuário tornando o processo mais rápido e prático. Além de, poder compartilhar o link pelas redes sociais.

Julianna Giacobbo

Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Redatora no Sistema GrandChef, buscando sempre trazer conteúdos relevantes a donos de bares, restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

One thought on “História da Pizza: Fatos que Você Provavelmente não Sabia

Deixe uma resposta

Separamos as melhores dicas para você

Preencha e receba dicas de empreendedorismo, gestão financeira, estoque, tecnologia e muito mais para poupar dinheiro e triplicar as vendas.

%d blogueiros gostam disto: