Dicas Infalíveis Para Aumentar as Vendas do seu Restaurante

Abrir um negócio é sempre arriscado, pois, para mantê-lo a pleno funcionamento é preciso manter as vendas em um fluxo bom. Assim, neste artigo iremos citar alguns fatores que ajudam a aumentar as vendas de seu restaurante. 

Se você sente a necessidade de aumentar as vendas de seu negócio para se manter há algumas coisas que devem ser analisadas e que interferem diretamente nisso. 

Assim, os fatores são: cardápio, atendimento e gestão. Continue lendo para acompanhar algumas dicas para melhorar e tornar mais atrativo cada um desses segmentos.

Preste atenção no seu cardápio

O cardápio deve ser bem elaborado, afinal, é basicamente por meio dele que as vendas são realizadas. 

Então na hora de montá-lo tudo deve ser levado em conta para ficar atrativo e chamar a atenção dos clientes para a compra.

1. Não use números quebrados

Quando se utiliza valores inteiros o cardápio além de ficar mais limpo e simples, fica mais atrativo e com uma melhor aparência ao cliente.

Dessa forma, os designers de cardápios reconhecem que preços que terminam em 9, como o R$ 9,99 são relacionados a uma qualidade mais inferior. 

Assim, optar por preços terminados em 0,95 ou 0,50 são mais amigáveis e trazem melhores resultados.

Aumentar as Vendas do seu Restaurante

2. Não utilize cifrão no cardápio

O cifrão se torna um número que deve ser evitado devido porque se relaciona a gastos. 

Deste modo, normalmente os cardápios que não apresentam cifrão são os que instigam o cliente a gastar mais. 

3. Capriche na descrição do produto

Os produtos devem ser descritos, afinal, um produto que não tenha descrição de ingredientes se torna estranho e pode ser deixado de lado, ou até apelar a ir para a concorrência. 

Além disso, se você quer apelar ainda mais não faça apenas descrições, faça um storytelling para aumentar as vendas do seu restaurante.

Caso não saiba o que é um storytelling, se trata de usar de métodos de roteiristas e escritores para contar uma história.

No caso do seu cardápio criando uma breve história sobre a composição do produto, tornando ele muito mais atrativo e instigando a vontade do cliente.

Aumentar as Vendas do seu Restaurante

Por exemplo: ao invés de dizer  “o lanche acompanha um molho tradicional da casa, acompanha maionese”. Use frases mais elaboradas como “acompanha o lanche um molho artesanal, com toque de maionese, mistura secreta de ingredientes uma receita de família que torna o lanche mais macio e saboroso” .

Isso instiga a experiência sensorial a quem lê e faz com que o cliente fique curioso para fazer a refeição e mais satisfeito ao final dela.

4. Atraia o cliente pelo prato mais caro

A maioria dos cliente não compra o prato mais caro, mas, ao encontrar algo mais barato, se sente economizando. 

Assim, quando um prato é muito mais caro do que os outros, tudo o que vier após ele parecerá uma boa ideia e economia. 

Portanto, esse desnível de preços e a engenharia do cardápio são o que garantem aumento das vendas.

Aumentar as Vendas do seu Restaurante

Como melhorar o atendimento para aumentar as vendas do restaurante

Caprichar no atendimento é fundamental para quem precisa arrasar nas vendas. 

As pessoas não saem para comer apenas pela comida, caso fosse assim, seria muito mais fácil pedir em casa. 

Dessa forma, é preciso encantar seus clientes com o atendimento, fazendo a visita a seu estabelecimento ser inesquecível e dar uma ótima experiência ao cliente

Portanto, treine bem sua equipe para eles pensarem como o consumidor e o aguardarem, afinal quem não gosta de ser tratado bem nos lugares que frequenta.

Automação de atendimento

 A automação de atendimento é algo não tão novo, mas que consegue sim aumentar as vendas do restaurante. 

Por meio dela o cliente consegue realizar sozinho os pedidos, e por não ter um garçom ao lado aguardando para receber o pedidos o cliente fica muito mais a vontade.

Assim, ele olha o cardápio com mais atenção e pode até realizar bem mais pedidos do que normalmente faria. 

Dentre as formas de automação de atendimento estão o totem de autoatendimento, que fica disponibilizado em locais para realização do pedido.

O cardápio digital com a  disponibilização de tablets ou Smartphones nas mesas. E uma solução um pouco mais em conta o cardápio por QR code na mesa. 

Aumentar as Vendas do seu Restaurante

Se você não quer arriscar fazer investimentos muito altos, o cardápio por QR code na mesa é a alternativa ideal. 

Um bom exemplo dessa opção é o GrandChef, que dispõe desse serviço de uma forma excelente.  

Caso ainda não conheça o GrandChef, se trata de um sistema de gestão completo especializado no ramo gastronômico que traz as melhores soluções a seus clientes. 

Em um de seus vários serviços disponíveis está o cardápio por QR Code na mesa. Por meio dele o cliente faz seus pedidos sozinho sem necessitar de um garçom, e o pedido é enviado diretamente a cozinha.

Facilitando o processo e deixando o cliente mais à vontade em fazer escolhas. O cardápio por QR Code na mesa do GrandChef é a opção mais segura e prática a seu negócio.

Portanto, não perca mais tempo, melhore seu negócio e traga maior lucratividade a você.

Assim, baixe agora o GrandChef gratuitamente e confira as maravilhas que um cardápio QR code trará a suas vendas. 

Além disso, ainda pode aproveitar de todos os benefícios de gestão que ele disponibiliza como: comanda eletrônica, controle de caixa e de estoque, módulo delivery e muito mais.

É bom de mais não é mesmo? Baixe agora e comprove a revolução que fará a sua gestão e o aumento de vendas que possibilitará.

Julianna Giacobbo

Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Redatora no Sistema GrandChef, buscando sempre trazer conteúdo de relevante há donos de bares, restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

One thought on “Dicas Infalíveis Para Aumentar as Vendas do seu Restaurante

Deixe uma resposta

Separamos as melhores dicas para você

Preencha e receba dicas de empreendedorismo, gestão financeira, estoque, tecnologia e muito mais para poupar dinheiro e triplicar as vendas.

%d blogueiros gostam disto: