Marketplace de Alimentos: Vantagens e Desvantagens de Usar

A tecnologia proporciona diversas possibilidades de maior conforto as pessoas um exemplo disso é o marketplace de alimentos.

Por ser uma plataforma que possibilita diversos estabelecimentos a venderem online de forma facilitada.

Assim, empresas mundialmente conhecidas utilizam desse método de trabalho como Mercado Livre, iFood, Uber Eats, Rappi e Delivery Much.

Como Funciona um Marketplace?

Diferente de um e-commerce em que somente uma loja vende por ele no marketplace diversas lojas disponibilizam seu produto na plataforma.

Dessa forma, os lojistas que tem interesse em vender em algum dos marketplaces tem de se cadastrar na plataforma.

Assim em troca da estrutura e divulgação da plataforma é cobrado taxas e essa é a forma pela qual a empresa consegue monetizar a plataforma.

Vantagens

Baixo Custo de Adesão: Para conseguir estar presente nesses tipos de aplicativo, não é preciso muito investimento de dinheiro. Assim, para entrar no aplicativo basta entrar em contato com a empresa a qual quer aderir, mas futuramente virá a pagar taxas pelos pedidos realizados.

Visibilidade: Tendo essa presença online você estará disponível para ser encontrado pelos usuários da plataforma, podendo aumentar a visibilidade de seu restaurante.

Novos Clientes: Essas plataformas contam com grande base de clientes e, assim, há grande possibilidade de aderir novos clientes.

Aumento das Vendas: Os maiores marketplaces do Brasil possuem médias altas de compradores, ou seja, anunciar por eles pode te garantir um grande aumento em suas vendas.

marketplace

Desvantagens

Dependência: Você se torna dependente da plataforma para tudo, desde a mudar informações sobre seus produtos, e até a alguns atendimentos de cliente. Além disso, se o marketplace decidir encerrar o funcionamento, todas as marcas presentes nele perdem seu canal de vendas.

A Marca Perde Personalidade: Quantas vezes você já perguntou ou ouviu alguém comentando sobre uma boa comida, e a pessoa responde que pediu no iFood. Mas e o estabelecimento da onde vem o produto, fica aonde? Isso é a desvalorização de sua marca que um marketplace pode causar, afinal, eles não irão trabalhar a sua marca.

Grande Concorrência: Diversas marcas anunciaram na mesma plataforma que você, tendo a concorrência bem a seu lado, não será lhe garantido a exclusividade de não ter outros restaurantes ou pizzarias no mesmo local que você. Assim, a concorrência e disputa das vendas fica um tanto acirrada.

Custos: Com o tempo o aumento do valor das taxas podem vir a ficar muito alto, pagando percentagens e comissões de todos os seus produtos ao marketplace, não sendo mais vantajoso utilizar tanto esses serviços.

E Afinal, o Que Devo Fazer?

O marketplace pode funcionar perfeitamente para alguns estabelecimentos e para outros não, tudo depende de uma série de fatores e possibilidades. 

Mas, nada impede sua empresa de estar nessas plataformas e mesmo assim investir em uma própria para mais exclusividade.

Como exemplo, o GrandChef Delivery que, ao contrário dos marketplaces de delivery, proporciona uma plataforma própria sem seguir os modelos das mesmas. 

Ou seja, o GrandChef oferece um site de delivery próprio a seu restaurante, baseado na identidade de sua marca e nas suas preferências.

Assim, você terá um domínio próprio, livre de taxas por pedidos, personalizado de seu gosto e fácil de usar. Confira algumas das vantagens de o usar.

marketplace

Dessa forma, você tem um delivery eficiente, que atende a suas necessidades, fácil de usar e que ainda possibilita envio do link por WhatsApp e outras redes.

É fácil e prático de mais para aderir, não tem como ficar de fora dessa.

marketplace

Portanto, não perca mais tempo, experimente um delivery em que você pode vender o quanto quiser e pagar só um valor fixo por mês.

About Julianna Giacobbo

Acadêmica de letras, apaixonada por livros, café e escrita. Atualmente redatora na empresa GrandChef, sistema desenvolvido para bares restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

One thought on “Marketplace de Alimentos: Vantagens e Desvantagens de Usar”

Deixe uma resposta

Ainda não usa o GrandChef? Teste grátis por 30 dias!
Baixar agora
%d blogueiros gostam disto: