Self-Checkout: Vantagens do Autoatendimento no Restaurante

O self-checkout para restaurantes é uma tendência de autoatendimento que vem ganhando muito destaque. 

Afinal, por meio deles, os pedidos que antes eram feitos somente no balcão, ganham uma nova opção. Podem ser realizados pelos próprios clientes sozinhos.

Automatizar processos de atendimento traz mais agilidade e aumenta o número de pedidos do restaurante, faturamento e gera uma certa economia. 

As vantagens do self-checkout são várias, além de aliviar seu atendimento, dá a chance dos clientes se livrarem de filas.

Vantagens do self-checkout para restaurante

Utilizar do self-checkout, seja por meio de totem de autoatendimento ou outra plataforma, otimizam muitos processos. 

Dessa forma, não é só mais uma novidade é algo que acrescenta muito ao estabelecimento.

1. Reduz as filas e esperas

Filas grandes em estabelecimentos podem significar ineficiência de atendimento.

Sendo assim, em alguns casos realmente é a quantidade de público que aumentou. Mas acredite, em nenhuma dessas hipóteses os clientes saem satisfeitos. 

É muito raro algum cliente querer ou até poder ficar esperando muito para pagar ou pedir. 

Assim, com o self-checkout, tanto a etapa do pedido quanto pagamento já podem ser resolvidos.

Aliviando o fluxo de seu balcão. Mas, lembre-se que quando estiver no processo de transição ainda deve oferecer venda no balcão para pessoas que precisem, até todos terem conhecimento da automação.

Logo, as vendas pelo autoatendimento serão grandiosas, mas nem todos os clientes podem acabar optando por ela. O que resulta em não descartar a outra opção.

2. Libera os pedidos mais rápido

Quiosques ou restaurantes com self-checkout eliminam basicamente toda a espera do processo de fazer pedido. 

O cliente chega, faz o pedido pelo autoatendimento e as comanda são enviadas direto para o preparo, assim que o pagamento é confirmado. 

Dessa forma, mesmo em dias de casa cheia, os clientes não precisam ficar esperando muito tempo. E nem ficar andando de um lugar para o outro para cada processo de atendimento. 

Como o pedido e pagamento já foram feitos no mesmo local, basta só esperar pela comida e desfrutá-la.

3. Traz experiência de compra do consumidor

Pensar na experiência de compra do consumidor é o primeiro requisito para eficiência de atendimento. E esse público a cada dia que passa quer mais agilidade e praticidade.

Sendo assim, o autoatendimento mexe diretamente com a experiência do cliente, um jeito novo e inovador cativa eles.

Além disso, um cliente ao perceber como seus processos são rápidos e guardam bons sentimento do local.

Assim, acabam voltando e até recomendando vocês a outras pessoas. Quando um cliente é atendido com agilidade, inconscientemente guarda o bom atendimento na memória. 

4. Aumento de pedidos e ticket médio

Quando os clientes podem navegar por mais tempo e conhecer todas as opções do cardápio, a possibilidade de pedirem até mais coisas é bem maior. 

Não ter alguém esperando para anotar o pedido deixa o cliente escolher com calma, e muitas vezes um pedido maior do que faria. 

E sabe aquela venda sugestiva que fazem no balcão, você não perde ela. 

Ainda pode ser feita por meio do cardápio digital, inserindo no sistema a indicação de bebidas, sobremesas e acompanhamentos.

5. Pedidos sem erros

O cliente realiza o pedido e envia para a cozinha, assim, sem chances de ter pedidos trocados por anotações erradas. 

Afinal, sabemos como isso pode ocorrer no estabelecimento, dessa forma, evita também o desperdício por pedidos errados. 

Portanto, receber pedidos com self-checkout traz economia de tempo e dinheiro. Diminuindo totalmente os pedidos errados que desperdiçam produtos e tempo.

6. Mais segurança à sua frente de caixa

Se seu restaurante fica mais exposto ao movimento da rua, ou em locais movimentados, ter dinheiro em seu caixa representa um risco maior. 

Assim, com os pagamentos online, o dinheiro não fica centrado dentro de seu caixa, o que diminui riscos de roubos. 

O cliente ganha praticidade e agilidade e você e sua equipe ficam mais protegidos. Afinal, está diminuindo cada vez mais o número de pessoas que andam com dinheiro.

Por que investir em Self-checkout?

Esses terminais de autoatendimento dão mais autonomia ao cliente, incentiva pedidos maiores e facilita atualizações de seu cardápio. Até a parte do o pagamento, que costuma ser demorada, diminui, pois é feita junto com o pedido.

Assim, investir em tecnologias significa mais praticidade ao cliente e maior rentabilidade ao seu negócio. 

Além de toda a experiência inovadora e boa, poder fazer muitos clientes novos se fidelizar. 

Portanto, é uma ideia perfeita para seu negócio, somente com benefícios para acrescentar. E caso tenha um pé atrás para inovar, converse antes com cliente e veja as opiniões.

Mas, como ter Self-check-out?

Conseguir implementar isso é mais fácil do que imagina, é só criar um cardápio digital de seu restaurante e disponibilizá-lo por algum dispositivo. 

As opções são inúmeras: deixar um tablet ou smartphone para pedido, investir no QR code, ou até mesmo colocar totens de autoatendimento. Todas esses formatos aceitam o cardápio digital e são boas ideias. 

Mas, para a criação de um cardápio digital, vai precisar de um bom software, como o caso do sistema GrandChef. 

Um sistema de gestão especializado no ramo, com todas as funcionalidades que precisa para gerir bem um restaurante. 

Com ele você cria um cardápio digital todo personalizado, com logo, fotos reais, descrições de sua preferência e a cara de sua marca. 

Além do cardápio digital poder ser usado das formas comuns, ainda pode ser gerado por meio de QR code e se tornar link de delivery. 

Aumentando totalmente suas opções de atendimento. Além disso, conta com toda a gestão integrada, controle de caixa, estoque e mais inúmeras funcionalidades. 

Portanto, pare de perder tempo, baixe agora o GrandChef gratuitamente e comprove todos os benefícios do autoatendimento. 

Confira como é ter seu restaurante na palma de sua mão, o melhor atendimento e tempo para fazer novas estratégias.

About Julianna Giacobbo

Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Atualmente redatora na empresa GrandChef, sistema desenvolvido para bares restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

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