O Que Não Podem Faltar em Seu Restaurante de Fogão a Lenha?

Não tem como pensar em boa comida caseira sem lembrar de um restaurante fogão a lenha. Aquela comida que não tem não tem nenhuma igual. 

Pizzas, carnes, e até massas são produzidas no fogão a lenha, que é a melhor forma de deixar qualquer comida com gostinho de caseira.

E não pense que esse estilo de fogão é só aquele de alvenaria bem rústico, com o passar do tempo ele vem se modernizando e atualmente tem várias versões disponíveis no mercado.

Então para saber a melhor forma de aproveitá-lo vem conferir algumas dicas de usar fogão a lenha e preparar suas receitas.

Restaurante fogão a lenha

O fogão a lenha é muito utilizado na culinária caipira,bem popular em São Paulo e Minas Gerais. 

Essa culinária tradicional caipira é baseada em ingredientes como milho, feijão, couve, carne de porco e galinha, que está presente em quase todas as receitas. 

Assim, os fogões a lenha são um dos mais tradicionais e antigos utensílios de cozinha, que vem desde a pré história quando cavavam buracos para preparar a caça. 

Mas, com o tempo diferentes materiais foram sendo usados para a construção de fogões, assim surgiram os fogões a lenha. 

Os pratos feitos em restaurante de fogão a lenha apresentam um sabor mais defumado, devido a fumaça que é emitida pela madeira. 

Mas, não se engane por mais que seja de costume preparar os pratos típicos nele o fogão a lenha é bem versátil é também dá um sabor ótimo a receitas do dia a dia.

restaurante fogão a lenha

Comidas típicas de Restaurante fogão a lenha

  • Feijão amigo;
  • Carreteiro;
  • Frango Caipira;
  • Angu de milho;
  • Baião de dois;
  • Tutu de feijão;
  • Feijão tropeiro;
  • Porco;

Ou seja, uma comida campeira, caseira e com aquele gostinho que somente um fogão a lenha poderia proporcionar.

Massas caseiras e carnes também combinam

Por ter um sistema próprio de combustão, o fogão a lenha é perfeito também para preparar massas caseiras e carnes defumadas. 

Porque diferente de um fogão a gás, o fogão a lenha atinge 550 graus e cozinha em temperatura constante, assim faz a massa assar de forma mais rápida e fica muito saboroso. 

No caso das carnes assadas como o cupim, costela e mais a vantagem é a própria lenha marcar o sabor defumado na carne. Ao contrário do resultado de outros tipos de forno.

Ideais para usar com fogão a lenha

As panelas de ferro, ferro fundido e cerâmica, embora sejam bem mais pesadas e talvez deem um certo trabalho para limpar, são as mais indicadas para usar com o fogão a lenha. 

Isso acontece porque elas ajudam que os alimentos sejam cozidos de forma homogênea e aguentem bem o calor. 

Além disso, para usar um fogão a lenha preste bastante atenção às lenhas que colocará. De preferência as lenhas secas, como por exemplo a de eucalipto rachado, para conseguir acender o fogão com facilidade. 

E quando quiser cozinhar coisas com mais praticidade é recomendado envolvê-las em papel alumínio para manter o calor de forma melhor.

Modernize seu restaurante fogão a lenha

Para modernizar seu restaurante, ter o melhor atendimento e se destacar é preciso ter diferenciais. Diferenciais esses que te ajudarão a poupar tempo, otimizar serviços e ter total controle de tudo que acontece da forma mais simples possível.

Dessa forma, o indicado é utilizar de um sistema que te auxilie a fazer isso da forma mais prática possível. Como é o caso do Sistema GrandChef.

O sistema controla todo o seu estoque para você, assim que cadastrado os produtos, ao decorrer das vendas ele vai dando as baixas e te informando a quantidade certa que há de cada coisa.

E não se preocupe, quando algo estiver para esgotar o sistema te avisa que o produto está para entrar em falta para que possa repor. Além disso, o mesmo acontece com seu controle financeiro, tudo registrado no sistema conforme as transações acontecem.

E ainda conta com relatórios sempre bem atualizados para acompanhar tudo nos mínimos detalhes.

Sendo assim, o GrandChef é um sistema de gestão completo todo especializado em estabelecimentos gastronômicos como bares e restaurantes.

Ou seja, a melhor solução para manter tudo em controle dentro de seu restaurante.

Além de seu estoque, ele te auxilia a ficar de olho em muitos outros setores de seu restaurante. Com módulos de venda por comanda, mesas, balcão e delivery e outra inúmeras funções. Assim, pode ficar relaxado acompanhando todos os resultados mesmo não estando lá.

Então, não perca mais tempo, baixe agora o GrandChef gratuitamente e comprove todos os benefícios que eles trás a sua gestão.

Descubra como ter seu restaurante na palma de sua mão de onde estiver.

Julianna Giacobbo

Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Redatora no Sistema GrandChef, buscando sempre trazer conteúdo de relevante há donos de bares, restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

Deixe uma resposta

Separamos as melhores dicas para você

Preencha e receba dicas de empreendedorismo, gestão financeira, estoque, tecnologia e muito mais para poupar dinheiro e triplicar as vendas.

%d blogueiros gostam disto: