Como a Fotografia Pode Mudar as Vendas de seu Restaurante?
Todos os nossos sentidos são influenciados pelo que vemos, assim, um simples prato de comida pode instigar os instintos e causar desejos.
É por isso que a fotografia de comida pode mudar as vendas de seu restaurante, pois uma foto bem tirada chama a atenção de quem vê e lhe dá vontade de experimentar.
Ou seja, a fotografia de restaurantes deve ser voltada a essa característica humana, de sentir desejo de algo apenas por ver.
Assim, fizemos este artigo para você entender melhor o conceito da fotografia e características que ela deve adotar e também a sua importância.
Objetivos da fotografia de comida
De modo geral, a fotografia tem três objetivos para seu negócio, são eles: atração, valorização e divulgação.
Atração
É o impacto que mais tem valor ao seu restaurante, uma foto de prato bem tirada, nos ângulos certos e bem tratada eleva a qualidade de seus produtos e causa um desejo no cliente.
A maioria das pessoas ficam mais propensas a comprar produtos que possam olhar e apreciar, em uma média de 30% mais que outros produtos.
Valorização
O visual faz muita diferença para o prato, como já dito na maioria das vezes chega a ser o elemento que define a compra.
Assim, fotos adequadas reforçam o que tem de bom em sua comida, assim aumenta o valor dela para o cliente e traz melhores resultados ao seu restaurante.
Divulgação
As redes sociais são ferramentas vitais de divulgação hoje em dia, principalmente o Instagram, ainda mais quando se trata de fotos.
Por isso, porque não tratar o seu perfil como profissional?
E isso significa pensar bem nas fotos antes de postá-las, a repercussão que uma foto bem feita pode trazer a você é gigantesca e o melhor são os custos baixos.
E para isso, que suas fotos devem ser bem trabalhadas, pensadas e talvez até levemente editadas para atrair o desejo do cliente e maior alcance.
Boas ideias para fotos, são expor o ambiente do restaurante junto a elas, as pessoas comendo e os pratos sendo apreciados mostrando a qualidade do produto ao cliente.
A composição fotográfica
A composição fotográfica é uma mistura de textura, harmonização de cores, contraste, profundidade, enquadramentos e formas que resulta na mensagem que a foto transmite.
Dessa forma, é com a junção de toda essa composição que é possível alcançar o efeito emocional que a foto causa.
Assim, produza uma mesa com detalhes, que estejam relacionados ao prato claro, use utensílios que combinem como frutas, legumes, outros alimentos, tudo para criar uma harmonização.
Além disso, para tirar as fotos nem sempre é preciso uma câmera profissional, com a junção desses efeitos de composição é possível conseguir ótimos resultados mesmo com a câmera do celular.
É só deixar a imaginação fluir e tirar ótimas fotos de seus pratos para atrair os clientes.
É importante contrastar as cores dos alimentos com os outros itens que compõem a foto para tudo ficar harmonizado e bem visto.
Escolha a iluminação
A iluminação é um fator essencial para a fotografia para que a foto fique bela e com um bom resultado.
Para isso você precisa entender que existe a luz artificial e a natural. Para uma boa iluminação é necessário que escolha uma das duas para usar e assim parta para o trabalho.
Luz Natural: É a que vem normalmente proveniente do sol, a luz ambiente é considerada a que mais possui variações e combinações.
Luz Artificial: são as presentes na maioria dos lugares, como a de lâmpadas, lanternas, refletores e outras.
E ainda há a opção de uma combinação dos dois tipos de iluminações: a artificial e natural, harmonizando ainda mais a fotografia.
Tenha um local para expor as fotos
É muito importante ter um local específico para expor suas fotos e nas quais ela combina totalmente com o conceito.
As redes sociais são boas opções, porém um cardápio digital pode te trazer ainda mais resultados. Por meio dele você expõe suas fotos e as atribui ao intuito da compra em um único local.
Um bom exemplo para isso é o GrandChef que proporciona a criação de um cardápio digital original e a sua preferência.
O GrandChef é um sistema de gestão especializado no ramo alimentício, como bares, restaurantes, pizzarias e similares.
No cardápio digital você expõe os produtos com as fotos tiradas agregando maior valor ao produto, além de descrições criativas e bem feitas que preferir e demais informações necessárias.
E se preferir ainda é possível usar o cardápio digital como GrandChef como delivery para seu restaurante, para isso você encaminhe o link do cardápio, o cliente analisa e por lá mesmo pode realizar o pedido.
O pedido é encaminhado diretamente à cozinha de seu estabelecimento para preparo e posteriormente a tela de entregas ou sistema.
Enquadramento
O enquadramento do prato é outro requisito essencial, pois será ele que dará um charme e chamará atenção.
Pois, cada item que compõe o prato foto conversam entre si, mas o enquadramento é o responsável por passar essa visão.
Uma regra comum é a dos terços, que orienta ao objeto principal nunca ficar no centro. Deve-se alinhar de uma maneira que ele fique muito mais chamativo.
Assim, trace linhas imaginárias, duas na vertical, duas na horizontal. Escolha o ponto em que elas irão se cruzar, dessa forma você consegue perceber qual a posição em que o objeto principal ficará em maior destaque.
Portanto, as fotos instigam o desejo do cliente e fotos mais profissionais instigaram bem essa vontade, aumentando suas vendas e número de clientes.