O que é um Bistrô?

Bem provável que passe pela sua cabeça qual é a diferença entre um restaurante e um bistrô. 

A diferença é que um bistrô costuma ser um estabelecimento menor e bem mais aconchegante. São negócios onde os donos atuam bem próximo aos clientes, por muitas vezes até um negócio familiar. 

Podemos dizer que um bistrô é um local mais intimista, uma mistura de um restaurante com pratos mais sofisticados e um ponto de encontro mais tranquilo. 

Outro grande diferencial é a comida saborosa remetendo a uma comfort food, entretanto sem ser pratos extremamente simples. Os clientes adoram a ideia por não terem de pagar tanto por uma refeição. 

Então, se quer saber melhor como é um bistrô e como funciona, segue neste artigo que o GrandChef preparou para você.

O que é um bistrô?

A versão mais comum desta história data na França em 1815, quando as mulheres francesas ficaram sozinhas por causa da guerra e vendiam comida em casa como forma de obter uma renda. 

Assim, surgiu o termo bistrô, referindo-se ao modelo de negócio das mulheres. Mas, há também uma segunda versão para a origem do termo deste nome. 

Isso porque, na língua russa há a palavra “bystro”, alguns historiadores afirmam que isto começou a existir para os franceses na Segunda Guerra Mundial, onde os soldados gritavam nos restaurantes pedindo por “bystro”. Palavra que em russo significa “rápido”. 

Não sabemos quais dos fatos realmente originaram o nome, mas é certo que na França até hoje é cheio de bistrôs por onde andar. Espaços pequenos, aconchegantes e com uma comida simples mas muito saborosa. 

Então, se busca um negócio mais íntimo e que interaja bem com os clientes, o bistrô é uma ideia perfeita , que pode ser feita até em sua própria casa.

bistrô

Mas, o que servir em um bistrô?

É um tipo de estabelecimento que coloca a alma em tudo por assim dizer, trazendo um pouco da tradição de onde vem em tudo. Aquele lugar aconchegante que você sente vontade de estar. 

Assim, os alimentos precisam trazer isso em si também, caprichando em temperos, dando um gosto caseiro. Dessa forma, costuma ser simples, clássica assim como a França de onde veio e muito, muito saboroso. 

Portanto, é ideal que comece pelos clássicos que agradam a maioria, e conforme o negócio vá evoluindo e for conhecendo o público-alvo aprimore o cardápio e ambiente.

Como destacar o bistrô da concorrência?

Assim como todo estabelecimento para funcionar corretamente é preciso um bom atendimento ao cliente, rápido e pratico e que não deixe a desejar.

O ideal para isso é ter um sistema para gestão, mas lembre-se que ele precisa atender às suas necessidades de acordo com os serviços que irá trabalhar. 

Por isso, antes de procurar um é preciso ter em mente quais tipos de atendimentos serão disponibilizados. 

Um exemplo de sistema que funciona bem para todo tipo de negócio é o GrandChef, é um sistema eficiente que disponibiliza serviços fundamentais como: controle de caixa, controle de estoque, comanda eletrônica, controle de financeiro, delivery e muito mais.

Ou seja, um sistema de gestão completo especializado em estabelecimentos gastronômicos, e que sempre está inovando para atender as necessidades dos clientes. 

Conta com diversos módulos para ajudar a gerenciar sua gestão, ainda tendo delivery com inúmeros benefícios e diferenciais, pagamento online, backup em nuvem e muito mais. 

Portanto, não perca mais tempo, baixe agora e comprove todos os benefícios que o GrandChef trará a sua gestão. Saia do antigo e se inove para elevar as vendas.

bistrô

Descubra como manter todo o controle de diversos setores na palma de sua mão de qualquer lugar em que estiver. A opção perfeita para evitar problemas.

Julianna Giacobbo

Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Redatora no Sistema GrandChef, buscando sempre trazer conteúdo de relevante há donos de bares, restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

Deixe uma resposta

Separamos as melhores dicas para você

Preencha e receba dicas de empreendedorismo, gestão financeira, estoque, tecnologia e muito mais para poupar dinheiro e triplicar as vendas.

%d blogueiros gostam disto: