Inteligência Emocional: Saiba Como Pode Melhorar a Qualidade do seu Restaurante

Desenvolver a inteligência emocional, é adquirir a capacidade de compreender e controlar as próprias emoções e conseguir respeitar as dos outros. 

Assim, quando se trata de atendimento ao cliente e relações interiores de funcionários do restaurante é fundamental mantê-la. 

Afinal, o atendimento ao cliente exige que a pessoa tenha autocontrole, pois é bem comum eles se exaltarem e serem rudes.

Por isso, seus funcionários devem ser treinados para terem inteligência emocional, mantendo controle de seus sentimentos, e conseguindo lidar com o dos outros.

Tudo isso melhora a convivência em equipe e o atendimento. Dessa forma trabalhe isso com seus funcionários e em você também.

A diferença é vista muito fácil, facilitará suas relações, contato com fornecedores e até clientes. 

Então, vem com a gente entender melhor desse assunto e como trabalhá-la na sua empresa.

Mas, afinal o que exatamente é inteligência emocional?

A inteligência emocional está diretamente ligada às capacidades sociais. Ela se divide em autoconhecimento emocional, controle emocional, automotivação, empatia e desenvolvimento de relacionamentos interpessoais. 

Assim, trata-se de conhecer suas emoções e saber avaliá-las, estudá-las e controlá-las da forma correta.  De uma modo mais geral conseguir saber quais são e como lidar de forma inteligente com isso. 

Pense um pouco, em caso de ter um funcionário que sinta muita raiva ou se chateie facilmente. Ao se deparar com um cliente não muito educado, ou com a situação de um erro de pedido, caso ele não saiba se controlar, pode acontecer desastres. 

A falta de capacidade de lidar com si mesmo, tem de ser controlada quando trabalha-se em um restaurante. 

Logo, saber lidar com suas emoções, vai ajudar na tomada de decisões, atendimento e inúmeras outras partes de seu negócio. Trabalhe isso com seus colaboradores. 

Mas, como conseguir isso? Pode ser por meio de treinamentos, práticas, a maneira que achar que dará mais certo.

Benefícios que a inteligência emocional proporciona

1. Clareza na tomada de decisões

Seja para o dono do restaurante, sócio ou gerente, há muitas responsabilidades em tomadas de decisões  importantes. 

E isso, jamais deve ser feito de qualquer forma. Assim, com a inteligência emocional bem trabalhada esse momento pode ser feito com cautela, sem nenhum sentimento momentâneo atrapalhar. 

Ou seja, ela te leva a uma melhor tomada de decisões. 

2. Gerenciamento de conflitos

Aqui é referido a todo o tipo de conflito encontrado dentro do ambiente, seja eles ligados a gestão, atendimento ou vida pessoal.

Logo, conhecendo suas emoções e sabendo trabalha-las da melhor forma, é capaz de resolver esses conflitos sem aumenta-los e de forma lógica.

Deste modo, trás satisfação ao cliente, evita conflitos internos e maiores problemas de desentendimento.

3. Melhor liderança

Essa é fundamental mais uma vez para quem está a frente das tomadas de decisões.

Um líder tem de ser calma, saber contornar situações difíceis, e lidar com muitas coisas sob pressão.

Toda essa pressão trará estresse que deve ser controlado, para não gerar problemas. Por isso, saber controlar emoções gera uma liderança muito melhor.

Veja como estimular a inteligência emocional em seus colaboradores

1. Pausas em horários do expediente

As pausas são o único momento em que o funcionário pode relaxar dentro do ambiente de trabalho.

Assim, ter um momento para relaxar e ter relacionamento interpessoal (consigo mesmo), é tão importante quanto se relacionar com outras pessoas.

Dessa forma, nessas pausas eles refletem sobre acontecimentos, se acalmam, e acabam impedindo de se deixar levar pelo estresse.

As pessoas não são maquinas, por isso precisam de um momento para si mesmas.

2. Saiba passar feedbacks

O feedback não é exatamente uma hora para ficar dando puxões de orelha nos colaboradores.

Sim, eles servem para apresentar o que pode ser melhorado, mas, as coisas boas feitas devem ser valorizadas e parabenizadas também.

Você deve saber passar um feedback com calma, sem soar rude e ter muito tato com as palavras, afinal, cada palavra errada pode soar muito mal.

Por isso, esse momento tem de ser visto como uma conversa amigável, troca de concelhos e não algo para chamar a atenção.

Toda essa sensibilidade ajuda seus colaboradores a manterem a inteligência emocional e até inspirarem-se em você.

3. Incentive construção em equipe

O pessoal da cozinha, gerentes, garçons, todos trabalharam em conjunto, por isso, devem se sentir uma equipe e poder confiar uns nos outros.

Dessa forma, as relações se tornam mais saudáveis e produtivas , além de tornar o ambiente agradável.

E isso consecutivamente melhora a convivência e produção, o torna o serviço de seu restaurante excelente.

Por isso, a inteligência emocional deve ser incentivada, pessoas que sabem lidar com seus sentimento lidam melhor com o trabalho e com as relações com pessoas. Algo, que há o tempo inteiro dentro de um restaurante.

Isso, vai garantir satisfação do cliente, melhor engajamento de funcionários e serviços cada vez mais eficientes e lucrativos.

Tenha um atendimento melhor e aumente as vendas

Com certeza você se pega pensando em como cativar mais clientes e melhorar a experiência deles com seu restaurante. 

Sendo assim, o GrandChef pensa da mesma forma, em como trazer todas as soluções para que você alcance esse objetivo. 

Um atendimento automatizado e agilizado, onde seus clientes podem pedir por cardápios digitais, por QR code ou delivery.

Dessa forma, otimiza o serviço dos garçons, da mais autonomia ao cliente e deixa a relação pessoal cliente garçom, mais simples e fácil de agradar.

O sistema GrandChef, tem um sistema de gestão completo especializado em estabelecimentos gastronômicos.

Assim, está totalmente apto a fornecer o melhor serviço a seu restaurante. Trazendo controle total de estoque, fluxo de caixa e o sistema PDV fecha as vendas automaticamente agilizando o atendimento e evitando filas. 

Ele é perfeito para quem atender altas demandas o que provavelmente será seu caso. Ter um restaurante com gestão completamente controlada e integrada não tem preço. 

Está sempre pensando no melhor para seus clientes. Já imaginou ter um site de delivery próprio? Um sistema de gestão muito simples e organize completamente seus processos? Ou relatórios todos atualizados de seu financeiro e estoque? 

Tudo isso e muito mais é possível com o Sistema GrandChef. Não depender de terceiros para vender, acabar com a chance de erros de cálculos no restaurante e desperdícios de estoque. 

O GrandChef é a plataforma ideal para quem quer oferecer o melhor serviço a seus clientes. 

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About Julianna Giacobbo

Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Atualmente redatora na empresa GrandChef, sistema desenvolvido para bares restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

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