O Que é e Como Montar um Restaurante Corporativo?

O restaurante corporativo é uma excelente ideia para empresários que se preocupam com o bem estar de seus colaboradores.

Assim, se está pensando em oferecer alimentação a seus funcionários na empresa é o caminho certo a seguir. 

Essa iniciativa traz benefícios a você e seus funcionários, além de agregar um certo valor ao negócio. 

Mas, é importante prestar atenção em alguns detalhes para que o processo seja bem feito e da forma correta. 

Então se está querendo saber mais sobre o que é um restaurante corporativo e como montá-lo, segue com a gente.

O que é um restaurante corporativo?

O restaurante corporativo  é um local em que a empresa oferece a alimentação para seus colaboradores. 

Independente de ser almoço, janta ou até um lanche. Funciona igual a um restaurante comum, mas administrado pela empresa ou por um serviço terceirizado. 

Inclusive pode seguir um estilo de self-service ou pratos feitos direto pela equipe da cozinha.

restaurante corporativo

Porque implementar um restaurante dentro da empresa?

Em muitos casos, as empresas optam por conceder apenas um vale alimentação, que é mais simples de gerenciar.

Porém em empresas maiores, em regiões mais afastadas acaba sendo vantajoso em alguns aspectos disponibilizar um restaurante corporativo. 

Assim, proporciona um tempo melhor para as refeições, quando a empresa fica muito longe, pois, o deslocamento dos funcionários pode gerar alguns atrasos e ser ruim inclusive para eles. 

Então, pensar em um restaurante corporativo ajuda na logística em relação a saída do trabalho e otimiza tempo. A falta da necessidade de deslocamento contribui também para melhorar a produtividade.

Por comer em um restaurante próprio da empresa, o corpo acaba relaxando melhor. 

Outro fato importante é que a alimentação balanceada proposta, mostra ao colaborador como se preocupa com ele. 

Refeições elaboradas por nutricionistas, ofertam a quantidade certa de nutrientes e garante opções mais saudáveis melhorando a qualidade de vida de seus funcionários.

E trazer melhor qualidade aos funcionários é importantíssimo, garante o essencial a eles que ficam até mais aptos a trabalhar e dão resultados melhores. 

Agora vamos focar no processo de montagem de um restaurante corporativo.

Separe um local amplo e adequado

A escolha do local para montar o restaurante corporativo deve ser feita com cuidado. 

Durante o processo de escolha, você tem de pensar no volume de pessoas que precisa caber e ter tamanho suficiente para cozinha também. 

De preferência a um lugar que seja arejado, amplo e de fácil acesso por todos. Além disso, é importante ter banheiro no local ou por perto. 

Caso veja necessidade pode contar com o auxílio de um arquiteto para definir o melhor local ou como adequar algo que já tenha.

restaurante corporativo

Atente-se para cumprir as exigências legais

Quando se oferta alimentação na empresa deve ficar atento a seguir algumas determinações importantes. Elas garantem a segurança alimentar e o cumprimento de exigências legais. 

As leis trabalhistas não exigem que empresas forneçam alimentação aos trabalhadores. Mas, o PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) que visa melhorar as condições alimentícias dos funcionários dando alguns incentivos a empresa.

E ainda existem regras regulamentadoras que visam as condições mínimas de trabalho. Propondo que empresas com mais de 300 empregados disponibilizem espaço confortável para realizar refeições, caso não forneça o alimento em si. 

Além disso, tem de estar atento às regras da Anvisa, seu restaurante mesmo estando dentro da empresa será como os outros. 

Portanto, tem regras básicas sanitárias e de segurança a serem seguidas, se atente a isso.

Planeje o cardápio

Ter um cardápio bem definido é um ponto importante da montagem do negócio. Ele pode ser diário, semanal ou até sazonal a escolha é sua.

O cardápio deve seguir regras nutricionais, por isso, precisa de uma atenção especial e ser visto com antecedência.

Fora isso, o planejamento também auxilia na hora das compras e produção de estoque.  Tendo tudo bem preparado evitando desperdícios e compras em excesso.

Invista em um bom sistema gerencial

É muito difícil um profissional conseguir gerir um restaurante corporativo sem um bom sistema gerencial para restaurante.

Ele permite avaliar os dados, evitar desperdícios, resultados financeiros, além de evitar formação de filas.

Por mais que o restaurante seja dentro da empresa é preciso manter um controle de tudo que seus colaboradores pegam. Seja feito por prato feito ou self-service.

Como é o caso do sistema GrandChef, um sistema de gestão completo especializado em estabelecimentos gastronômicos.

Assim, está totalmente apto a fornecer o melhor serviço a seu restaurante corporativo. Trazendo controle total de estoque, fluxo de caixa e o sistema PDV fecha as vendas automaticamente agilizando o atendimento e evitando filas. 

Ele é perfeito para quem atender altas demandas o que provavelmente será seu caso. Ter um restaurante com gestão completamente controlada e integrada não tem preço. 

Portanto, não perca mais tempo, baixe agora o GrandChef gratuitamente e confira esses e mais inúmeros outros benefícios que ele traz. 

restaurante corporativo

Veja como é manter seu restaurante na palma de sua mão de onde estiver e sem problemas.

Tenha equipe especializada

Para um restaurante corporativo você precisa ter mais de funcionários na cozinha. 

Assim, conte com cozinheiros, chefs, auxiliares de cozinha e se necessário garçons. 

Entretanto, sua equipe deve estar acostumada a trabalhar com grande demanda, pois é isso que encontrará ali. 

A não ser que opte por trabalhar com um serviço terceirizado, assim, só precisará encontrar o serviço para contratar e eles se responsabilizam pela equipe.

Preze pela qualidade do atendimento

Por mais que o restaurante seja corporativo, também deve satisfazer os clientes, que neste caso são os colaboradores da empresa. 

Dessa forma, o gestor deve conhecer seus funcionários, saber de eventuais problemas de saúde e ter opções saudáveis e que atenda a necessidade de todos. 

E os funcionários que por ali trabalham também necessitam de bom treinamento, a cozinha, em casos de haver atendentes e até a equipe de limpeza. Todos devem estar bem preparados.

Atentar-se a sugestões

Oferecer um excelente serviço é essencial em um restaurante corporativo e nada melhor para conseguir saber sobre esse resultado do que fazer uma pesquisa de opinião. 

É importante saber o índice de satisfação dos colaboradores com o serviço.

Caso este esteja muito baixo deve-se tomar providências para melhorias. A ideia de um restaurante corporativo é dar comodidade ao colaborador e não causar transtornos.

Mas, sabemos que problemas podem vir a acontecer e por isso tem de estar aberto a ouvir reclamações. 

Portanto, os feedbacks recebidos podem te nortear a melhorar e evoluir atendendo a necessidade de todos da melhor forma.

About Julianna Giacobbo

Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Atualmente redatora na empresa GrandChef, sistema desenvolvido para bares restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

Deixe uma resposta

Ainda não usa o GrandChef? Teste grátis por 30 dias!
Baixar agora
%d blogueiros gostam disto: