Como Fazer um Organograma de um Restaurante

Um organograma de restaurante serve para conseguir organizar melhor a equipe e estabelecer as funções precisas de cada um por meio dele. 

Para conseguir montar o seu precisa estabelecer e conhecer bem como é a hierarquia de seu restaurante e delegar as tarefas certas a cada. 

Neste artigo vamos te mostrar como fazer um organograma de restaurante passo a passo e organizar certo a hierarquia de seu restaurante. 

Desta forma é fácil os funcionários entenderem a quem devem se reportar, ou procurar em algumas situações.

O que é um organograma?

O organograma é uma ferramenta com foco visual que ajuda a conseguir observar melhor a organização de seu restaurante. 

Isso serve tanto para hierarquia, como para pura organização. Ele mostra quais são os times necessários para que o restaurante funcione bem. 

Por meio de um gráfico simples, ele detalha as funções exercidas por cada funcionário, além de ramificar a quem esses subordinados responderão. 

Por isso, é importante criar este documento para seu restaurante. Então vem conferir mais a frente como montar um organograma de restaurante, seja ele de grande, pequeno ou médio porte.

Como fazer um organograma de restaurante

Vamos ver algumas estruturas de organograma para restaurante que te ajudaram a estruturar o seu.

Organograma para um restaurante pequeno

Mesmo quando o estabelecimento é pequeno precisa de documentos para ajudar a organizá-lo. 

Neste caso, o gerente e o chefe de cozinha são as posições maiores de hierarquia, isso claro depois do sócio-proprietário quando tem. 

Por mais que as posições maiores tenham funções bem diferentes, o bom desempenho dos dois é o que fará o resultado final ser bom, um cuidando de operações internas e outro da cozinha. Ambos pilares de um restaurante. 

Assim o organograma de um restaurante pequeno seria:

Organograma restaurante médio

Conforme a equipe se torna maior, mais difícil vai se tornando organizá-la. 

Assim, normalmente o proprietário é o maior cargo, seguido pelo gerente, que supervisionará tudo em geral. Além de terem gerentes de serviço para cada departamento e gerente de bebidas, se for o caso. 

O gerente de serviço pode ficar responsável pelos atendentes do salão e demais eventos ligados ao ambiente, enquanto o gerente de bebidas fica a cargo dos funcionários do bar. 

Já a cozinha, fica com o chefe de cozinha, o chefe fica responsável pelos assistentes de cozinha, o lavador de pratos e os subchefes, quando há todas essas funções.

Organograma de um restaurante grande

Quando o restaurante é grande tudo deve ser pensado com cuidado, para que nada saia do controle. Afinal o número de funcionários é bem maior. 

Delegar as tarefas é ainda mais importante nesse caso, para não correr risco de sobrecarregar funcionários nem não ter funcionários disponíveis em horas necessárias. 

Aqui temos o sócio-proprietário no comando do gerente geral, aí vêm os gerentes de serviço, de bebidas e gerente assistente. Este último faz algumas atividades para diminuir funções do gerente geral. 

Separamos, no nosso modelo de organograma para um restaurante grande, com algumas opções de funcionários que podem estar ocupando seu quadro de funcionários.

Melhore a experiência do restaurante

Para um bom atendimento fluido e ter controle total do processo é indicado usar um sistema especializado em estabelecimentos gastronômicos.

Como o caso do GrandChef, totalmente especializado em estabelecimentos gastronômicos.

Por meio dele seu atendimento se torna rápido e prático, otimiza processos, além de ser perfeito para venda em estabelecimento com bastante fluxo de pessoas.

Assim, conta com controle de financeiro, controle de estoque, sistema de vendas balcão, delivery e muito mais.

O controle total de todos os locais de seu estabelecimento, te dando relatórios atualizados de todos os setores.

As vendas realizadas no balcão são fechadas automaticamente pelo sistema facilitando, e inclusive conta com facilidade para divisão de contas.

Além disso, o sistema te dá todos os relatórios de abertura, fechamento e movimentação de caixa. E deixe seu estoque sempre em dia tendo controle de tudo que está dentro dele, com avisos de quando algo esteja para acabar.

Portanto, não perca mais tempo baixe agora o GrandChef gratuitamente e comprove os benefícios de um sistema especializado em sua gestão.

pastelaria

Descubra como ter seu estabelecimento na palma de sua mão de onde estiver. 

Julianna Giacobbo

Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Redatora no Sistema GrandChef, buscando sempre trazer conteúdo de relevante há donos de bares, restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

Deixe uma resposta

Separamos as melhores dicas para você

Preencha e receba dicas de empreendedorismo, gestão financeira, estoque, tecnologia e muito mais para poupar dinheiro e triplicar as vendas.

%d blogueiros gostam disto: