Como fazer uma pesquisa de satisfação gratuita

Satisfazer os desejos do seu cliente é uma tarefa essencial pra qualquer restaurante, e também muito complicada. É preciso cuidar da qualidade em todos os aspectos do seu serviço, do atendimento e sabor da refeição à decoração do espaço e tempo de entrega.

Mas como saber o que os seus clientes estão pensando sobre o seu restaurante em todos esses aspectos? É nesse ponto que entra a pesquisa de satisfação.

A pesquisa de satisfação é uma oportunidade para se conectar com cada um dos seus clientes e dar a eles a oportunidade de comentar livremente sobre o seu restaurante.

Neste artigo, vamos dar sugestões de como você pode montar uma pesquisa de satisfação, como abordar seus clientes e analisar os resultados para aplicar melhorias no seu negócio.

Montando sua pesquisa de satisfação

Primeiramente você precisa saber o que você quer saber. A frase soa estranha, mas é isso mesmo. O que você quer saber dos seus clientes? Quer entender o que eles pensam sobre o seu atendimento? Sabor? Preço? É partindo dessa pergunta que você vai elaborar as perguntas da sua pesquisa.

Depois, defina como você fará essa pesquisa. Será no local através de papel e caneta? Usando um link que você vai enviar via WhatsApp? Essa escolha vai influenciar na sua abordagem e na extensão da sua pesquisa.

Se coletar esse feedback no local, é mais recomendável que hajam menos perguntas e que sejam em um formato objetivo. Você pode, contudo, incluir um espaço para que a pessoa possa escrever seus comentários, se desejar.

Se for enviar a pesquisa por um link, via WhatsApp por exemplo, terá a oportunidade de fazer mais perguntas, mas pode ter uma taxa de respostas menor, além de ter o cuidado para não demorar demais antes de enviar o seu questionário para o cliente.

Com isso em mente, é hora de montar a sua pesquisa de satisfação. Existem várias ferramentas para você montar uma pesquisa online. Sugerimos usar o Google Forms, uma ferramenta gratuita do Google para criar qualquer tipo de formulário, incluindo pesquisas de satisfação.

Para começar, acesse:
https://www.google.com/forms/about/

Como criar uma pesquisa de satisfação gratuita

Faça login com uma Conta do Google e crie um novo formulário. Comece a criar suas perguntas sobre os aspectos que quiser do seu restaurante. Você incluir perguntas fechadas (sim ou não, notas de 0 a 10, etc) ou abertas (que deixam a pessoa livre para escrever o que quiser.

Você pode usar todos os recursos do Google Forms para permitir que seus clientes se expressem da melhor forma possível e que você possa analisar facilmente depois.

Coletando os dados

Você tem duas formas de distribuir a sua pesquisa e coletar o feedback dos seus clientes: presencialmente ou online. Em ambas você pode usar o Google Forms.

Veja um exemplo de questionário para um restaurante:   

 *O que achou do sabor da comida* ?

 *Sua comida foi servida em uma temperatura adequada*?  

 *Quanto ao tempo para a entrega de seus pratos, o que lhe pareceu*?  

 *O atendimento do garçom foi cordial e atencioso*?  

 *A temperatura ambiente estava agradável?

Use os espaços abaixo para fazer sugestões, críticas ou elogios.*?

Se for coletar no local, disponibilize um computador ou tablet para seus clientes preencherem a pesquisa na saída. Se for online, envie o link do seu formulário para eles através do WhatsApp, excelente para entregas via delivery, apenas não demore muito tempo para enviar o link, ou você terá menos chances de receber uma resposta.

Analisando os resultados

Suas respostas no Google Forms são registradas automaticamente numa Planilha do Google. Você pode ver os dados de forma resumida direto no Google Forms ou usar os dados brutos na planilha para criar gráficos como desejar.

A visão resumida do Google Forms já deverá ser suficiente para lhe dar um diagnóstico da satisfação dos seus clientes. Caso você tenha muitas respostas, pode ser interessante trabalhar com filtros e gráficos na planilha para obter dados melhor segmentados.

Use as informações obtidas para melhorar os pontos fracos do seu restaurante. Além disso, se precisar de mais feedback sobre um determinado tópico, pode alterar seu formulário para fazer mais perguntas sobre ele.

About Geison SC

Entusiasta da tecnologia e apaixonado por café. Formado em Redes de Computadores pela faculdade FIAP-SP, atualmente CEO da empresa GrandChef sistema desenvolvido para bares restaurantes e similiares. Sempre disponivel para novas conversas para estar sempre aprimorando seu conhecimento na area tecnologica.

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