Como Resolver Problemas com Mosquitos no Restaurante?

Imagine ir a um restaurante para aproveitar uma boa comida e descansar e acabar encontrando problemas com mosquitos rodando pelo local. Bem desagradável não? 

Entendendo esse problema como cliente, fica ainda mais fácil entender como a situação espanta os clientes e pode causar uma má reputação. 

É claro que em alguns casos é difícil manter os bichinhos por longe, afinal as  moscas vêm atraídas pelo mesmo cheiro bom que atrai os clientes. 

Mas, é preciso evitar ao máximo a entrada deles nesses estabelecimentos, afinal podem transmitir doenças e trazer mais problemas. 

Muitos fatores podem atrair os insetos ao restaurantes, então se enfrenta problemas ou tem medo de encontrar problemas com mosquitos em seu restaurante, vem conferir essas dicas para evitá-los.

Como resolver os problemas com mosquitos?

Caso seu restaurante já sofra com problemas com mosquitos, não se preocupe, ainda há como resolver os problemas e tomar algumas medidas. 

Listamos algumas soluções para evitar moscas em seus restaurantes e principalmente na cozinha onde se concentra o foco de produção. 

Afinal, são locais que precisam estar bem limpos e longe de mosquitos. 

Pode-se usar algumas plantas que acabam espantando insetos devido ao cheiro, como: lavanda, alecrim, manjericão e hortelã. Assim, consegue utilizar algumas dessas plantas como decoração do restaurante que já ajudam no problema com mosquitos. 

Mas, segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), as plantas não podem ficar próximas à área de buffet, ou da cozinha. Dentre algumas outras regras. 

Sabemos que o jeito certo para espantar moscas de estabelecimentos é fazendo a higiene correta. Mas, sabemos que algumas vezes mesmo fazendo isso elas podem ser atraídas e aparecerem. Então, vem conferir algumas dicas de como se livrar delas.

problemas com mosquitos

1. Cuidado com os lixos

A primeira coisa a prestar muita atenção é no lixo. Afinal resíduos orgânicos é o que mais atrai atenção de moscas. 

Com qual frequência é feito o descarte de lixos? Essa pergunta é muito importante a se fazer. Os resíduos presentes lá, chamam muito a atenção de moscas, e outras pragas. 

Então é sempre bom tomar cuidado para evitar essas visitas desagradáveis, não?

Veja algumas dicas para evitar que seu lixo atraia esses bichos:

  • Manter o lixo bem fechado;
  • Deixá-lo sempre do lado de fora de seu restaurante;
  • Nunca deixar para tirar o lixo no dia seguinte;
  • Não deixar acúmulo de lixo e sempre descartá-lo;
  • Treinar sua equipe para ter conhecimento disso e não ter de enfrentar o problema com mosquitos.

2. Telas mosquiteiras

As telas de mosquitos são bem comuns em casas, mas são uma saída para seu restaurante também. ela é uma barreira física que impede a entrada de insetos no ambiente. 

São materiais muito resistentes, feitos sob medida e de fibra de vidro com PVC, resistindo ao sol, chuvas e anti-chamas. 

Assim, uma ideia bem simples que garante que sua cozinha esteja bem protegida.

Podendo ficar mais despreocupado com o aparecimento de moscas, pois mesmo com as janelas abertas elas não conseguirão passar por elas.

3. Cortina de ar

Bem provável que já viu isto por lojas e shoppings, quando ao adentrar sente um vento ao passar pela porta. 

Esse vento vem das cortinas de ar, que são colocadas nas portas justamente para evitar a entrada de moscas. 

Quando atingem o fluxo de ar constante, os insetos não conseguem continuar voando e acabam indo para outro lugar. Porém, essas cortinas de ar protegem só a porta de entrada é sempre importante combiná-la com outras barreiras.

problemas com mosquitos

4. Armadilha luminosa

A armadilha luminosa é ótima para atrair moscas e insetos, que são atraídos pela luz. Quando vão para lá eles ficam grudados e não se preocupe, não são eletrocutados e nem sofrem maiores danos. 

Esse aparelho não produz cheiro e nem fumaça. Dessa forma, pode ser deixado no teto, pelos cantos sem problemas. 

Mas, tome cuidado com esse tipo de armadilha em cozinhas e outras áreas de manipulação e alimentos, pois acaba não sendo muito higiênico. 

Além disso, quando usada a armadilha precisa ter o hábito de limpá-la sempre. Logo, para acabar com as chances de armazenar insetos pelo local.

5. Vela de citronela

As velas de citronela são um método natural de afastar várias espécies de insetos voadores, pelo cheiro que produz. 

Elas são bastante usadas em restaurantes e churrascarias, ou principalmente em estabelecimentos que servem frutos do mar. Pois, elas espantam até as moscas mais desagradáveis que são atraídas pelas frituras. 

Sendo assim, basta acender as velas uma meia hora antes de começar os preparos para evitar se preocupar com as moscas. Porém, certifique-se com a ANVISA se pode deixar as velas espalhadas pelo local sem problemas.

6. Dedetização

A dedetização do restaurante é uma exigência da vigilância sanitária é extremamente importante para eliminar moscas e outras pragas. 

Para isso contrate uma equipe especializada e treinada, eles vão conseguir encontrar os problemas com mosquitos e eliminá-los da forma adequada.

Soluções caseiras não são permitidas em restaurantes

Todo mundo conhece alguma receitinha caseira contra a prevenção de mosquitos.

Existem várias delas limão com cravo, inseticidas naturais com ervas, soluções que utilizam vinagre. Mas em restaurantes elas são proibidas.

Isso acontece porque apenas as soluções higienizadoras aprovadas pela ANVISA são aceitas na hora da inspeção. Assim, tem de investir nos cuidados certos regulamentados por ela.

Julianna Giacobbo

Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Redatora no Sistema GrandChef, buscando sempre trazer conteúdo de relevante há donos de bares, restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

Deixe uma resposta

Separamos as melhores dicas para você

Preencha e receba dicas de empreendedorismo, gestão financeira, estoque, tecnologia e muito mais para poupar dinheiro e triplicar as vendas.

%d blogueiros gostam disto: