Passo a Passo de Como Montar Uma Hamburgueria

O hambúrguer é o queridinho dos brasileiros, que criaram um grande gosto por ele e a possibilidade de montar uma hamburgueria ser um grande sucesso.

Assim, o conceito de hamburgueria se tornou um local especializado em lanches com hambúrgueres, artesanais ou não, e que serve porções para acompanhamento além das bebidas. 

O ramo de alimentação é o segundo de maior gasto do brasileiro, por isso torna os estabelecimentos como esse um bom negócio. 

A atividade da hamburgueria é ainda mais vantajosa pelo fato de não ter exatamente que determinar um público-alvo, a não ser que realmente deseje, ela é aceita por todos e garante grande variedade de clientes. 

Mas claro, pode surgir alguns diferenciais que façam ela se adaptar a certos públicos em específico, veremos isso mais a frente. 

Portanto, se está curioso em saber como montar uma hamburgueria acompanhe este artigo que iremos explicar o passo a passo.

1° Passo: Pesquisa de mercado

O primeiro passo para montar qualquer negócio é realizar uma pesquisa de mercado, você deve conhecer do assunto ao qual pretende empreender. 

Assim, visite locais do estilo, vá em hamburguerias, analise o ambiente, o que há de diferente no estabelecimento.

Está inclusive é uma ótima forma de conhecer também a concorrência. 

Avalie as marcas que existem, e os estilos, qual será o tipo de hambúrguer que quer servir? Irá ter acompanhamento? Quais? O que seu hambúrguer vai ter de diferente dos outros? 

Esses são os tipos de perguntas que devem ser respondidas de forma concreta antes de pensar no próximo passo para abrir uma hamburgueria.

montar uma hamburgueria

2° Passo: Localização

Pode parecer que não, mas a localização é um ponto muito importante para montar uma hamburgueria.

Ela define muitas coisas para o seu negócio, você deve saber que esse estilo de estabelecimento precisa ser bem localizado, de fácil acesso e em locais de circulação do público-alvo.   

O local tem de ser compatível com os objetivos de necessidades suas, e o tamanho deve ser suficiente.  

Sendo assim, não esqueça que o aluguel deve ser compatível com seus interesses. Investir em reforma no começo do negócio não é indicado, a princípio encontre um local para abertura mais imediata.

Por fim, analise as condições do local, se contém tudo que precisa, veja a vizinhança e se o ponto está localizado como deve. E isso nos leva a terceira etapa, a legalização. 

3° Passo: Legalização

Para montar uma hamburgueria o empreendedor tem que se atentar a toda a documentação necessária para que seu negócio não fique fora dos padrões da legislação. 

É recomendado que todo o processo da papelada seja feito com um contador legalmente habilitado aos atos de abertura de empresas e que conheça a legislação tributária. 

Normalmente são necessários realizar os seguintes processos:

  • Registro na junta comercial;
  • Adquirir CNPJ – Registro na Secretaria da Receita Federal;
  • Registro na prefeitura municipal (alvará de funcionamento);
  • Registro no Corpo de Bombeiros Militar.

Com tudo isso em mãos o seu negócio já estará basicamente tudo nos conformes e pronto para operar.

Entretanto, é muito importante consultar um contador nem que seja apenas para indicar a todos os lugares que deve ir. 

4° Passo: Defina o formato da sua hamburgueria

Logo após ter quase tudo na mão para montar sua hamburgueria, é hora de ir para as partes mais específicas, como decidir qual vai ser o modelo de negócio que terá.

Existem alguns estilos de hamburguerias de sucesso, para você escolher em qual investir e vamos listá-los aqui para você.

Hamburgueria Gourmet/Artesanal

Um dos modelos mais comuns do mercado atualmente e super aceito pelo público. E mesmo que você ache que já existem hamburguerias de mais desse estilo sempre há um diferencial a mais a investir.

Os hambúrgueres gourmets e artesanais podem variar bastante, sendo de costela, Blend (mistura de carnes), porco, carneiro e muito mais. 

O sabor dos hambúrgueres são únicos e os modelos mais saborosos podem conquistar seu público, assim como é possível servir mais de um estilo. 

Dessa forma, a um outro diferencial são os pães, como o pão preto, verde e vermelho. As cores são ótimas para trazer a melhor experiência ao cliente

Nesses modelos de hambúrgueres também há a escolha dos adicionais para trazer mais sabor e novidade, como batata frita (palito ou rústica), molhos saborosos e muito mais.

Como é o caso do cliente GrandChef RF Hamburgueria que tem lanches artesanais mais variados, seguidos de acompanhamentos e de várias cores.

Hamburgueria Fast Food

Outro modelo muito conhecido são as hamburguerias Fast Food, aquela comida rápida que é sempre bem vinda.

Assim, neste estilo de negócio é normal que os hambúrgueres e demais complementos não sejam exatamente artesanais ou com aquele gosto caseiro. São algo mais pronto e pré moldado. 

Há também a opção de um fast food de franquias, temos vários exemplos de franquias grandes e conhecidas como MC Donald’s e Burger King.

Entretanto, esse tipo de negócio é mais comum em cidades maiores, por elas os comportarem melhor.

Logo, a hamburgueria Fast Food é perfeita para quem quer investir em um negócio de preparo mais rápido e no qual as pessoas não se demorem muito por lá. Sendo comum comprar e levar para comer em outro local. 

Hamburgueria Delivery

Que o delivery veio para ficar é um fato, por isso a hamburgueria delivery é uma ótima opção. 

As pessoas adoram receber a  comida que mais gostam na porta da casa delas. Para poder apreciar todo o sabor na comodidade e conforto de casa. 

Assim, você pode escolher os mais variados estilos de hambúrgueres que desejar e ofertá-los pela opção delivery

Mas, se eu trabalhar com delivery preciso ter apenas esse estilo de negócio?

A resposta é não, quando se opta por ter delivery não é obrigatório trabalhar somente por essa plataforma, pode contar com um salão para atender e as entregas. Sistemas, por exemplo, que pizzarias já usam há anos. 

Por outro lado, se optar trabalhar apenas por delivery também será um empreendimento muito aceito.

Como um exemplo deste negócio temos o cliente GrandChef, Gorillaz Universitário, que conta com um cardápio digital, que também serve como delivery contendo todos os seus sabores. 

Por meio dele os clientes realizam os pedidos que desejam e recebem todos na porta de sua casa.

Hamburgueria Trailer ou Container

Esse conceito não é muita novidade para ninguém, os trailers são mais comuns do que os containers, mas esses últimos estão ganhando muito espaço no mercado.

Essas, são duas ideias de negócios criativas, e que chamam a atenção do cliente, além de em alguns casos poderem ter o melhor custo benefício pela falta de aluguel. 

É muito interessante poder sentar- se em mesas ao ar livre  e curtir boas companhias enquanto espera e come seu lanche. 

Assim, são ideias super aceitas pelo público e ainda traz uma visibilidade a sua marca por ter um container ou trailer inteiro a cara da sua marca.

5° Passo: Equipamentos

O quinto passo e não menos importante são os equipamentos, após ter uma localização, saber em qual negócio irá investir e estar com tudo legalizado e hora de começar a montar sua hamburgueria. 

Então, seguem alguns dos equipamentos mais essenciais a uma hamburgueria:

  • Grelhas;
  • Chapa;
  • Fritadeira;
  • Refrigeradores;
  • Freezer;
  • Mesa para preparação;
  • Panelas diversas;
  • Coifa;
  • Utensílios de cozinha (talheres, pratos e demais);
  • Mobília para salão (caso tenha);
  • Sistema de gestão;
  • Maquinas de cartão;
  • E mais.

6° Passo: contratar uma equipe

Uma equipe qualificada para trabalhar é muito importante, você precisa de pessoal que entenda do que está fazendo ou saiba ao menos o mínimo. 

Será necessário no mínimo: 1 chapeiro, 1 caixa, 1 cozinheiro, cerca de 2 auxiliares de cozinha, 2 atendentes (caso trabalhe com salão) e 1 pessoa para cuidar da limpeza.

É claro que assim como toda empresa as demandas estão propensas a mudarem e esse número de funcionário deve ser mudado, mas o recomendado para começar é esta média.

7° Passo: Sistema de Gestão

Para ter uma boa gestão sem problemas e rápida é recomendado um sistema de gestão. 

Os velhos blocos de notas anuais, planilhas, o garçom andar para levar o pedido à cozinha demandam muito tempo. 

Sendo assim, em todo esse tempo que levaria para isso você pode estar atendendo, deixando seus clientes muito mais satisfeitos. 

Portanto, investir em um sistema de gestão para automatizar seus processos e otimizar tempo é a melhor alternativa. 

Como um exemplo, temos o GrandChef, um sistema de gestão completo especializado no ramo gastronômico como hamburguerias. 

Com o GrandChef, irá contar com todas as funcionalidades para gerir uma gestão, como controle de caixa, controle de estoque, comanda eletrônica, sistema de delivery e muito mais. Veja a seguir:

Dessa forma, facilitará ao máximo o seu trabalho e o de seus funcionários, tendo tudo do jeito mais rápido. 

Portanto, não perca mais tempo, baixe agora e comprove todos os benefícios que o GrandChef traz a sua gestão.

montar uma hamburgueria

Confira como é ter todo o seu negócio na palma de sua mão de onde estiver. 

Dica Extra: Ideias de decoração

Há diversas formas de realizar a decoração, sendo temática, ou mais moderna e até com aquela pegada mais rústica. 

Mas boas ideias para qualquer estilo de negócio são apostar em algumas paredes mais brancas que trazem um ar de limpeza. 

E para dar um destaque a ela, uma ótima jogada para hamburguerias é apostar em espelhos nas paredes, que dão a impressão de o local ser mais amplo. 

Além disso, luminárias e papéis de parede são sempre bem vindos, as luminárias trazem um charme além de darem um ótimo jogo de luzes. 

Quanto aos papéis de paredes são os clássicos para trazerem um ar moderno, pode inclusive usar adesivos para fazer uma decoração mais temática de hambúrguer. 

Sendo assim, outro truque muito bom é fazer jogos de cores com as cadeiras, algo que pode ser realizado por você mesmo, deixando tudo mais colorido e alegre. 

Enfeites de mesas, quadros, lousas pretas temáticas ou com o menu, todos são ótimos exemplos de decorações que podem ser adaptadas, basta analisar o local e decidir o que ficaria mais a cara dele.

Portanto, com todos os passos em mão você estar preparado para montar uma hamburgueria e arrasar nas vendas.

About Julianna Giacobbo

Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Atualmente redatora na empresa GrandChef, sistema desenvolvido para bares restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

Deixe uma resposta

Ainda não usa o GrandChef? Teste grátis por 30 dias!
Baixar agora
%d blogueiros gostam disto: