Como Fazer a Limpeza de Coifas e Exaustores de Restaurante?

A coifa é responsável por mandar ar quente para fora e voltar com ar fresco para o ambiente, para manter o equilíbrio da ventilação da cozinha. Por isso, a limpeza de coifas e exaustores é tão importante. 

Ela é importante para a ventilação correta de cozinhas comerciais, assim, quando usada uma coifa o ar deve seguir pelos dutos de forma rápida e eficiente. 

Afinal, o objetivo das coifas é eliminar os contaminantes e odores do ar sugando, filtrando e mandando para fora do ambiente. Depois disso, ela traz ar fresco para manter a qualidade do ar do ambiente. 

Dessa forma, a limpeza da coifa além de manter seu funcionamento eficiente evita que aconteçam acidentes graves. 

Por isso, preparamos dicas que vão te ajudar a fazer a limpeza de coifas e exaustores do restaurante e não correr riscos. Segue com a gente.

Como limpar coifa de restaurante

O mais importante é que antes de começar a limpar a coifa, você proteja os utensílios que ficam ao redor ou por perto dela. 

Pois, quando a limpeza começa, água e gordura irão escorrer e isso pode acabar sujando outros materiais na cozinha.

É aconselhado a não deixar sua coifa muito tempo sem limpar, afinal quanto mais tempo passar, mais suja ela fica e mais demora para fazer a limpeza. 

Para a limpeza da coifas e exaustores normalmente é usado desengordurante, esponjas e fibras para limpeza e também podem ser usados borrifadores de alta pressão. 

Dessa forma, o ideal para a limpeza remova toda a gordura e consiga ver o inox da sua coifa limpo e brilhante novamente. 

E como a gordura é removida mais facilmente com altas temperaturas é ideal que utilize água morna para a limpeza.

Agora, vamos ver um passo a passo de como fazer a limpeza.

1. Limpeza dos filtros

O primeiro passo para realizar a limpeza é remover os filtros. Deixe-os de molho em água morna e desengordurante para que vá soltando a sujeira contida nele. 

E só volte a se preocupar com eles quando terminar de limpar o restante da coifa, tirando a gordura com uma esponja. Depois só enxaguar com água e secar.

2. Remoção da gordura do duto de ar

Raspe toda a camada de gordura contida na superfície, para isso, aplique uma boa camada de água morna e desengordurante e espere agir por um tempo.

Quando a gordura tiver começando a escorrer significa que é hora de enxaguar  de preferência com uma lavadora de alta pressão.

3. Limpe os exaustores

Remova o exaustor, jogue água com desengordurante por ele e espere o produto agir. Esfregue com esponja e enxágue, seguindo sempre recomendações do fabricante.

Lembre-se de manter tudo muito corretamente para que não venha a ter contaminação cruzada, por exemplo.

4. Limpeza da coifa

Raspe toda a gordura da parte interna da coifa, aplique água e os produtos na parte interna e externa e espere amolecer um pouco. 

Assim, com a lavadora de alta pressão enxágue o equipamento e seque em seguida.

5. Inspeção de coifa

Antes de usar coifa novamente, é importante ver se está tudo certo e no lugar. Confira os encaixes, garantindo que a função será executada da forma desejada. 

Após finalizar a limpeza, se quiser deixar tudo brilhando e sem manchas pode usar um produto para polir inox.

Com que frequência fazer limpeza das coifas e exaustores?

Para garantir que não haja risco de incêndio em cozinha, você deve fazer limpezas regularmente. 

Mas de preferência se está afim de evitar acidentes é indicado fazer inspeções por meio de um cronograma.

A frequência de limpeza varia de acordo com a demanda de sua cozinha, veja algumas estipulações e frequência de limpeza:

  • Restaurantes de fast food e outros com muitas frituras: 30 dias;
  • Restaurante com volume baixo (comida comum, apenas uma refeição): 6 em 6 meses.
  • Restaurantes que servem alto volume de refeições, mas sem realizarem muitas frituras: 3 em 3 meses;
  • Locais que servem poucas refeições ou sazonais: 1 ano.

Lembrando que essas indicações são gerais e podem variar de acordo com as instruções do fabricante, que agregam maior valor.

Otimize os processos de seu restaurante

Todo restaurante lida diariamente com atendimento ao cliente, e isso é o que mais pesa em questões de qualidade.

Além de manter o local sempre bem limpo, com tudo em dia, tem de proporcionar bom atendimento, e nada melhor do que fazer isso de uma forma facilitada.

Isso é possível com um sistema como o GrandChef, um sistema de gestão completo especializado em estabelecimentos gastronômicos. Ele proporciona as melhores formas de atender o cliente e otimizar processos internos. 

Assim, conta com maneiras de atendimento automatizado como por meio de cardápio digital e QR code na mesa, que seguem a mesma lógica de estilos de pedido. 

A única diferença é a forma como são disponibilizados, mas ambos dão autonomia ao cliente para realizar o pedido sozinho, que assim que realizado vai diretamente a sua cozinha. 

Além disso, conta com controle total de fluxo de caixa e financeiro, assim você fica por dentro de tudo que entra e sai de seu caixa, movimentações e demais relatórios importantes.

Fora isso, você conta com controle de estoque, delivery, sistema de venda balcão, pagamento online, entregas agendadas e muito mais.  

Então, não perca mais tempo e venha descobrir como é ter a melhor gestão de restaurante possível. 

Baixe o GrandChef agora gratuitamente, faça um teste, e comprove todos esses benefícios que ele trará a sua gestão.

Descubra como é ter seu negócio na palma de sua mão de qualquer lugar em que estiver.

About Julianna Giacobbo

Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Atualmente redatora na empresa GrandChef, sistema desenvolvido para bares restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

Deixe uma resposta

Ainda não usa o GrandChef? Teste grátis por 30 dias!
Baixar agora
%d blogueiros gostam disto: