O que é TEF e como funciona?

A Transferência Eletrônica de Fundos, ou TEF, é um sistema que permite transações financeiras através da comunicação entre a automação comercial e as adquirentes, que são empresas que fazem a liquidação financeira de pagamentos eletrônicos.

Mas o que é automação comercial?

É tudo aquilo que compõe o ambiente TEF: monitor, teclado, pinpad, leitor de código de barras e etc.

O TEF é um sistema cada vez mais comum em comércios que possuem grande volume de transações como: restaurantes, supermercados, farmácias, bilheterias e outros grandes varejos.

Para possuir um TEF você precisa de 3 componentes muito importantes, são eles:

TEF House: Empresa responsável por desenvolver o software, “conversar” com todas as adquirentes e resolver possíveis problemas no software, Nesse caso indicamos a GetCard, empresa parceira que possui integração com o GrandChef

Sistema de Gestão: Empresa responsável em realizar a integração com o ponto de venda e dar suporte ao cliente.

Adquirente: empresa responsável por negociar as taxas de transação de crédito ou Débito, fazer antecipação dos recebíveis e integrar com o TEF para autorizar transações e pagamentos.

Quais são as vantagens de ter um TEF?

Ele é multi-adquirente, ou seja, você pode escolher passar cada bandeira com uma adquirente ou operadora de cartão diferente.

O TEF possui centralização e conciliação com os recebimentos dos bancos e relatórios em tempo real, ou seja, é bem mais organizado.

Devo usar um TEF ou uma maquininha de cartão?

Se o fluxo de transações é muito intenso, possui vários meios de pagamentos e aceita todas as bandeiras de cartões de crédito e não quer ter dor de cabeça com a Receita Federal, o TEF dedicado ou TEF IP é a melhor opção! Ele suporta várias transações com segurança e rapidez, integra com todas as adquirentes e emite o comprovante fiscal e substitui as máquinas de cartão.

Utilize sempre o meio de captura que se adapta melhor ao seu tipo de estabelecimento. Em alguns estados, o TEF é obrigatório para determinados tipos de estabelecimentos, em outros, não. É importante consultar a legislação do seu Estado.

Como começar a usar o TEF?

Se você possui um restaurante e deseja implantar o TEF, Veja como funciona : https://help.grandchef.com.br/article/como-funciona-o-tef/

Acesse : https://www.grandchef.com.br/

About Geison SC

Entusiasta da tecnologia e apaixonado por café. Formado em Redes de Computadores pela faculdade FIAP-SP, atualmente CEO da empresa GrandChef sistema desenvolvido para bares restaurantes e similiares. Sempre disponivel para novas conversas para estar sempre aprimorando seu conhecimento na area tecnologica.

Deixe uma resposta

Ainda não usa o GrandChef? Teste grátis por 30 dias!
Instalar Agora
%d blogueiros gostam disto: