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Plano de Marketing Para Restaurante: Dicas Para Criar o Seu

Para conseguir entender e saber como montar um plano de marketing para restaurante, antes de tudo tem de entender a fundo as características de seu negócio e conhecer seu público-alvo.

Dessa forma, é mais fácil decidir o que fazer, como fazer e diretamente a quem agradar. 

E para a eficiência do plano de marketing ser confirmada e analisada é preciso também um acompanhamento constante de tudo. 

Portanto, foi exatamente por isso que o GrandChef montou este artigo, pois sabemos que às vezes o processo pode ser um tanto complicado.

Então, venha conferir como estruturar e entender os processos para construir um bom plano de marketing para restaurante.

O que é um plano de marketing?

O plano de marketing para restaurante é o planejamento das ações que irá realizar para atingir os objetivos almejados para o negócio. 

Como, por exemplo: o foco em atrair clientes para aumentar a receita e fluxo de caixa. 

Para sua montagem, devem ser pensados quais objetivos pretende alcançar em seu restaurante e a partir disso montar as estratégias destinadas a obter cada um deles. 

Para que a sua jogada de marketing dê certo precisa de direcionamento e muita elaboração, ou acabará sendo tempo e dinheiro jogado fora. 

Inclusive parte deste planejamento é acompanhar o desenvolvimento e as métricas alcançadas com o plano executado. Descobrindo se o resultado foi alcançado ou precisa haver mudanças.

Porque investir em um plano de marketing?

Um bom plano de marketing para restaurante faz seu restaurante crescer bem mais rápido. 

Afinal, quanto mais organizado é cada setor, melhores resultados e mais fácil de acompanhar se torna. 

E para alcançar os objetivos é sempre importante traçar metas, como é o caso do plano de marketing, onde traça todas as metas a serem alcançadas nesse setor e corre atrás delas. 

Dessa forma, quem elabora um plano de marketing se sobressai perante a concorrência e consegue alcançar o que deseja muito mais fácil e da forma correta.

Como fazer plano de marketing para restaurante?

Toda estratégia lançada precisa seguir algumas diretrizes para ter o resultado esperado, como pensar no objetivo de cada uma delas. 

Assim, para nada dar errado vamos passar agora alguns pontos infalíveis a pensar na hora de começar o planejamento.

1. Analise a atual situação de seu negócio

No primeiro momento é importante colocar as coisas em ordem e fazer um levantamento de qual a atual situação de seu negócio. 

Como estão as redes sociais? as vendas? Há probabilidade de investimento para o marketing? Quem é o público-alvo? Qual o diferencial do restaurante? 

E da mesma forma é importante incluir a análise SWOT do seu estabelecimento, por lá já estarão as suas fraquezas, forças e demais informações ligadas a seu restaurante. 

Inclusive se utilizar da engenharia do cardápio, aproveite a oportunidade para revisar quais continuam sendo os itens mais vendidos do cardápio. Assim, pode usar isso a seu favor mais a frente.

2. Estude o mercado e a concorrência

É sempre prestar atenção em quem está concorrendo diretamente com você.

E inclusive, mirar em restaurantes concorrentes que tenham um marketing muito bom e se inspirem. Mire alto para conseguir resultados mais altos ainda.

Verifique bem como estão seus concorrentes. Eles têm boa presença nas redes sociais? Eles tem blog? As atualizações são feitas constantemente? Quais são os diferenciais deles?

Quando ocorre de seus concorrentes terem um público parecido, usar de estratégias parecidas com eles, mas mesmo assim mostrando o seu diferencial, faz toda diferença.

3. Defina qual é o orçamento disponível para o marketing

Estipule um orçamento fixo para investir em divulgação mensalmente. De acordo com o que caiba em seu orçamento.

Assim, deixe de lado os pensamentos de que investimento em marketing são caros demais, pois, o resultado que vem com eles compensa o investimento.

A primeiro momento, inclusive , não é necessário estabelecer o tanto que será gasto com cada coisa, apenas um valor geral.

4. Tenha objetivos e prazos a cumprir

Você já sabe a atual situação do seu restaurante, analisou a concorrência e estipulou valores a serem gastos.

Após isso, é hora de estipular seus objetivos a serem alcançados. O que você vai fazer? E com isso em mente contar com ajuda dos profissionais certos para alcançá-los.

Além dos objetivos, datas e prazos devem ser estipulados, afinal sem isso as coisas não saem do papel conforme o esperado.

Por fim, tenha objetivos globais e específicos, eles são importantes, assim consegue a melhor campanha para cada público.

5. Crie tarefas para cada objetivo

Sendo que já sabe seus objetivos de marketing é hora de elencar tarefas para o plano de marketing para restaurante.

Por exemplo, existem tipos de marketing diferentes para cada objetivo que deseja alcançar.

Como em casos de querer ser uma referência, torna-se interessante investir no marketing de conteúdo.

Assim, precisa seguir as etapas de criar plataformas para isso, ter uma pessoa responsável por criar e divulgar esse conteúdo por meio de anúncios pagos nas principais redes sociais.

Portanto, elenque as diferentes tarefas e estabeleça aqueles bons e velhos prazos e orçamentos para cada uma delas. E com o passar do tempo, cada vez mais será mais fácil criar planos mais específicos e alcançar resultados melhores ainda.

Um bom plano de marketing para restaurante não será bem sucedido quando não receber os feedbacks do trabalho.

Sendo assim, com essa análise mais detalhada é possível ver o que deve continuar, o que deve ser melhorado e até largado de lado.

Reveja todo o processo, analisando cada parte. O que deu certo e o que não deu, quais plataformas trouxeram melhores resultados, melhor público, melhores dias e horários de postagens.

Dessa forma, reunindo tudo isso, consegue recapitular e formular as estratégias para o próximo mês, tornando-as mais eficientes.

Seguindo os padrões que funcionam e trazem resultados, tendo cada vez mais clientes e lucros.

Logo, é capaz de conseguir cada vez mais o que deseja, alavancar as vendas e ganhar boa presença nos veículos que mais são convenientes a você. Além de ficar bem à frente da concorrência. 

Alavanque as vendas do seu restaurante

Com certeza você se pega pensando em como cativar mais clientes e melhorar a experiência deles com seu restaurante. 

Sendo assim, o GrandChef pensa da mesma forma, em como trazer todas as soluções para que você alcance esse objetivo. 

Sempre pensando no melhor para seus clientes. Já imaginou ter um site de delivery próprio? Um sistema de gestão muito simples e organize completamente seus processos? Ou relatórios todos atualizados de seu financeiro e estoque? 

Tudo isso e muito mais é possível com o Sistema GrandChef. Não depender de terceiros para vender, acabar com a chance de erros de cálculos no restaurante e desperdícios de estoque. 

O GrandChef é a plataforma ideal para quem quer oferecer o melhor serviço a seus clientes. 

Quer conhecer tudo isso melhor? Então teste tudo gratuitamente e veja com seus próprios olhos.

Além disso, ainda consegue criar um delivery próprio todo personalizado a seu gosto com a melhor plataforma para vendas. E sabe qual a melhor parte nisso? O link do delivery é compartilhavel.

Isso mesmo, pode compartilhar nas redes sócias junto em suas estratégias de marketing. Já garantindo aquelas vendas pela plataforma de entregas.

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