Quais os Sabores de Pastéis mais Populares no Brasil?

Sejam assados ou fritos, os pastéis ganham o coração dos brasileiros na hora de escolher um lanche para qualquer hora do dia. 

Isso mesmo, ninguém consegue resistir àquela massa crocante e recheada, principalmente se for um bom pastel de feira. 

Até hoje não sabemos ao certo de onde surgiu o pastel, tem indícios que tenha sido na Europa, na China e no Japão. Mas, o mais importante é que chegou ao Brasil, e não há nenhum pastel tão bom e igual ao brasileiro. 

Por aqui ele surgiu na cidade de Santos, em São Paulo, ou pelo menos é onde há os primeiros registros de pastelarias. E foi indo até chegar às feiras por volta de 1940.

Depois disso, se tornou um dos alimentos mais consumidos do estado e com o tempo se espalhou pelo país todo. 

Ou seja, com sua massa a base de farinha em forma de um envelope agrada a basicamente todos os brasileiros. 

Mas, ainda há muito para ver desse mundo dos pastéis, então vem conferir um pouco das preferências brasileiras e das regiões do país.

1. Pastel de frango

Não dá pra deixar de fora ou esquecer desse clássico, o pastel de frango, bem famoso nas barraquinhas de feira.

Esse queridinho leva basicamente um frango muito bem temperado em seu interior. Mas claro tem variações tão famosas quanto ele, frango com catupiry, frango com queijo, e até com bacon ou calabresa.

2. Pastel de queijo

Quem não gosta de queijo, onde der pra colocar surge um novo sabor de pastel. Assim, tem várias opções com essa iguaria dos deuses.

Como: 4 queijos, calabresa com queijo, palmito e queijo, carne e queijo e vários outros. 

3. Pastel a portuguesa

Que tal usar aquele presunto e queijo para fazer um pastel à portuguesa digno de feira. Ou até inovar e aproveitar os dois e criar um pastel de pizza que é uma delícia.

4. Pastel de strogonoff

O brasileiro adora um strogonoff, seja o prato feito, na pizza ou até no pastel. Assim, um pastel de strogonoff de frango ou de carne é sucesso na certa. 

Capriche no tempero e bora vender muito dessa iguaria.

5. Carne

Um clássico que não pode faltar em nenhuma pastelaria. Sempre tem aqueles sabores que não tem erro e o carne com certeza está nesta lista.

Pastéis gourmet

6. Pastel de camarão

O camarão é um dos tipos de mariscos mais consumidos no mundo inteiro. Já há vários pratos com essa iguaria, molhos, risotos, pizza e também o pastel.

Então, uma dica para inovar e trazer sabores diferentes, principalmente se fica próximo ao litoral é o camarão.  

7. Pastel de feijoada

Apesar de bem diferente, o sabor é bem interessante e agrada a muitos, além de ser algo muito brasileiro. 

O recheio da feijoada leva feijão preto, paio, carne seca, linguiça calabresa, bacon, couve e torresmo. 

Se quiser diferenciar ainda mais, sirva-o com um amontoado de couve separado, para finalizar com grande estilo.

8. Pastel romeu e julieta

A junção de queijo e goiabada é bem antiga, mas muito comum em pastéis.  A goiabada pode ser inclusive combinada com outros estilos de queijo, minas, coalho, mussarela e outros.

9. Pastel de palmito

Nem todos os lugares tem fãs do palmito, mas é um pastel que tem saída dependendo do local em que você esteja.

Um pastel simples, saboroso e leve para o público, inclusive pode agradar a galerinha que não come carne e seus derivados.

Como organizar sua pastelaria?

Seja uma pastelaria com um ponto comercial ou até na feira, você precisa por ordem na casa, para ter bom atendimento, não perder vendas e nem levar prejuízo.

Assim, para conseguir ter um bom atendimento, que seja fluido e ter controle total do processo é indicado usar um sistema especializado em pastelaria.

Como o caso do GrandChef, totalmente especializado em estabelecimentos gastronômicos, sempre atendendo as necessidades de seus clientes.

Por meio dele seu atendimento se torna rápido e prático, otimiza processos, além de ser perfeito para venda em estabelecimento com bastante fluxo de pessoas. O que provavelmente é seu caso devido ao sucesso dos pastéis.

Assim, conta com controle de financeiro, controle de estoque, sistema de vendas balcão, delivery e muito mais. Várias opções para você escolher o que mais precisa.

Tem o controle total de todos os locais de seu estabelecimento, te dando relatórios atualizados de todos os setores.

As vendas realizadas no balcão são fechadas automaticamente pelo sistema facilitando, e inclusive conta com facilidade para divisão de contas.

Além disso, o sistema te dá todos os relatórios de abertura, fechamento e movimentação de caixa. E deixa seu estoque sempre em dia tendo controle de tudo que está dentro dele, com avisos de quando algo esteja para acabar.

Portanto, não perca mais tempo baixe agora o GrandChef gratuitamente e comprove os benefícios de um sistema especializado em sua gestão.

Descubra como é ter sua pastelaria na palma de sua mão de onde estiver.

Pastel de feira

Aposto que já ouviu a frase que pastel bom é o de feira, aquele fritinho na hora, bem crocante. 

Não há semelhantes quanto aos pastéis de feira, talvez porque carregam alguns truques, há algumas suspeitas sobre eles. 

Esses ingredientes seriam água, farinha, sal e cachaça para dar aquela crocância à massa. 

Em relação à massa o segredo é sovar bem até que ela fique lisa e elástica. Os entendidos do assunto dizem que esse é o ideal, e, assim que estiver pronta já rechear e fritar 

Já o segredo do recheio é não estar cheio de mais e nem vazio, além de evitar guardá-lo reche

Quanto a fritura é decisivo e fundamental para dar a crocância. Em uma temperatura ideal igual ou superior a  180 °. 

Julianna Giacobbo

Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Redatora no Sistema GrandChef, buscando sempre trazer conteúdo de relevante há donos de bares, restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

Deixe uma resposta

Separamos as melhores dicas para você

Preencha e receba dicas de empreendedorismo, gestão financeira, estoque, tecnologia e muito mais para poupar dinheiro e triplicar as vendas.

%d blogueiros gostam disto: