Qual o Melhor Óleo Para Usar na Fritadeira?

Para realizar fritura é necessário usar algum tipo de óleo, na maioria dos casos em abundância e para proporcionar a melhor fritura é preciso saber qual o melhor óleo para fritadeira.  

O óleo é um dos elementos que mais preocupa na hora de realizar frituras, afinal eles são conhecidos por fazer mal à saúde. 

Então, sempre há dúvidas sobre qual é o melhor a usar, o que faz menos mal, óleo vegetais ou gordura animal. 

Portanto, aqui vamos esclarecer algumas dúvidas e falar sobre as vantagens e desvantagens de cada um dois óleos te ajudando a escolher o melhor óleo para fritadeira.

Óleos Vegetais

Os óleos vegetais são gorduras extraídas de plantas, em grande maioria dos casos extraído das sementes. 

No entanto, mesmo esses óleos serem retirados de matéria prima orgânica eles podem ser considerados vilões em muitos casos.

Dessa forma, uma das principais razões para isso é o alto teor de ômega 6, presente nesses produtos, o ômega 6 é um ácido graxo poli-insaturado e o abuso de seu consumo é ligado ao surgimento de problemas no coração e inflamações. 

Entenda melhor a diferença entre os produtos e descubra qual o melhor óleo para fritadeira.

melhor óleo para fritadeira

Tipos de Óleo Vegetal

Óleo de Canola: derivado da planta comumente conhecida como canola, é um produto geneticamente modificado, e é menos propenso à oxidação. Assim, acaba sendo considerado uma boa opção para utilizar nas frituras. Sendo bem mais estável quando submetido a altas temperaturas, por possuir ácidos graxos saturados e monoinsaturados.

Óleo de Milho: Esse produto tem mais ômega 6 do que 3, o que pode vir causar inflamações e ameaças a artérias. 

Óleo de Soja: É considerado um dos mais saudáveis, devido ao equilíbrio que tem entre ômega 6 e 3. Porém, não deve ser usado em exagero e nem reutilizado muitas vezes.

Óleo de Girassol: É um óleo rico em ômega 6. Se usado em doses moderadas, essa gordura poli-insaturada só faz bem. Entretanto, quando usado em exagero, como em frituras, há problema. Por sofrer oxidação quando esquentado a temperaturas de aproximadamente 180° graus e assim, liberando substâncias não saudáveis à saúde.

melhor óleo para fritadeira

Óleo de Coco: Mesmo com toda a sua visibilidade de proporcionar bem estar. Quando se trata de fritura não é recomendado, pois quando exposto a altas temperaturas perde suas propriedades e se torna um óleo comum. 

Óleo de Algodão: É um óleo muito indicado para frituras, porque mesmo aquecido a grandes temperaturas, ainda mantém seus nutrientes. Assim, o único contra esse óleo é seu gosto forte que faz com que ele acabe sendo menos usado por poder passar sabor aos alimentos.

Azeite: O azeite é encontrado em diversas versões, mas, tem a extravirgem como a melhor de todas. Ele é um dos óleos mais recomendados para frituras, por ter 75% de seu composto de gorduras monoinsaturadas.

Gordura Animal

As gorduras saturadas, que são encontradas no corpo de outros animais, trazem junto dela o colesterol considerado ruim ao nosso corpo. 

Olhando por esse lado, os óleos vegetais parecem a melhor saída para usar, mas não é bem assim, esses óleos quando exposto em altas temperaturas se tornam maléficos à saúde. 

Assim, se tratando de frituras, as gorduras vindas de animais se tornam uma boa opção, como por exemplo a manteiga, uma gordura animal que vem do leite.

Manteiga: A margarina também é rica em gorduras insaturadas, sendo assim, uma boa opção para fritar alimentos, contudo para esse produto adquirir a forma sólida, passa por um processo de hidrogenação. Assim, ocorre formação de gorduras trans que podem aumentar o nível de colesterol ruim.

melhor óleo para fritadeira

Banha: A banha é uma gordura animal, que quando se trata de fritar alimentos vem a ser indicada. Isso acontece porque, quando exposta a altas temperaturas, ele sofre menos oxidação, além de ser rica em gorduras monoinsaturadas. 

Assim, é possível somar os prós e contras de cada tipo de óleo e gordura e decidir qual o melhor óleo para fritadeira.

Revolucione Seu Estabelecimento

Por exemplo, não tem como você estar no ramo alimentício e não ter um sistema de delivery.

Mas, que tal ter um delivery a sua cara, de acordo com sua marca e personalizado de seu jeito? Com o GrandChef isso é possível.

Por meio dele, você faz seu próprio site de delivery, personalizando com as fotos e descrições de sua preferência e o melhor de tudo, sem cobrança de taxas absurdas por pedidos. É bom de mais não é mesmo?

Para o caso de ainda não conhecer o GrandChef, se trata de um sistema de gestão completo, especializado no ramo alimentício como restaurantes, bares, lanchonetes e similares.

Ele trás as melhores soluções aos seus clientes, sempre buscando melhor atender às suas necessidades.

E além da comodidade de seu site de delivery próprio, você ainda conta com a opção de pagamento online para receber as vendas, dando mais segurança a você e seus clientes.

Sendo assim, caso se preocupe com o atendimento presencial o GrandChef também te ajuda com isso.

Afinal, conta com um sistema PDV, fechamento de caixa, que irá agilizar muito seus processos, principalmente se a demanda de seu negócio for grande.

O sistema balcão, fecha as vendas para você, agilizando o processo e economizando tempo para fazer mais vendas, e assim seus clientes não ficam horas naquelas filas chatas e desanimadoras.

Além disso você ainda irá contar com:

  • Comanda Eletrônica;
  • Controle de Caixa;
  • Controle de Estoque;
  • Backup em Nuvem;
  • Pagamento Online;
  • QR Code na Mesa;
  • E muito mais…

Então não perde mais tempo, vem descobrir como é usar um sistema de gestão eficiente e revolucionar os processos de seu negócio.

melhor óleo para fritadeira

Agora que já conferiu todas as vantagens de usar o GrandChef, baixe e faça um teste grátis e descubra como é ter seu restaurante na palma de sua mão.

About Julianna Giacobbo

Acadêmica de letras, apaixonada por livros, café e escrita. Atualmente redatora na empresa GrandChef, sistema desenvolvido para bares restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

Deixe uma resposta

Ainda não usa o GrandChef? Teste grátis por 30 dias!
Baixar agora
%d blogueiros gostam disto: