Passo a Passo de Como Montar uma Churrascaria

Abrir uma churrascaria é o sonho de diversos empreendedores do país e uma vontade de todos os amantes do churrasco.  

A carne que é a base desse negócio é um produto muito aceito no Brasil, por isso, há muitos empreendimentos de sucesso nesse ramo.

Por mais que o número de restaurantes vegetarianos e veganos tenha aumentado, as churrascarias ainda são a queridinha do público e ninguém resiste a comer uma boa carne assada.

Portanto, se você pensa em abrir um negócio neste ramo, mas não sabe por onde começar. Continue lendo que te explicaremos o que é necessário para abrir uma churrascaria.

Legalização

Antes mesmo de você começar a trabalhar é preciso legalizar o negócio, esse é um dos principais requisitos para abrir qualquer negócio.

Para isso é preciso a ajuda de um contador para decidir os regimes tributários e resolver as questões burocráticas relativas as taxas, impostos, documentos e muito mais.

Assim, para conferir tudo o que é necessário, você pode consultar a prefeitura de sua cidade, a junta comercial ou o Sebrae.

Dessa forma, você fica por dentro de todos os alvarás que irá precisar, do funcionamento, regras sanitárias e etapas legais.

Equipamentos

Os equipamentos são uma parte essencial da estrutura do negócio, eles irão influenciar muito em tudo.

Assim, não irá te adiantar de nada ter um ótimo churrasqueiro no comando caso não tenha os equipamentos ideais, para preparar os alimentos.

Além dos equipamentos para a cozinha, será preciso os do administrativo e salão, caso tenha optado por trabalhar com ele.

  • Churrasqueira a gás ou carvão;
  • Fogões industriais;
  • Freezers com boa capacidade;
  • Geladeiras;
  • Computador;
  • Balcão para atendimento e administração;
  • Mesas e cadeiras;
  • Impressora;
  • Maquininha de cartão;
  • Utensílios de cozinha;
  • Materiais para o salão.
Churrascaria

Montar a equipe

É preciso encontrar pessoas que tenham habilidade e sejam qualificadas para o trabalho.

Busque um churrasqueiro profissional que entenda do assunto e irá te proporcionar uma carne muito bem feita.

Além disso, será preciso uma boa equipe de atendimento, no mínimo uma pessoa no caixa, três garçons, dois churrasqueiros, um auxiliar para resolver qualquer problema e um funcionário para fazer a limpeza do local.

Logo, você terá pessoal capacitado para trabalhar e não encontrará muitos problemas.

Tenha uma boa localização

O local em que a churrascaria será instalada será o ponto chave para o sucesso. Uma boa localização, junto com boa qualidade é fundamental para a churrascaria.

Bons locais para instalar a churrascaria são: próximos a postos de gasolina, beira de rodovias, avenidas bem movimentadas e similares.

Por exemplo a instalação em uma avenida movimentada te atrai públicos, porém se não houver espaço para estacionar será um problema que pode fazer com que as pessoas não te visitem.

A logística do local deve ser muito bem pensada, um bom ponto e com qualidade e requisitos mínimos para a abertura de uma churrascaria.

Tenha bom estoque e bons fornecedores

Para obter a melhor matéria prima é preciso ter um bom fornecedor, para isso é preciso fazer uma pesquisa. Ou seja, prezar por quem tem a melhor carne e cumpre com os prazos.

Também é preciso seguir regras da ANVISA, para armazenamento e compra. Jamais compre de frigoríficos não inspecionados e siga as regras à risca.

Ter um controle de estoque eficaz também é muito importante, para manter os alimentos perecíveis sempre em dia e comprados nas quantidades exatas.

Churrascaria

Dessa forma, para auxiliar nesse processo é fundamental um sistema de gestão com controle de estoque. Ele reduz o desperdício, reduz prejuízos e muito mais.

Um bom exemplo é o GrandChef, um sistema de gestão completo especializado no ramo gastronômico.

O GrandChef conta com um controle de estoque eficiente, que calcula a saída dos produtos para você te dando relatórios atualizados e auxiliando para manter a quantidade ideal de produtos.

É simples de mais, só cadastrar os produtos na compra e sempre que alguém deles tiver saída será atualizado no sistema.

Além disso, o sistema ainda te avisa sempre que algum produto está para entrar em falta, evitando que perca vendas por não ter algo.

Churrascaria

Faça um teste e comprove os benefícios que o GrandChef trará a sua gestão, e veja como é ter seu restaurante na palma de sua mão.

Modelos de churrascaria

Existem poucos modelos de churrascaria, por ser um negócio mais tradicional e padronizado.

Mas, mesmo assim ainda há algumas escolhas para se fazer.

1. Churrascaria Rodízio

Este sim com certeza é o queridinho do público, pagar um valor exato para poder desfrutar de todas as carnes que passam é uma ideia tentadora.

Dessa forma, todos os amantes de carne são adeptos a ela e não resistem quando veem a oportunidade.

Ou seja, a churrascaria rodízio, um sistema muito conhecido é uma ótima opção de negócio para você que está começando e ainda não se decidiu como quer trabalhar.

2. Churrascaria a La carte

A churrascaria a la carte é um dos modelos muito conhecidos, atendendo por meio de um cardápio.

Assim, o cliente analisa o conteúdo e decide o pedido que quer fazer, esse também é um dos modelos de restaurante mais comuns de se encontrar.

Um bom exemplo desse estilo de churrascaria é o cliente GrandChef, Churrascaria Mineirão, prestando serviços a La carte com um cardápio variado e cheio de novidades.

3. Churrascaria Self-Service

O self servisse o cliente se serve ao seu gosto, neste modelo de negócio é preciso dispor de uma bancada para expor a comida para o cliente se servir.

Um modelo mais comum de restaurantes, mas a opção de uma churrascaria a qual você se serve também agrada muito os clientes.

Podendo experimentar diversos sabores de carnes, e seus acompanhamentos.

Assim, como em qualquer churrascaria é importante se lembram que existem inúmeras variedades de carnes podendo ser bovina, aves, suína entre outras. Ampliando a diversidade de escolha e tornando tudo mais interessante.

4. Churrascaria Delivery

O modelo de churrascaria delivery, trabalha como próprio nome já sugere com entregas.

Neste estilo de estabelecimento você dispõe de seus produtos para a entrega, levando os até a casa da pessoa.

Para isso é preciso um bom investimento em entregas, motoboys, embalagens e ter a criatividade para vender.

Desse modo, as entregas podem acontecer por serviço à la carte, marmitas, barcas, peças inteiras assadas e muito mais. Além é claro de poder ter acompanhamento ou não.

Para um melhor sistema de entregas, utilize um delivery integrado a seu sistema de gestão, como o caso do GrandChef.

Ele permite a criação de um site de delivery próprio, dispondo todos seus produtos por categorias, fotos e descrições que desejar.

Os pedidos feitos pelo delivery vão diretamente a cozinha para preparo e posteriormente para o sistema para entregas. Além disso, ainda tem integração com marketplaces de comida, facilitando o recebimento de pedidos por mais de uma plataforma.

A churrascaria delivery é uma ótima opção de negócio, e vai de sua escolha ter a opção delivery e atendimento no local.

Um bom exemplo disso é o cliente GrandChef Boteco do Mineiro Churrascaria, com uma cardápio de delivery bem estruturado e organizado.

Decoração

A decoração é o chamativo do interior, todo lugar para parecer aconchegante tem de ser bem decorado.

Pensando em uma churrascaria é um local para sair com a família, encontrar amigos, reuniões, ou seja, receber grande público.

Dessa forma, as mesas devem ser de um tamanho um pouco maior e comportar mais pessoas.

Assim, o local do ambiente também deve estar apto a receber um público maior, comportando todos com comodidade e conforto.

Quanto a decoração mais especifica, coisas que remetem a um churrasco com amigos e família são bem-vindos.

Por exemplo:  quadros com espetos de carne, cervejas, uma decoração mais rustica de tijolos lembrando uma churrasqueira.

Além de haver uma boa música ambiente para acompanhar.

About Julianna Giacobbo

Acadêmica de letras, apaixonada por livros, café e escrita. Atualmente redatora na empresa GrandChef, sistema desenvolvido para bares restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

Deixe uma resposta

Ainda não usa o GrandChef? Teste grátis por 30 dias!
Baixar agora
%d blogueiros gostam disto: