Quais as vantagens e desvantagens de realizar pagamentos online em delivery?

Os pagamentos online são uma modalidade cada vez mais adotada pelos consumidores e também pelos estabelecimentos, principalmente, por conta das facilidades que trazem.

Isso acontece por diversos motivos, dentre eles o crescimento do uso da internet, que já faz parte da vida das pessoas, o crescimento de aplicativos de entrega e a comodidade que essa modalidade traz.

É uma facilidade que beneficia os dois lados, tanto de quem vende quanto de quem compra, o que acabou por conquistar o comércio eletrônico.

Com a crise da pandemia, essa tendência se intensificou, então mesmo quando tudo se estabilizar novamente, a tendência é que os consumidores continuem optando por essa forma de pagamento.

Pensando nisso, é importante que os estabelecimentos como lanchonetes, restaurantes, bares e pizzarias comecem a repensar essa opção para não ficar para trás, bem como manter a competitividade nesses aplicativos de entrega.

Para entender melhor a importância dessa modalidade, é necessário saber como funciona o pagamento on-line, seu crescimento nos últimos tempos, assim como suas vantagens e desvantagens.

Dessa forma, fica mais fácil implantar esse sistema sem receios. E é sobre isso que vamos falar neste artigo.

O crescimento dos aplicativos de entrega no Brasil

Os aplicativos de delivery como Rappi e Ifood têm crescido muito no Brasil nos últimos anos, principalmente, em 2020 por conta da pandemia. Mas independentemente disso, essa modalidade de compra já era uma tendência.

Por isso, a previsão é de que os consumidores continuem comprando por essas plataformas futuramente, o que tem chamado a atenção de muitos estabelecimentos.

Uma empresa de diagnóstico empresarial considera esta tendência uma excelente oportunidade para que os varejistas continuem lucrando, movimentando seus caixas e mantendo seus trabalhadores em tempos de crise ou não.

Somente no primeiro semestre deste ano, segundo uma pesquisa do RankMyApp, os aplicativos de delivery cresceram 30%. Esse aumento engloba tanto as entregas de estabelecimentos de comidas prontas quanto de supermercados.

Além da comodidade, este crescimento também se deu por conta da facilidade do pagamento, considerando que todos possuem um funcionamento similar, bastando ao consumidor cadastrar seu CPF.

Após isso, ele ativa a sua geolocalização e o app mostra os estabelecimentos mais próximos. Ao fazer seu pedido, o aplicativo envia as informações ao restaurante e permite que o cliente acompanhe o andamento de sua entrega.

A grande vantagem é que a maioria permite o pagamento dentro do próprio app, por meio de cartão de crédito. Isso evita que o cliente tenha problemas com a maquininha, além de agilizar o momento da entrega.

Para os restaurantes, basta apenas que se cadastrem e preencham algumas informações importantes, como:

  • Horário de atendimento;
  • Região de entrega;
  • Tempo de entrega;
  • Formas de pagamento;
  • Cardápio;
  • Promoções;
  • Descontos.

Como funciona o pagamento on-line

O pagamento on-line é uma das grandes vantagens dessa modalidade de pedidos. É um dos fatores que tem feito com que os apps de entrega crescessem muito.

Para ficar mais claro como funciona a utilização desse método, continue com a leitura. 

Processo desse tipo de pagamento

O pagamento on-line facilita todo o processo de delivery, desde o pedido até a entrega. Isso porque o que cliente pede é pago totalmente pelos meios eletrônicos, como débito em conta, dentre outros.

Essa facilidade chegou até outros tipos de negócios, como serviços de contabilidade, mas o mercado eletrônico é o que mais vem aprimorando as opções, que podem ser cartão de crédito, débito ou carteiras virtuais.

Como o restaurante recebe os pagamentos

Existem diferentes meios pelos quais os estabelecimentos recebem os valores dos pedidos. Por exemplo, se o pedido foi feito pelo Ifood, ele é pago pela plataforma e o restaurante já sabe qual valor vai receber.

No plano convencional, o valor é recebido em até 30 dias, mas existem outras opções que possibilitam o pagamento em uma semana.

Se o restaurante tem seu próprio app em algumas plataformas, o valor pode cair direto na conta, dentro do que foi acordado com a operadora.

Independentemente de qual seja a escolha, somente os dias úteis são contados, o que acaba por implicar nas vantagens e desvantagens que as soluções em meios de pagamento têm a oferecer.

Vantagens do pagamento on-line

pagamentos online

Até aqui, deu pra compreender como funcionam os meios de pagamento on-line e quais são eles. 

De qualquer forma, o mais importante é ter em mente que há duas possibilidades, sendo o app próprio ou cadastro em plataformas de delivery.

Dentre as vantagens do pagamento on-line podemos citar:

Vários cartões são aceitos

Existem várias bandeiras que administram os cartões de débito e crédito, independentemente da instituição bancária do cliente.

No pagamento on-line, a partir do momento em que é feita uma parceria, várias bandeiras podem ser aceitas pelo restaurante, indo além daquelas aceitas pelas maquininhas de cartão.

Menos gastos

O pagamento on-line passou a existir por conta de acordos feitos com intermediadores de pagamento.

Por isso, aqueles gastos comuns que o restaurante tem com as maquininhas são menores, o que evita a compra ou aluguel delas.

Mais segurança na entrega

O entregador não precisa circular com a máquina de pagamento ou com dinheiro em grande quantidade, o que aumenta a segurança da entrega e do trabalhador.

Mais facilidades

Tanto empresas de alimentação coletiva quanto outros negócios terão mais agilidade em seus atendimentos e também segurança na hora de receber o pagamento.

Entregas rápidas

Entregas mais rápidas são muito vantajosas para o estabelecimento e também para os clientes. 

A avaliação do estabelecimento também melhora e o entregador se torna muito mais produtivo.

Todas essas facilidades impactam na satisfação do consumidor, que recebe seu pedido com muito mais agilidade e profissionalismo.

Aumento das vendas

Cada vez mais os clientes preferem pagar virtualmente. Isso significa que eles sempre vão preferir esse método de pagamento do que outras opções.

Desvantagens do pagamento on-line

Independentemente de qual tipo de empresa trabalhe com essa modalidade, seja uma desenvolvedora de software nfe ou qualquer outra, o pagamento on-line também tem suas desvantagens. 

Dentre elas estão:

Chargeback

Este problema tem afetado estabelecimentos de diversos nichos. Ele se refere ao reembolso do valor pago por um cliente que desistiu da compra.

Quando se trata de restaurantes ou lanchonetes, qualquer tipo de reembolso pode significar um prejuízo, mesmo que o valor seja pequeno.

No caso dos cartões de crédito, o reembolso pode ser facilmente aprovado pela operadora, quando nenhum tipo de problema aconteceu. No entanto, isso deixa o restaurante desfalcado, o que é um prejuízo.

Só que é importante dizer que isso acontece pouco e pode ser contabilizado por um sistema de orçamento. Além disso, essa situação pode ser evitada observando pedidos estranhos ou muito grandes.

Prazo maior para recebimento

Os estabelecimentos novos são os que mais sentem essa desvantagem, pois precisam de pagamentos que cheguem mais rápido.

O atraso se dá porque o pagamento on-line precisa de um intermediador, que é responsável pelo repasse do dinheiro. Só que não dá para fazer o repasse todo de uma única vez.

Para lidar com os recebimentos periódicos, é importante ter planejamento e preparo, minimizando o impacto dessa desvantagem.

Pagamento de taxa ao app

As vendas mobile feitas por aplicativos exigem pagamento de taxas, que são a comissão do app, que corresponde de 10 a 15% sobre o valor das vendas. Também podem ser pagas por meio de uma mensalidade, a depender da escolha do restaurante.

Existem taxas mais baratas, no entanto, o estabelecimento terá um posicionamento inferior nos resultados de pesquisa do app.

Portanto, quanto mais vendas o restaurante fizer on-line, maior será a porcentagem de vendas destinada ao aplicativo.

Concorrência maior

As plataformas de delivery possuem milhares de estabelecimentos cadastrados, que trabalham com as melhores empresas de transporte e movimentação de cargas para suas entregas.

Portanto, cada estabelecimento compartilha seu espaço com muitos outros do mesmo ramo e segmento. 

Para se destacar, é possível escolher planos, mas eles se tornam mais caros à medida que o restaurante tem uma posição melhor no ranking.

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