Quais os Modelos de Cardápio para Restaurante?

A chave das vendas do seu restaurante definitivamente é o cardápio, é por meio dele que é possível conferir os produtos disponíveis e conseguir fazer o pedido.

Dessa forma, conferir os modelos de cardápio disponíveis e qual melhor se encaixa em seu negócio é essencial.

Atualmente já temos vários modelos disponíveis para uso, a tecnologia domina o mercado e traz as melhores soluções para cada necessidade e preferência.

Portanto, se está pensando em encontrar os melhores modelos de cardápio para seu restaurante, acompanhe este artigo e descubra as melhores formas de arrumar a ferramenta de vendas de seu restaurante.

1. Cardápio Digital

A forma mais comum desses cardápios é a sua disponibilização por meio de tablets ou smartphones, posicionados nas mesas.

Por meio deles o cliente pode conferir o cardápio e realizar o pedido, mas para isso o cardápio deve ser integrado a um sistema de gestão, como o GrandChef.

Esse estilo de cardápio traz mais autonomia ao cliente por ele poder conferir tudo sozinho e sem ter um garçom ao lado o tempo todo. 

Além disso, o cardápio digital é um dos modelos de cardápio mais interativo e possibilita a colocação de fotos, descrições e tudo mais desejado.

Um outro grande benefício desse modelo de cardápio é a economia com impressões. Afinal ao contrário do cardápio de papel não precisa refazer a impressão a cada modificação.  

Esse estilo de cardápio também facilita muito a quem trabalha com delivery, pois com um cardápio digital é possível criar seu próprio delivery. E encaminhar links do cardápio por WhatsApp ou outras redes sociais.

Assim, um bom exemplo disso é o GrandChef, ele possibilita criar um site de delivery online personalizado do seu jeito, com tudo que precisa.

Logo, você o deixa a cara da sua marca, com as descrições e imagens de sua preferência e ainda separa por categorias.

2. Cardápio de Papel

Saindo um pouco da tecnologia, o tradicional cardápio de papel ainda atrai muitos empreendedores. 

Por mais que a tecnologia venha dominando o mercado, o cardápio de papel ainda tem seu espaço e donos de estabelecimentos que não abrem mão deles. 

Há quem dê preferência a ele por ser uma alternativa relativamente mais palpável, ou apenas pela mais pura tradição.

Porém, ele nem sempre é a melhor opção pelo valor de custo das impressões e encadernações e em casos de mudanças e atualizações ter de fazer tudo de novo. 

Mas, quando essa é a opção escolhida para o negócio, as melhores opções para criá-los são: cardápio em Word, PowerPoint, Canva ou até CorelDraw para quem tem mais conhecimentos. 

Separando as informações da maneira que desejar e com os modelos que mais agradam, confira alguns modelos de cardápios impressos mais pedidos:

  • Design de quadro negro;
  • Modelo de cardápio com dobra e cartão de visita;
  • Tipo folheto;
  • Cardápio minimalista dobrável em varias partes;
  • Estilo caderno;
  • Cardápio estilo Vintage.

3. Totem de Autoatendimento

Esse modelo de cardápio consiste em uma grande tela que fica localizada em algum local do estabelecimento.

Dessa forma, por meio dela os clientes acessam seu cardápio e realizam o pedido e o pagamento, quase no estilo do cardápio digital. 

Sendo assim, basta direcionar-se à tela, escolher quais das opções prefere, colocar as especificações, como retirar algo, e enviar o pedido. 

A maioria dos totens já vem configurados com formas de pagamentos com o cartão, assim o cliente realiza o pedido e o pagamento junto em um único local. 

É uma ferramenta muito usada em shoppings, por ser prática e de fácil uso.

Modelos de Cardápio

4. Cardápio QR Code

O cardápio QR code, é uma alternativa em muitos casos um pouco mais viável do que as outras já citadas. 

Porque para seu uso, não é preciso investir em equipamentos para disponibilizá-lo, apenas imprimir os códigos e distribuir pelas mesas.

 Para acessá-lo os clientes só precisam ler o código com a câmera do celular e prontinho, seu cardápio aparecerá na tela. 

Um bom exemplo de cardápio por QR Code, é o do GrandChef, por meio dele o cliente realiza os pedidos pelo celular e os encaminha direto para a cozinha.

Sem necessidade de contato, totalmente seguro, e ainda gera possibilidade de reduções de custos, pois a equipe de garçons pode ser reduzida e elimina erros humanos de anotações de pedidos.

Portanto, não perca mais tempo, baixe o GrandChef agora e confira como é ter seu estabelecimento na palma de sua mão.

Como organizar um cardápio?

A organização do cardápio é o guia para o cliente seguir. Um bom menu mostra o que seu restaurante tem de melhor. 

Então para começar a organização é sempre interessante mantê-las por ordem de continuidade e consumo, como:

Aperitivo, entrada, prato principal, sobremesas e bebidas. É uma ordem lógica de pedidos que ajuda a organizar seu menu. 

Já dentro das categorias é interessante separá-las de acordo com seus pratos mais vendidos dando aquela prioridade a eles, por ter grandes chances de ser o que o cliente procura. 

Quanto aos preços, eles devem ficar no canto um tanto afastado da descrição do produto para que o cliente não mantenha o foco diretamente nele.

Outra dica para a separação dos pratos é começar sempre colocando o de valor mais alto no topo, assim comparado a eles os outros aparentam bem mais em conta. 

Quando o assunto é a engenharia do cardápio há muitos quesitos  a se cumprir para deixar tudo mais atrativo para o cliente. 

Assim como o diferencial das plataformas digitais, que proporcionam as opções de combos, retirada e acréscimo de produtos, facilitando para o cliente. 

Portanto, montar e estruturar os modelos de cardápio não é uma tarefa fácil, mas, com foco e dedicação é possível alcançar o melhor resultado. 

Julianna Giacobbo

Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Redatora no Sistema GrandChef, buscando sempre trazer conteúdo de relevante há donos de bares, restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

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