Controle de estoque para bares e restaurantes
Fazer controle de estoque para restaurantes é uma tarefa muito “chata” e demorada na maioria dos restaurantes, mas crucial para controlar os custos dos alimentos e melhorar a lucratividade. No entanto, quando falamos com donos de restaurantes, muitos admitem que fazem um mau trabalho ou raramente o fazem. Na maioria dos casos, a questão é a falta de estrutura em torno do processo de controle de estoque.
Confira algumas dicas, são dez dicas para ajudar a melhorar a precisão do Controle de estoque para restaurantes
- Faça uma contagem de estoque com frequência Para alguns itens, deve ser feito diariamente, para outros, duas vezes por semana. No mínimo, precisa ser concluído antes de fazer pedidos semanais.
- Faça uma contagem de estoque depois que o restaurante fechar ou antes de abrir. Você não pode fazer um Controle de estoque preciso enquanto as mercadorias estão sendo vendidas. Seja qual for o tempo que você escolher, fique com ela. Se você sempre faz um inventário às terças-feiras, mas às vezes você faz isso à noite e às vezes pela manhã, haverá flutuações nos resultados semanais.
- Faça uma contagem de estoque antes que uma nova remessa chegue e adicione o novo estoque à sua conta. Não tente fazer inventário enquanto as entregas estiverem sendo feitas. Os itens acabarão sendo contados duas vezes.
- Limpe e organize suas áreas de estoque antes de fazer o Controle de estoque. Jogue fora os itens que expiraram, mova itens semelhantes para a mesma prateleira e, em geral, arrume-os.
- Use os relatórios de estoque emitido pelo GrandChef. Tenha um diariamente, um para semanalmente e um para contagens mensais (ou quaisquer períodos que você use) e padronize os itens incluídos e a unidade (litros, unidades, quantidades, etc.) de cada item é rastreado. Mudanças nos itens que são rastreados pode causar grandes flutuações no inventário registrado. Use o GrandChef para criar essas relatórios e acompanhar os resultados ao longo do tempo.
- Ao fazer a contagem de estoque, faça parte da prática assegurando que os itens estão sendo usados em uma base FIFO ( primeiro a entrar, primeiro a sair). Bens mais antigos devem ser girados para a frente das prateleiras para que sejam usados primeiro. Além disso, tente manter a quantidade de itens que você tem em mãos o mais baixo possível para reduzir o roubo e a deterioração.
- Use duas pessoas para fazer a contagem de estoque. Eles devem contar os itens separadamente e comparar os resultados das anomalias. O emparelhamento reduz erros e a tentação de manipular resultados ou embolsar mercadorias.
- Use a mesma equipe para fazer a contagem de estoque. Eles não apenas ficarão mais rápidos, mas tenderão a ser mais consistentes.
- Se você usar balanças para pesar o estoque e medir porções, calibre-as semanalmente.
- Padronize qual é o seu custo unitário. O preço de muitos itens (como carne moída) muda de semana para semana. Use o preço mais recente pago como padrão. É o mais fácil de encontrar e lembrar
A parte mais importante do quebra-cabeça do Controle de estoque para restaurantes é a consistência.
Olá. Tenho interesse em fazer parte da equipe de colaboradores. Posso atuar de forma dinâmica e flexível. Sou formado em Comunicação Social e tenho especialização em negócios. Conheço bastante controle produção e estoque – almoxarifado e demais unidades estratégicas de negócio.