Treinamento Para Equipe de Restaurante: Tudo Que Precisa Saber
O treinamento para equipe de restaurante é um fator muito importante para que o bom atendimento cative o cliente.
Pois, é preciso que você promova treinamentos frequentes para garantir que todo mundo em sua equipe esteja por dentro da cultura da empresa. Além de ter um time capacitado para ter o melhor serviço.
Essas atitudes promovem uma equipe engajada, com excelente nível de prestação de serviço e especialidade na área.
Pois, não é apenas o conhecimento de bom atendimento que leva-se em conta. Precisa conhecer os pratos e culinária que está vendendo para orientar clientes e falar com propriedade do assunto.
Portanto, se está em busca de ajuda com treinamento de equipe de restaurante, vem com a gente que vamos de passar alguns passos para executar isso.
Qual a importância de propor um bom treinamento?
Todo restaurante é cheio de clientes exigentes, tanto para a culinária quanto para o atendimento.
Então, para garantir que eles sejam fidelizados é importante que toda a equipe esteja familiarizada com regras de bom atendimento. Afinal, os garçons, gerentes, cozinheiros e faxineiros, fazem parte da imagem de seu restaurante.
Por isso, independente de você usar a tecnologia como aliada no estabelecimento ou não, é importante ter um treinamento para equipe de restaurante.
Assim, busque por cursos que vão atender ao que precisa, podem ser inclusive online. Lembre-se de como isso vai refletir em seu atendimento e será bom para o negócio.
Como fazer um bom treinamento para equipe de restaurante?
Quem disponibiliza um treinamento para equipe de restaurante garante satisfação do cliente e passa a frente da concorrência.
Quando se preocupa em conseguir prestar um bom serviço, e não somente equipe de garçons bem treinada, tem vantagens com o cliente.
Então, para ajudar nisso, separamos alguns setores e quesitos que merecem maior atenção.
Higiene
No assunto higiene há regras claras para restaurantes, definidas pela Anvisa.
No caso de cozinheiros, chefs de cozinha e o time de auxiliares no preparo devem ser treinados para manipular os alimentos.
Mas, não se engane, além deles todos os colaboradores devem estar por dentro das regras da Anvisa. Isso evita que aconteçam acidentes sanitários por exemplo.
Existem milhares de setores que necessitam de atenção dobrada dentro de seu restaurante, por isso, treinamento de equipe para regras de higiene ganha muita importância.
Assim, passa segurança ao cliente e evita problemas sérios, por erros de higiene.
Atendimento
Já falamos como atenção no atendimento é responsável pela satisfação do cliente.
Assim, provavelmente é um dos pontos que mais deve-se treinar uma equipe, para seguir certas regras de atendimento.
Afinal, o cliente quando sai de casa espera ser bem recebido. Então, a seguir vamos ver algumas regras básicas para o atendimento.
1. Jamais discuta com um cliente
Aquele velho ditado de “o cliente sempre tem razão” é uma das maiores verdades já citadas.
Respeitar a opinião e desejos do cliente é o principal ponto para tratá-lo bem e da forma esperada.
Mesmo quando discordo de o que eles estão falando não vale a pena contrariá-lo, deixe o cliente se sentir na razão.
Afinal, ele saiu de casa para se divertir e não ser contrariado por alguns assuntos.
Entretanto, é claro que em hipótese alguma você deve tolerar ofensas ou falta de respeito. Em casos que isso ocorra, não discuta, mas comunique o superior ou proprietário, para tomar providências.
2. Seja paciente
Sabemos que a paciência pode vir a não ser a maior virtude do ser humano, mas é preciso.
Por mais que ao anotar um pedido esteja com pressa, o cliente não está com pressa alguma. Aliás, está aproveitando na maioria das vezes um tempo livre.
Por isso, seja paciente e o deixe escolher tranquilamente, esclareça duvidas, e não fique pressionando.
Ou ainda pensar em uma solução para não ocorrer problemas e o cliente sempre poder escolher sem pressa.
Como é o caso de um cardápio digital, ou por QR code. Onde o cliente pode olhar o cardápio por um dispositivo, fazer o pedido e mandar a cozinha.
Tudo de forma muito simplificada e na vontade dele. E nisso, o sistema GrandChef pode te ajudar.
Completamente especializado em estabelecimentos gastronômicos, traz modelos de atendimento que contam com cardápio online e por QR code.
Assim, é só montar seu cardápio para a plataforma e disponibilizá-los ao cliente. E o melhor de tudo é a facilidade de poder manter tudo sempre atualizado.
Com o GrandChef é possível dar tranquilidade ao cliente e ter um atendimento melhorado e extremamente ágil.
Todos os pedidos vão direto para a cozinha para preparo, aproveitando também para tirar aquela correria dos garçons de levar pedidos.
Portanto, não perca mais tempo, baixe agora o GrandChef gratuitamente e veja todos os benefícios que ele traz a seu atendimento e gestão.
Veja como é ter seu restaurante na palma de sua mão de onde estiver e proporcionar o melhor atendimento.
3. Saiba resolver problemas
Nem todos os problemas que surgirão vão poder ser resolvidos pelo gerente ou proprietário. Por isso, todos na sua equipe devem ser treinados a saber resolver problemas.
E acredite, eventuais conflitos são coisas comuns de ocorrer em um restaurante. Para economizar tempo e estresse garanta que os colaboradores estejam preparados.
Então saiba estar preparado e como agir em situações difíceis.
Estabeleça padrões para atendimento
Cada funcionário tem uma função diferente no restaurante, mas o intuito de todos é o mesmo, propor um serviço perfeito.
Assim, ter uma equipe que trabalhe em conjunto é o ideal para o funcionamento de tudo.
Portanto, é bom ter normas de atendimento e roteiros a serem seguidos. Seus colaboradores devem saber como agir e ser profissionais.
Disponibilize treinamento para vendas
Estimular um cliente a compra em um estabelecimento gastronômico é a melhor forma de garantir vendas.
Assim, é interessante que seus colaboradores tenham treinamento de equipe de restaurante para vendas.
Dessa forma, eles conseguem abordar os clientes, estimular compras de formas sutis, como as táticas de cross selling e upselling.
Um garçom com boas habilidades de venda, faz um bom atendimento e ainda aumenta o lucro do restaurante.
Padronize uma linguagem
De nada vai adiantar um espaço todo bonito e arrumado, com ótima comida se a linguagem do atendimento não combinar com ele.
Não é necessário que trate os clientes formalmente, mas ter uma linguagem padrão, entendida por todos é ideial.
Sendo assim, evitar gírias, palavrões é fundamental para manter a qualidade. Em alguns casos também torna-se conveniente evitar palavras regionalistas. Afinal, há chances de o restaurante receber pessoas de fora.
Com cordialidade, espaço agradável e um bom treinamento de equipe para restaurante as vendas serão total sucesso.
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