fbpx

Como Definir a Missão, Visão e os Valores de seu Restaurante?

Para definir a missão, visão e valor do restaurante, antes de tudo você tem que pensar no que o seu restaurante quer oferecer, como você deseja que ele seja reconhecido e porque ele foi criado. 

Esses serão os pilares centrais de seu restaurante, o que seus clientes verão em seu estabelecimento. 

Sem essas definições o negócio tende a perder o foco, o que acaba desperdiçando esforços e recursos sem realmente ter um retorno ideal do trabalho. 

Empresas de sucesso tem suas missão, visão e valores muito bem definidos, para conseguir obter o maior sucesso. 

Por isso, ao abrir um estabelecimento alimentício é importante que trace a missão, visão e valor do restaurante, afinal isso vai definir boa parte da qualidade de atendimento e processos. 

E por isso neste artigo vamos explicar cada uma dessas coisas, e a sua importância. Então se quer ficar por dentro entender como montar o seu segue por aqui.

Porque estabelecer missão, visão e valores?

Estabelecer a missão, visão e valor, garantem que você sempre tenha algo a conquistar e buscar. Esses planos podem ser tanto envolvendo o dia a dia ou a longo prazo. 

Planejamento é uma parte essencial do negócio, tanto que quando se quer abrir um estabelecimento o primeiro passo é criar o plano de negócio

Ele é interessante para o empreendimento não falhar, dessa forma, tem que ser pensado e montado antes mesmo de o estabelecimento inaugurar.

Afinal ele garante que você e sua equipe saibam como devem trabalhar e quais objetivos querem atingir. 

Basicamente a função da missão, valor e visão fazer você lembrar de onde está, aonde quer chegar e como fazer isso.

missão visão e valor restaurante

O que são missão, valor e visão de um restaurante?

Missão

A missão é a descrição do objetivo pelo qual a empresa está existindo. Ela explica por qual razão a empresa foi aberta.

Qual é a razão de seu restaurante existir? Seja bem claro e objetivo na resposta. 

É interessante aqui separar quais são as palavras principais que definem seu restaurante, como qualidade e higiene. 

E juntar com o motivo da abertura do restaurante, como ser um sonho seu. Com isso em mãos sua missão estará pronta.

Visão

A visão cumpre o papel de idealização do negócio. Assim, precisa ser uma visão que tenha sentido, realista e esteja dentro de seu orçamento para o empreendimento.  

Essas metas devem ser esquematizadas dentro de prazos a serem cumpridos, os objetivos para futuro, como um ano, a cada semana precisam estar mais perto e alguns passos mais fácil de alcançar.

Este quesito pode abordar tanto questões relacionadas a espaço físico quanto a como imagina que será a impressão dos clientes sobre você. 

Dessa forma, você precisa ser bem realista nesta hora, as metas precisam ser alcançáveis e combinar com o perfil de seu restaurante. 

Como a visão representa algo para o futuro, significa que o restaurante pode ter começado de um jeito e com um objetivo, mas pretende mudá-lo durante o percurso. 

Valores

Em que você acredita? E mais importante ainda, em que seu restaurante acredita e quais são suas características marcantes? 

Todo empreendimento deve seguir seus valores, dentro do cotidiano, e é passando quais são os valores que se consegue isso. 

Como por exemplo, se o valor de seu negócio for a transparência, você sempre deve dá-la ao máximo a seus clientes para fidelizá-los. 

E você preza pelo que, pela higiene? Faz bom uso da sustentabilidade? Oferece o maior conforto? Isso tudo faz parte dos valores de seu restaurante.

missão visão e valor restaurante

Como colocar isso em prática?

O processo de criação da missão, visão e valor do restaurante, não é algo que acontece aleatoriamente, ele vem de algo concreto. 

Pense no que te motivou a abrir o restaurante, como toda a ideia surgiu e como foi feito o processo. 

Além disso, ainda pense em tudo que seu restaurante tem de específico as comidas, processo de produção, atendimento diferenciado, entre outros detalhes. Dessa forma, começa a criar sua missão. 

Com tudo em mente comece a construir esses três processos montando as partes de seu estabelecimento, um parágrafo normalmente basta. 

Como por exemplo a missão: servir refeições de qualidade, tendo em vista a excelência em variedades e higiene, em um ambiente agradável, com estrutura de ponta e profissionais capacitados a prestar o melhor atendimento.

Visão: Ser uma empresa reconhecida por sua sustentabilidade, fortalecendo nossa reputação de servirmos produtos de qualidade e excelência em nosso atendimento, buscando superar as expectativas dos clientes, para que os mesmos se sintam queridos e se identifiquem com nossos valores.

Valores:

  • Trabalho em equipe;
  • Agilidade e qualidade;
  • Respeito aos clientes;
  • Responsabilidade ambiental;
  • Respeito a colaboradores e funcionários.

Transforme os processos de seu restaurante

Rapidez e agilidade são fundamentais para um restaurante, por isso nada melhor do que automatizar os processos internos. 

Assim, já agiliza o sistema de pedidos, controle de caixa, estoque e venda. 

Tudo isso é possível com o sistema GrandChef, completamente especializado em estabelecimentos gastronômicos, traz as melhores soluções para o seu negócio. 

Dessa forma, pode utilizar da modalidade de delivery, criando um site online próprio, com o cardápio digital do jeito que melhor te agradar. 

Com fotos de produtos, descrições, logo, características da marca, promoções, programa fidelidade e muito mais. 

Seu estoque fica sempre em dia com tudo calculado, e você sempre tem controle total do que entra e sai, sabendo sempre o que ainda resta e quando algo está para acabar por meio de relatórios. 

Além do módulo de controle de estoque há o de controle financeiro que te ajuda a deixar o financeiro sempre em dia. Com relatórios sempre atualizados de DRE, abre e fecha caixa, e demais cálculos importantes para uma boa gestão. 

Toda essa automação vai melhorar e agilizar seus processos, retirar a possibilidade de erros de cálculos e pedidos e deixar seu atendimento cada vez melhor.

E ainda há a venda balcão que combina certinho com a modalidade, pois o sistema PDV fecha as vendas de seu ponto comercial de forma simples e rápida. Agilizando o seu trabalho. 

Portanto, não perca mais tempo e venha testar o melhor sistema para estabelecimentos gastronômicos, que atende a suas necessidades. 

Baixe agora o GrandChef gratuitamente e comprove os benefícios que trás a sua gestão.

missão visão e valor restaurante

Descubra como ter seu restaurante na palma de sua mão de onde estiver.

Julianna Giacobbo

Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Redatora no Sistema GrandChef, buscando sempre trazer conteúdo de relevante há donos de bares, restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

One thought on “Como Definir a Missão, Visão e os Valores de seu Restaurante?

Deixe uma resposta

Separamos as melhores dicas para você

Preencha e receba dicas de empreendedorismo, gestão financeira, estoque, tecnologia e muito mais para poupar dinheiro e triplicar as vendas.

%d blogueiros gostam disto: