Qual a Margem de Lucro Ideal de um Restaurante?

Quando se trata de um negócio existem várias coisas com as quais se preocupar, inclusive neste caso com a margem de lucro do restaurante. 

Assim, se você é dono de um restaurante precisa ter noção de qual a margem de lucro dele, e se está ideal ou não. 

E em casos, de não estar tão ideal descobrir o porquê e como contornar a situação. 

Portanto, fique de olho na margem de lucro do seu restaurante. Para isso vem com a gente, descobrir mais do assunto, qual a margem ideal para o restaurante e como melhorá-la.  

E o que é margem de lucro?

Para algumas pessoas que já mexem no ramo há tempos pode parecer uma pergunta boba. Mas, pra quem está começando há uma certa dificuldade em  identificar. 

Assim, de maneira simplificada a margem de lucro é o percentual de ganhos obtidos a partir das atividades feitas em seu negócio. 

Essa margem de lucros serve para determinar o valor que um produto deve ser vendido, sem gerar prejuízo. E de preferência sem colocar preço inacessível ao seu público. 

Qualquer negócio deve avaliar a margem de lucros. Inclusive em casos de não fazer, é provável se perder no gerenciamento e questões financeiras. 

E com toda certeza não é isso que você vai querer. Vai querer avaliar se teve pontos positivos, no que investir e o que cortar.

margem de lucro do restaurante

Para isso é preciso realizar o cálculo correto. Dessa forma, se fizer isso poderá organizar estratégias de vendas e conseguir saber quais produtos são lucrativos ou não.

Afinal, não é porque você vende muito de um produto que necessariamente a margem de lucro que lhe trás é boa.  

Por que é importante calcular a margem de lucros?

Saber a margem de lucro de um restaurante não é brincadeira não. Você com certeza precisa de um controle desse tipo para não fechar as portas. 

Dessa forma, quando avalia a margem de lucro, descobre qual a saúde financeira de sua empresa.

E acredito que não preciso dizer que para continuar operando esse financeiro precisa estar um tanto bom.

Sendo assim, a margem de lucro é um dos componentes da gestão do seu restaurante. Por isso é tão importante controlá-lo igual controlar um controle de caixa, por exemplo. 

Tomadas de decisões são feitas em cima do resultado do financeiro, assim, os cálculos precisam estar em dia. 

O seu restaurante só funciona bem se seu financeiro e administrativo estiverem funcionando bem.

Qual a margem de lucro ideal para o restaurante?

Bom  caso você pensou que há um número exato para a margem de lucro, talvez se decepcione um pouco. 

E que na verdade tudo depende de quanto você gasta com seu negócio. 

Donos de restaurante em geral costumam operar com uma margem de lucro de 10% a 20%, então se estiver dentro desta média está tudo bem. 

Logo, o problema  é quando ele vai abaixo ou muito acima desta média, aí provavelmente alguns processos precisam ser revistos.

Como calcular a margem de lucros?

A margem de lucro como já falamos irá refletir a imagem de seu restaurante e quando ela é alta é sinal de que está tudo indo bem.

Assim, para calculá-la é preciso utilizar a DRE (demonstração do resultado do exercício).

Afinal, ela faz uma demonstração resumida das operações financeiras da empresa. Dessa forma, para realizar todos esses cálculos de forma correta e sem erros é indicado utilizar um sistema de gestão com DRE integrada. 

Como é o caso do Sistema GrandChef. Um sistema de gestão completo onde é possível acompanhar o fluxo do caixa, do estoque e DRE de forma automática e sem erros.

Dessa forma, é ideal para você que não quer correr o risco de não ter um resultados mais exatos e vir a ter problemas futuros. 

Portanto, não corra o risco, teste como é controlar uma gestão com um sistema eficiente como o GrandChef e ficar livre de problemas. 

Agora vem entender mais sobre a DRE e sua importância para identificar a margem de lucro do restaurante. 

margem de lucro do restaurante

Demonstração de resultados de exercício

Por ser baseada na entrada e saída de recursos, acaba sendo estruturada da seguinte forma: 

  • Receita bruta – deduções e abatimentos = Receita líquida;
  • Receita líquida – CMV (Custo de Mercadorias Vendidas) = Lucro bruto;
  • Lucro bruto – despesas com vendas, administrativas e financeiras = Resultado antes do IRPJ e CSLL;
  • Resultado antes do IRPJ e CSLL – provisões IRPJ e CSLL = Resultado líquido.

Além de todas essas informações, a conta para a margem de lucro deve considerar todos os detalhes de movimentação financeira que a empresa tiver. Como:

  • Salários;
  • Aluguel;
  • Taxas de cartões;
  • Água e luz;
  • Fornecedores;
  • Pró-labore.

Além de todas essas informações, a conta para a margem de lucro deve considerar todos os detalhes de movimentação financeira que a empresa tiver. Como: 

Assim, é fundamental levar em conta cada centavo de custos, para conseguir a cota mais exata possível. 

Então, para tudo isso um bom software para restaurante pode ajudar bastante, já que dentro do sistema é só preencher as informações e ele realiza todos os cálculos para você.

margem de lucro do restaurante

Além disso, ainda te fornece balanços diários, mensais, anuais e muito mais.  Perfeito para controlar sua gestão.

Como aumentar a margem de lucro de um restaurante?

Há várias maneiras de aumentar a margem de lucro do restaurante. E em sua grande maioria são medidas fáceis.

Diminua os custos

Com a redução de alguns custos como água e luz é possível gastar bem menos do que o esperado. 

Hoje em dia, principalmente, há várias alternativas para diminuir esse consumo, é só colocar a criatividade para funcionar. 

Você também pode negociar com fornecedores e conseguir descontos nas compras, ou achar novos fornecedores que te deem produtos de qualidade e mais em conta.

Confira todos os seus processos e quais deles podem ser reformulados para diminuir os custos.

Tenha um diferencial

Mostre o que torna seu restaurante diferente dos demais. Porque você provavelmente não abriu um restaurante para propor exatamente tudo o que já tem. 

Descobrindo quais são seus diferenciais, as chances de aumentar as vendas e consequentemente sua margem de lucros são maiores.

Dessa forma, quando você conhece seu público-alvo, e o estilo de seu restaurante a fundo é mais fácil criar coisas novas e que sejam certeiras.

Promova o que te rende mais

O barato pode acabar te saindo caro em alguns casos. Nem sempre aqueles produtos mais baratos de seu cardápio serão os que te trarão melhores resultados.

Por isso, dê uma promovida naqueles produtos que te tragam maior retorno financeiro.

Ele não precisa se tornar o mais vendido de todo seu cardápio, mas aumentar uma certa venda deles traz um retorno financeiro bem maior que os outros.  

Portanto, tudo isso acaba se tornando muito bom para você aumentando os resultados e a margem de lucro de seu restaurante

About Julianna Giacobbo

Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Atualmente redatora na empresa GrandChef, sistema desenvolvido para bares restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

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