Como alcançar a satisfação do cliente em seu Restaurante

Antes de avançar e saber como alcançar a satisfação do cliente em seu restaurante, devemos voltar à teoria da pirâmide de Maslow, que conceitua 5 níveis hierárquicos nos quais descreve as motivações que impulsionam os seres humanos.

satisfação do cliente em seu restaurante

Então, podemos ligar as motivações humanas à satisfação,medir a satisfação de acordo com a necessidade, oferecemos uma solução e obtemos satisfação do cliente.

Uma das necessidades fisiológicas que nos preocupa em restaurante é a alimentação, que é o primeiro passo, o maior da pirâmide, a este nível podemos dizer, falando sobre a necessidade primária que é a comida, que existe muitos bares e restaurantes que podem oferecer a satisfação do cliente dessa necessidade básica.

Sabendo disso , como você pode diferenciar o seu restaurante e não simplesmente ser aquele que preenche a necessidade de alimentar uma pessoa assim sem mais delongas? 

Possivelmente o seu restaurante esteja no degrau de segurança sendo o restaurante preferido pela sua gentileza e limpeza das instalações ou um restaurante social, sendo um local agradável para curtir com amigos e familiares, onde as pessoas vão fazer upload de uma foto em suas redes. social se divertindo e ter um bom tempo

Além disso, seu dever é satisfazer a sua necessidade de entretenimento e diversão, oferecendo eventos, novos produtos e um negócio encantador.

No topo da pirâmide temos a autorrealização, aqui podemos catalogar os restaurantes que por comer neles representa uma meta cumprida no curto prazo que gera satisfação e exclusividade.

Você pode posicionar seu restaurante com qualquer um desses níveis de satisfação mencionados na pirâmide. Você já sabe como quer posicionar sua empresa? 

Vamos ver o seguinte …

Como conseguir a satisfação do cliente no seu restaurante?

Antes de estudar seus clientes, comece a analisar seu espaço de trabalho e o ambiente de trabalho que existe entre sua equipe, pois em questões de atendimento ao cliente a saúde emocional de seus funcionários influenciará diretamente a qualidade do trabalho que oferecem aos seus clientes. 

O que a previsão do clima de trabalho do seu restaurante? 

Eles estão sob uma tempestade, é um dia nublado ou o sol está no seu auge, é crucial saber essas informações para agir antes de envolver seus clientes em um clima desfavorável para o seu restaurante. 

Existem ferramentas, como as avaliações 360, que permitem conhecer o ambiente de trabalho que circula na sua empresa e, assim, tomar ações que permitam o desenvolvimento profissional saudável de seus colaboradores.

Sabendo disso, vamos ver o que mais poderia afetar a satisfação ou satisfação de seus clientes. 

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Fatores que influenciam a satisfação do cliente

Medir e manter a satisfação do cliente é vital, e isso deve ser muito claro para você. No entanto, também há fatores que dificultam a obtenção de bons resultados com seus clientes, e os alistamos para você levar em consideração.

Fatores Humanos

Anteriormente, falamos sobre a importância do ambiente de trabalho do seu restaurante, pois é um ponto importante saber se os funcionários estão satisfeitos com a situação atual no trabalho.

É importante gerar um compromisso e para obtê-lo precisamos de duas coisas:

  • CONFIANÇA, você deve reforçar sua empatia, abrir o diálogo e dar soluções sem repreender, isso ajudará a construir confiança entre seus colaboradores.MOTIVAÇÃO, quando um colaborador sabe “o que” faz e encontra sentido, descarrega uma energia emocional que o ajuda a enfrentar melhor os desafios.

Processos de pedidos no seu restaurante

Este ponto é claro, imagine que o sistema de pedidos do seu restaurante falhe, que solução você pode oferecer para evitar danificar a qualidade do seu serviço? talvez você possa ter um sistema de Delivery Online para para receber pedidos através de um site/link.

Muitos processos em seu restaurante podem ser automatizados por meio de Softwares, como usar tablets para receber os pedidos , você economiza tempo por ter comunicação direta com a cozinha e diminuir o esforço de ter que decifrar um comando escrito.

Analisar quais processos podem influenciar a satisfação dos clientes de seu restaurante, descobrir quais ações seus colaboradores tomam em face desses eventos, eles sabem o que fazer ou com quem canalizar o cliente para resolver um problema? 

Você vai fazer um plano de contingência para eventos aleatórios que podem influenciar a satisfação de seus clientes, e isso deve compartilhá-lo com toda a sua equipe de colaboradores para que eles estejam na mesma página e saber como reagir a isso. 

Fatores que determinam a qualidade do serviço

Tempo é dinheiro e quando o cliente solicita a conta é crucial entregar no menor tempo possível e para você é igualmente importante porque significa um novo hóspede pode ocorrer em menos tempo você sabe quanto tempo leva seu computador para executar esse processo? 

Os fatores que determinam a qualidade do seu serviço têm 2 vetores, competência técnica e atendimento ao cliente.

competência técnica é a habilidade com que desempenham suas funções e o conhecimento que possuem no serviço, por outro lado, o atendimento ao cliente é a atitude que assumem ao realizar o serviço.

Seu restaurante não pode dizer que erramos, mas somos charmosos, muito menos somos incompetentes e hostis, o objetivo é estabelecer o padrão para fazer nosso trabalho com a mais alta qualidade.

Avalie o desempenho de seu restaurante e localize em qual quadrante seu serviço está localizado, a qualidade de cada processo em seu restaurante reflete a harmonia entre a concorrência e o atendimento ao cliente.

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Relação entre satisfação e excelência

Até agora, descobrimos que a satisfação do consumidor pode ser obtida atendendo às expectativas e necessidades do cliente, seguindo a pirâmide de maslow, podemos idealizar qual etapa estamos e o que precisa ser coberto pelo cliente.

Também descobrimos quais fatores influenciam ao oferecer nossos serviços.

A excelência vai além do cumprimento das expectativas, é oferecer uma experiência incrível que mova seus clientes e, para chegar a esse ponto, você precisa implementar a tecnologia em seu restaurante.

Aproveite a tecnologia para conhecer seus clientes, quais produtos eles mais apreciam, que horas eles freqüentam e qual é o seu consumo médio, ferramentas como o GrandChef, que permite ter dados que ajudam na gestão do seu restaurante.

Garantia de serviço de 5 estrelas

Agora seus processos de qualidade e satisfação estão subindo rapidamente, mas você deve ter em mente que o processo de compra de seus clientes é um círculo e eles logo voltarão para reviver seu serviço de 5 estrelas.

Para isso, é necessário documentar os processos para garantir que a operação flua adequadamente, independentemente de quem oferecer o serviço.

Documentar seus processos de compra não apenas ajudará você a entender a maneira como seu cliente chegará a seu restaurante, mas também permitirá que você tenha empatia com ele e isso ajudará a identificar se há lacunas ou pontos de estrangulamento em seu restaurante. processo de compra, que pode ser simplificado e otimizado para melhorar a experiência de compra de cada um de seus clientes. 

Leve em conta que a satisfação no trabalho também é um fator exponencial que determina a experiência de seus clientes em seu restaurante, o que cria uma cultura em torno da satisfação do cliente.

Como saber qual a perspectiva que seus clientes têm de seu restaurante e como começar a melhorar sua experiência e satisfação em seu negócio? 

Saber onde você está é muito importante para você saber que direção tomar e quais ações tomar. 

O mesmo se aplica ao início de seu plano para manter ou melhorar a satisfação de seus clientes quando eles visitam seu restaurante. 

Você não precisa de pesquisas de mercado caras para saber o que seus clientes pensam e sentem em seu restaurante. Será o suficiente para você se aproximar de seus clientes e de si mesmo para pedir que eles conheçam a opinião deles em primeira mão. 

Nós compartilhamos 3 maneiras simples de fazer essa pesquisa

  1. Você pode fazer isso diretamente e pessoalmente

Se você gerou muita confiança com seus convidados e, especialmente, com seus clientes frequentes, você pode perguntar sobre sua experiência no seu restaurante.

Este tipo de pesquisa seria mais qualitativo porque você terá que interpretar de acordo com os comentários e identificar como você pode melhorar. Você também corre o risco de que seu cliente não seja completamente honesto com suas respostas. 

2) pesquisa rápida através dos seus bilhetes

Esta é uma maneira simples de fazer isso, se você tiver um software para imprimir pedidos como o GrandChef. Você pode elaborar um pequeno número de perguntas, essas perguntas devem ser focadas no que você quer saber sobre a opinião de seus clientes e imprimi-las nas contas.  

Ao enviar a conta, você pode solicitar a resposta da pesquisa de seus convidados. 

Desta forma, é mais provável que os seus clientes lhe dêem a sua opinião sem restrições. 

3) Use a tecnologia a seu favor 

Nesse caso recomendamos fazer uma pesquisa de satisfação do cliente ou um questionário de satisfação do cliente usando o Google.

Veja como fazer uma pesquisa para medir a satisfação do cliente no seu restaurante, clique aqui >

como fazer uma pesquisa de satisfação

Pesquisa de satisfação do cliente formulário / questionário de satisfação do cliente

Pesquisa de satisfação é uma ótima estratégia para entender se está fazendo o dever de casa, você terá 2 tipos de cliente:

Clientes satisfeitos!

Clientes insatisfeitos!

Lembre-se de estar atento principalmente no insatisfeitos, tente entender o por que!

Agora que você tem as respostas dos seus convidados, o que vem a seguir? 

A coisa mais importante sobre ter a informação à sua disposição será o que você decide fazer com ela depois. 

Chegará a hora de colocar seu trabalho em movimento, realizar uma análise das respostas obtidas, que podem ser boas, as que naturalmente ajudam você a saber o que está fazendo bem, porém as que você considera mais importantes são aquelas que lhe dizem o que não é Você está indo bem, essas respostas ajudarão você a criar estratégias para melhorar a satisfação de seus clientes e a experiência que eles têm enquanto estão dentro de seu restaurante. 

About Geison SC

Entusiasta da tecnologia e apaixonado por café. Formado em Redes de Computadores pela faculdade FIAP-SP, atualmente CEO da empresa GrandChef sistema desenvolvido para bares restaurantes e similiares. Sempre disponivel para novas conversas para estar sempre aprimorando seu conhecimento na area tecnologica.

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