Dica para melhorar a gestão de pessoas em um restaurante
Atualmente, a gestão de um restaurante não se limita a oferecer pratos de qualidade e um bom serviço. As novas tendências da gastronomia focam mais do que nunca, no cliente e tecnologia porém, não basta apenas isso para ter um restaurante de sucesso.
Um bom exemplo para definir este conceito é a pizzaria Ferreti localizada em Maceió, que vende um conceito para ser seguido em relação a gestão e marketing para restaurantes, porque tem em conta estes fatores que iremos abordar logo abaixo.
Prioridade absoluta aos seus clientes e colaboradores, dando atenção personalizada a cada um, com total simplicidade, respeito e muita transparência e um ambiente surpreendente.
Sendo assim, para ter uma boa gestão de um restaurante, apresentamos algumas dicas interessantes que, com certeza, lhe servirão de inspiração:
Vamos falar sobre Motivação
O primeiro pilar da gestão de pessoas é a motivação – sendo este como um “combustível” para os demais pilares que veremos ao longo deste artigo.
A razão é simples: toda empresa precisa do esforço individual de cada um de seus funcionários para crescer. E para que haja comprometimento, os colaboradores precisam se sentir motivados.
Um funcionário totalmente ‘sem vontade’ de exercer suas funções tem sua produtividade parcialmente ou completamente prejudicada, o que faz com que ele tenha vontade de deixar a empresa na primeira oportunidade que lhe surgir.
E esse obviamente, não é o perfil de funcionários buscados pelas empresas nos dias atuais –muito pelo contrário. Há uma incessante busca pela ‘auto motivação’ em processos seletivos.
Para compreender melhor este tópico, imagine uma organização vista de fora. Quais são os pontos que motivam o funcionário? Entre os principais aspectos, destacamos os incentivos econômicos (bônus ou salários chamativos), a missão da empresa (empresas sociais, sustentáveis ou que visam o bem se destacam neste sentido), possibilidade de crescimento (também conhecido como plano de carreira) e desafios proporcionados.
Basicamente, cada pessoa irá se apegar a um ou mais destes aspectos na hora de se sentir motivada a trabalhar (e principalmente, a continuar) na empresa. E isso deve partir não só do indivíduo, mas também da empresa, que deve ter a consciência do que ela tem de chamativo – focando neste quesito no momento das contratações.
Para garantir a motivação dos seus funcionários baseando-se na gestão de pessoas nossas dicas são:
Tenha confiança nos seus funcionários: ter fé no trabalho da sua equipe é fundamental. A confiança faz com que as habilidades e talentos apareçam.
Saiba delegar: você não precisa se envolver em cada detalhe dos projetos e atividades que comanda. Se todos estiverem bem alinhados com os objetivos a ser alcançados e bem preparados para exercer suas funções, os resultados serão alcançados.
Estimule a participação: essa postura fará com que ideias inovadoras surjam e problemas possam ser resolvidos mais facilmente. Premie as melhores ideias com um vale-presente ou um convite para um almoço especial, por exemplo, para aumentar o engajamento.
Esteja presente: você nunca deve se isolar de sua equipe. É importante para o funcionário ter uma troca constante com o líder. Seja acessível, retornando prontamente as sugestões e críticas levantadas.
Aposte nos feedbacks: você deve ser franco e justo com os seus funcionários. Reúna-se com frequência com cada um deles para mostrar o que você está pensando sobre o trabalho desenvolvido até ali. Elogie o desempenho satisfatório e mostre os pontos que ainda devem ser melhorados.
Comemore as conquistas: se a sua equipe alcançou uma meta ou solucionou aquele problema que parecia impossível, é preciso celebrar. Você não precisa fazer nada extravagante. Pode apostar em um café da manhã ou happy hour. Até um elogio formal, com cópia para toda a empresa, pode ser uma maneira eficaz de agradecer o esforço do seu time.
A gestão de um restaurante é um assunto que lida com pessoas, o segredo consiste em prestar atenção na sua equipe, ao que lhe dá prazer (satisfação profissional), ao que o surpreende, lhe da atenção e propõe crescimento dentro da empresa. Se acrescentarmos essa visão, obteremos a fórmula perfeita para ter sucesso no presente e em um futuro próximo.