Controle de estoque para bares e restaurantes

Fazer controle de estoque para restaurantes é uma tarefa muito “chata” e demorada na maioria dos restaurantes, mas crucial para controlar os custos dos alimentos e melhorar a lucratividade. No entanto, quando falamos com donos de restaurantes, muitos admitem que fazem um mau trabalho ou raramente o fazem. Na maioria dos casos, a questão é a falta de estrutura em torno do processo de controle de estoque.

Confira algumas dicas, são dez dicas para ajudar a melhorar a precisão do Controle de estoque para restaurantes

  1. Faça uma contagem de estoque com frequência Para alguns itens, deve ser feito diariamente, para outros, duas vezes por semana. No mínimo, precisa ser concluído antes de fazer pedidos semanais.
  2. Faça uma contagem de estoque depois que o restaurante fechar ou antes de abrir. Você não pode fazer um Controle de estoque preciso enquanto as mercadorias estão sendo vendidas. Seja qual for o tempo que você escolher, fique com ela. Se você sempre faz um inventário às terças-feiras, mas às vezes você faz isso à noite e às vezes pela manhã, haverá flutuações nos resultados semanais.
  3. Faça uma contagem de estoque antes que uma nova remessa chegue e adicione o novo estoque à sua conta. Não tente fazer inventário enquanto as entregas estiverem sendo feitas. Os itens acabarão sendo contados duas vezes.
  4. Limpe e organize suas áreas de estoque antes de fazer o Controle de estoque. Jogue fora os itens que expiraram, mova itens semelhantes para a mesma prateleira e, em geral, arrume-os.
  5. Use os relatórios de estoque emitido pelo GrandChef. Tenha um diariamente, um para semanalmente e um para contagens mensais (ou quaisquer períodos que você use) e padronize os itens incluídos e a unidade (litros, unidades, quantidades, etc.) de cada item é rastreado. Mudanças nos itens que são rastreados pode causar grandes flutuações no inventário registrado. Use o GrandChef para criar essas relatórios e acompanhar os resultados ao longo do tempo.
  6. Ao fazer a contagem de estoque, faça parte da prática assegurando que os itens estão sendo usados ​​em uma base FIFO ( primeiro a entrar, primeiro a sair). Bens mais antigos devem ser girados para a frente das prateleiras para que sejam usados ​​primeiro. Além disso, tente manter a quantidade de itens que você tem em mãos o mais baixo possível para reduzir o roubo e a deterioração.
  7. Use duas pessoas para fazer a contagem de estoque. Eles devem contar os itens separadamente e comparar os resultados das anomalias. O emparelhamento reduz erros e a tentação de manipular resultados ou embolsar mercadorias.
  8. Use a mesma equipe para fazer a contagem de estoque. Eles não apenas ficarão mais rápidos, mas tenderão a ser mais consistentes.
  9. Se você usar balanças para pesar o estoque e medir porções, calibre-as semanalmente.
  10. Padronize qual é o seu custo unitário. O preço de muitos itens (como carne moída) muda de semana para semana. Use o preço mais recente pago como padrão. É o mais fácil de encontrar e lembrar

A parte mais importante do quebra-cabeça do Controle de estoque para restaurantes é a consistência.

 

About Geison SC

Entusiasta da tecnologia e apaixonado por café. Formado em Redes de Computadores pela faculdade FIAP-SP, atualmente CEO da empresa GrandChef sistema desenvolvido para bares restaurantes e similiares. Sempre disponivel para novas conversas para estar sempre aprimorando seu conhecimento na area tecnologica.

One thought on “Controle de estoque para bares e restaurantes”

  1. Olá. Tenho interesse em fazer parte da equipe de colaboradores. Posso atuar de forma dinâmica e flexível. Sou formado em Comunicação Social e tenho especialização em negócios. Conheço bastante controle produção e estoque – almoxarifado e demais unidades estratégicas de negócio.

Deixe uma resposta

Ainda não usa o GrandChef? Teste grátis por 30 dias!
Instalar Agora
%d blogueiros gostam disto: