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Gestão de restaurante: O que todo gerente ou proprietário precisa saber

Administrar um restaurante (Gestão de restaurante) é como observar as engrenagens de uma máquina complicada. Você não tem as apenas preocupações gerenciais habituais de funcionários e clientes, mas você está lidando com o serviço de alimentação e a bagagem exclusiva que vem junto com isso.

Você precisa ficar a frente do jogo

Na Gestão de um restaurante, as coisas chegam rápido a você. Você precisa ser proativo e ficar à frente da curva em vez de reativo. Isso significa que você olha e trabalha no futuro, não no momento atual, para gerenciar decisões como:

  • Gerenciar funcionários
  • Mudanças de cardápio e atualizações
  • Campanhas de marketing
  • Controle de estoque
  • Detectando tendências de consumo
  • Atualizando tecnologia
  • Se você não for proativo, não administrará o restaurante, ele administrará você.

Conheça a operação do seu restaurante

Como gerente ou dono de restaurante, quanto mais experiência você tiver em trabalhar na empresa, melhor será a solução de problemas quando algo der errado.

Seja um dono de restaurante que não tenha medo de sujar as mãos, que saiba como a cozinha funciona, o que os cozinheiros estão lidando, o estresse dos Garçons. Converse com seus funcionários sobre o que eles fazem e por que eles usam os métodos que usam. Você ganhará respeito (e conhecimento) de seus funcionários e terá uma base melhor para tomar decisões que os afetem e aos clientes que eles estão atendendo.

Manter a equipe não é fácil, mas é o mais importante

De acordo com uma pesquisa recente, 46% dos gerentes e proprietários de restaurantes disseram que contratar, treinar e reter a equipe é o desafio número um.

Fazer a retenção de funcionários é uma prioridade. A substituição constante de funcionários é uma despesa enorme em uma indústria que já tem margens de lucro apertadas. Clientes em restaurantes vêm para a experiência (como vamos falar em um minuto), e parte dessa experiência está se tornando confortável com a equipe que eles esperam ver em seu local regular.

Mantenha seu olho na satisfação do cliente

Gerenciar as expectativas do cliente em qualquer negócio é difícil, mas um restaurante está no topo dessa lista. Você está lidando com tudo, desde preferências alimentares, questões dietéticas, fluxo de tráfego no restaurante, clientes irados, reservas de última hora e pessoas que aparecem para comer cinco minutos antes de você estar pronto para fechar.

A satisfação do cliente é o objetivo final de todas as decisões que você toma quando surge um problema com o cliente. Como você consegue essa satisfação pode variar, mas o resultado final é sempre o mesmo.

Uma palavra de cautela: obter a satisfação do cliente sem sacrificar sua equipe. Proteja sua equipe do temperamento e da ira do cliente. Lembre-se, você não quer perder o funcionários também.

Quando se trata de clientes, você está gerenciando mais do que apenas comida

A indústria de restaurantes agora comanda quase a metade do dólar dos alimentos no Brasil. Isso é um monte de gente comendo em vez de cozinhar em casa.

Há razões práticas para essa mudança de um orçamento para compras de supermercado (por exemplo, não quero cozinhar em casa por questões de conveniência). Mas há mais do que conveniência.

A comida não é apenas comida. De acordo com a National Restaurant Association, 56% dos adultos entrevistados disseram que preferem gastar dinheiro em uma experiência do que simplesmente ir à loja para comprar comida. Você pode pensar que está gerenciando apenas a preparação e a entrega de alimentos, mas também está gerenciando a experiência do cliente.

É fácil ser pego nas preocupações óbvias de boa comida e eficiência, mas se você não se preocupa com a experiência geral que seus clientes estão tendo, você perde a visão geral. Gerenciar a experiência do cliente envolve uma mistura de ambiente, limpeza (banheiros especialmente!), Funcionários simpáticos, preços justos, comida única e até mesmo não-agito sem espera de estar. Se as pessoas estão dispostas a pagar para comer fora porque estão à procura de experiências, um servidor mal-humorado ou uma espera de 40 minutos na porta não impressionarão.

Leve o boca a boca a sério

A maneira mais popular pela qual as pessoas escolhem um restaurante é o boca-a-boca dos amigos ( 78% ). O segundo mais popular? Mídia social. Estes são essencialmente os mesmos na medida em que se originam não da sua mensagem (o que você controla), mas do que os outros dizem sobre você.

Comentários on-line são importantes. Fazendo uma experiência única e memorável que leva as pessoas a falar sobre o seu restaurante. A presença na mídia social é importante (contanto que você consiga administrá-la bem). Acompanhar o que é dito sobre o seu restaurante em assuntos de mídia social.

E lembre-se, boca a boca pode ir nos dois sentidos. Pode ser positivo ou negativo.

Você precisa de publicidade

Um restaurante não pode viver apenas de boca a boca.

Você ainda precisará de publicidade. Você precisa de cartazes, precisa de anúncios impressos, precisa de anúncios on-line – a publicidade é especialmente importante em um mercado competitivo ou quando você é um novo restaurante.

Como gerente ou dono de restaurante, o truque é estabelecer um orçamento e ficar com ele. Obviamente, com certeza, mas um orçamento de publicidade inteligente é construído sobre a coleta de dados que atenda às necessidades do seu restaurante. Você precisa coletar os dados necessários. Isso inclui:

  1. Informações demográficas (Quem come no seu restaurante? Anuncie onde eles estão. Os anúncios de mídia social podem funcionar bem e ter amplos recursos de segmentação por público-alvo).

  2. Tendências

  3. Vendas (incluindo horários de pico e estações)

  4. Tendências alimentares

Esse tipo de dados é útil para muitas das decisões que você toma sobre o seu restaurante, mas é vital se você quiser evitar jogar dinheiro em publicidade impensada.

Um sistema para gerenciamento

Existem facilmente mais de 70 sistemas para gestão de restaurante diferentes no mercado. Os números continuam crescendo à medida que mais e mais soluções entram no mercado. Encontrar o sistema certo para um bar ou  restaurante pode ser uma tarefa assustadora. 

Você quer um que seja fácil de usar, que corresponda ao seu orçamento, que tenha um bom suporte ao cliente e que ofereça recursos que você precisa para seu negócio específico. Saber exatamente o que você precisa em um sistema é um excelente começo. Isso ajuda você a diminuir um pouco o campo. 

Uma vez que você reduziu as opções, tudo o que resta é testar o sistema de cada restaurante. Pense no processo como o processo de compra de um carro novo. Limite-o por fazer, modelo e pacotes de recursos antes de levá-lo a uma unidade de teste.

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Você vai precisar de saúde física e mental

Depois de todas as dicas gerenciais usuais, esta última é a mais esquecida: cuide-se.

Isso parece estranho, mas vamos ser realistas: o trabalho no restaurante é um trabalho árduo. Um gerente de restaurante não está sentado em uma mesa sobre todos durante todo o dia. Ela está lá fora no chão, no meio dela, puxando longas horas, de pé, batendo em vários papéis.

É cansativo. E cansaço físico pode levar a cansaço emocional e mental.

Cuide da sua saúde e fique em forma. Sua equipe e restaurante vão agradecer por isso.

A melhor dica que podemos oferecer a um novo gerente ou dono de restaurante é encontrar um mentor e obter todas as dicas que você precisa. Encontre alguém que já tenha coberto o chão que você está enfrentando. Se você não encontrar um pessoalmente, acesse sites e encontre fóruns onde os gerentes e donos de restaurantes estão perguntando e compartilhando.

E lembre-se, não perca a cabeça naquilo que não importa. Mantenha a visão geral – experiência do cliente – sempre em primeiro plano. Tudo deve apontar para essa coisa principal.

Geison SC

Entusiasta da tecnologia e apaixonado por café. Formado em Redes de Computadores pela faculdade FIAP-SP, atualmente CEO da empresa GrandChef sistema desenvolvido para bares restaurantes e similiares. Sempre disponivel para novas conversas para estar sempre aprimorando seu conhecimento na area tecnologica.

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