Delivery de Bolos e Doces: Como Começar?
Um delivery de bolos e doces é a grande saída para inúmeros empreendedores que querem começar um negócio, mas não tem tanto capital para investir de início.
Além de ser uma ótima ideia para quem já está no mercado a um bom tempo, a comodidade que esse tipo de serviço traz é proporcional a qualquer empreendimento.
Assim, se você tem a intenção de vender bolos e doces saiba que o delivery é algo que não pode faltar.
Porém, um sistema de entregas demanda algumas coisas com as quais se deve ter atenção. Mas, também traz comodidade e chama os clientes.
Portanto, nesse artigo veja algumas vantagens de um delivery de bolos e doces e como ter um.
Como funciona um delivery de bolos e doces?
Em muitos casos pode-se trabalhar apenas com o delivery, uma escolha bem comum hoje em dia, sem ter a necessidade de um estabelecimento físico.
Nesse caso é preciso dispor de uma cozinha que comporte a demanda, podendo ser até em sua própria casa, mas tendo os equipamentos necessários.
Mas para suportar a demanda deve haver espaço para preparo e armazenamento de produtos, que fiquem conservados conforme o indicado.
O fato de não dispor de uma loja faz você economizar e não ter de ter muitos gastos inicialmente.
Dessa forma, sobra dinheiro para investir em produtos de qualidade e em um bom sistema de delivery.
Passos a seguir para ter um delivery de bolos e doces
1. Defina um cardápio
Todo negócio antes de ter sua abertura deve ter preparativos e um desses planejamentos deve ser o cardápio.
É quase impossível planejar um negócio sem saber o que irá vender e dispor nele.
Por isso, essa deve ser sua primeira iniciativa montar um cardápio, de acordo com o que está afim de oferecer inicialmente.
Portanto, estabeleça os produtos a oferecer, se serão apenas bolos, ou também doces, e caso sim, quais doces. Os bolos oferecidos serão caseiros, confeitados, qual estilo, distingue bem isso.
Uma boa ideia para cardápio é o digital, que pode ir sendo montado conforme escolhe os produtos e atualizado sempre que preciso.
Como ter um cardápio digital?
Não é um assunto para se preocupar muito, criar um cardápio digital é muito fácil e prático.
Inclusive o próprio sistema de delivery permite que você monte o cardápio, como é o caso do GrandChef.
Caso não saiba do que se trata o GrandChef é um sistema de gestão especializado no ramo alimentício, como bares, restaurantes e similares.
Por meio de seu delivery, você cria um cardápio digital que pode ser disponibilizado aos clientes por forma de link para a realização dos pedidos. E ser enviado em diversas plataformas.
Logo, você consegue cadastrar todos os seus produtos, inserindo descrições e imagens personalizadas e atraentes.
Além disso, consegue otimizar tempos, pois com o cardápio digital o cliente visualiza e realiza o pedido que é enviado direto para a cozinha.
2. Se organize para as entregas
Um sistema de delivery precisa de uma organização, como saber quem serão os responsáveis pelas entregas ou se haverá também retirada no local.
Quando já se dispõe de um sistema eficiente como o caso do GrandChef, basta apenas arrumar um motoboy para as entregas e se organizar nas áreas de entregas.
A organização é necessária pois nenhum cliente gosta de esperar horas pelo produto, e em casos de grande distância isso pode vir a acontecer.
Por isso, o planejamento das áreas de entrega são importantes, para não ocorrer longas demoras.
3. Tenha os equipamentos necessários
Por mais que a início seja um investimento novo e mais básico alguns utensílios não podem faltar, como é o caso de:
Fornos, balcão ou mesa, batedeiras, formas, local de armazenagem, freezer, utensílios de cozinha e outras coisas.
Com o tempo, você pode investir em utensílios mais profissionais e ir se profissionalizando.
O interessante também é ter formas de diversos tamanhos e formas para poder vender bolos e outros doces de várias formas.
4. Tenha divulgação
A divulgação é muito importante, pois ela é o que faz as pessoas te conhecerem e saber o que você vende.
Por meio dela seus clientes saberão todas as informações que precisam sobre seu negócio e entrarão em contato com você.
Deixe tudo bem específico, coloque imagens chamativas e boas descrições para instigar as pessoas a te conhecerem. Use e abuse do marketing digital.
5. Adquira um sistema delivery
Para não deixar o cliente esperando e fazer com que ele busque a concorrência pela demora de entregas, invista em um sistema.
Um sistema de delivery como o do GrandChef, proporciona o cliente acessar o site e realizar o pedido.
Por meio do sistema você consegue atender vários clientes ao mesmo tempo.
Por exemplo, o Sistema GrandChef oferece um site de delivery próprio que se comporta como um aplicativo no celular do usuário.
Então, você pode enviar automaticamente o link do seu delivery pro WhatsApp do cliente, assim que ele entrar em contato com você.