A música ambiente para restaurantes desempenha um papel crucial na experiência dos clientes.
Desde criar uma atmosfera acolhedora até influenciar o humor e o comportamento, a seleção adequada de música pode fazer a diferença entre uma refeição comum e uma experiência memorável. Continue lendo para saber mais sobre.
O que é considerado música ambiente?
Trata-se de uma seleção de faixas musicais cuidadosamente escolhidas para complementar o ambiente, sendo tocada em segundo plano para proporcionar um momento relaxante para os clientes.
Geralmente, a música ambiente é suave, sem distrações ou mudanças bruscas de ritmo, e tem um volume que permite que as pessoas conversem confortavelmente.
Como a música influencia as pessoas?
A Universidade de Arkansas realizou um estudo sobre como a música ambiente influencia as refeições feitas em um restaurante.
Foram avaliados mais de 90 voluntários e considerados quatro gêneros musicais: jazz, música clássica, rock e hip-hop, e alimentos “emocionais” — que carregam consigo algum tipo de memória afetiva, por exemplo, o chocolate — e “não emocionais” — que costumam passar despercebidas, como o pimentão.
Durante o estudo, foi constatado que as pessoas tinham mais apetite ao ouvir jazz e menos quando ouviam hip-hop durante as refeições.
Como conclusão, os pesquisadores afirmam que isso estava relacionado às emoções, pois quando ouvimos ritmos harmônicos (como o jazz) nossa alegria aumenta e, consequentemente, o apetite também.
Mas não é só o aumento do apetite que faz as pessoas comerem mais.
Conforme o jornal acadêmico Psychological Reports, a impulsividade e a “pressa” desempenham um papel importante.
“Um ambiente mais estimulado e energético faz com que as pessoas comam mais, porque são encorajadas a comer rapidamente. Mas se a atmosfera do restaurante faz com que as pessoas se sintam mais relaxadas e passem mais tempo desfrutando de sua comida, isso as leva a comer menos.”
Outro estudo da Universidade de Oxford avaliou 700 voluntários em experiência multissensorial, agora, relacionando refeições específicas com gêneros musicais.
Os resultados determinaram que o mais adequado é música clássica para a culinária italiana, pop para a culinária chinesa, rock clássico para a culinária indiana e jazz para a culinária japonesa e tailandesa.
💡 Posso cobrar couvert artístico por conta da música ambiente? Descubra os direitos do consumidor em restaurantes.
Como escolher música ambiente para meu restaurante?
Conheça o seu público
Antes de selecionar a trilha sonora para o seu restaurante, é importante entender o perfil do seu público-alvo.
Considere a idade, o estilo de vida e as preferências musicais dos seus clientes para garantir que a música ambiente seja apropriada e atraente para eles.
Ajuste o estilo de música à atmosfera
O estilo de música escolhido deve estar alinhado com o conceito do seu restaurante.
Por exemplo, um restaurante elegante e sofisticado pode se beneficiar de músicas clássicas ou jazz suave, enquanto um café descontraído pode optar por músicas indie ou alternativas.
Considere o horário de funcionamento
O horário também deve influenciar a escolha da música ambiente.
Durante o horário de almoço, músicas mais animadas e enérgicas podem ajudar a impulsionar o fluxo de clientes, enquanto à noite, músicas mais suaves e relaxantes podem criar uma atmosfera mais intimista e agradável.
Teste e obtenha feedback
Não tenha medo de experimentar diferentes estilos e gêneros de música e solicitar feedback dos seus clientes.
Isso pode ajudá-lo a entender melhor o que funciona e o que não funciona para o seu restaurante e ajustar a seleção musical conforme necessário.
E o que evitar?
Ao escolher música ambiente para o seu restaurante, há algumas coisas que você deve evitar para garantir uma experiência agradável aos clientes:
- Evite músicas com letras explícitas ou conteúdo controverso que possa ofender os clientes.
- Evite mudanças bruscas de ritmo ou volume que possam distrair ou incomodar os clientes.
- Evite repetir a mesma playlist com muita frequência, pois isso pode cansar os clientes e tornar a experiência monótona.
- Evite colocar em rádios, os comerciais e programações podem quebrar o clima.