Ifood para restaurantes, será que vale a pena?
Ifood para restaurantes, você provavelmente já ouviu falar sobre esse aplicativo de delivery de comida que é sucesso entre os consumidores e os proprietários de empreendimentos gastronômicos. Venha conferir se o ifood para restaurantes realmente pode te ajudar!
O Ifood surgiu em 2011 e, desde então, colaborou para o crescimento do mercado de aplicativos de serviços de entrega no mundo todo. Ultimamente surgiram diversas empresas concorrentes no ramo, o que é uma outra forma de fomentar o mercado de delivery. Isso tem facilitado que proprietários de restaurantes atinjam cada vez mais visibilidade no mercado e mais faturamento sem depender apenas das vendas para consumo no local. Além de conseguir conquistar um novo cliente a cada entrega bem feita.
Formas de cadastro no ifood
Você pode se cadastrar de duas maneiras no ifood para restaurantes: como vendedor básico e como vendedor com entrega.
Ao se cadastrar como consumidor básico, você pode divulgar os seus produtos e serviços sem a parte da entrega feita pelo ifood, logo, nesse caso, um possível cliente pode fazer um pedido pelo aplicativo ou site, enquanto a sua equipe de colaboradores responsáveis começa a receber os pedidos e o seu próprio estabelecimento é responsável pela entrega.
Caso prefira se cadastrar como vendedor com entrega, como o nome sugere, nesse caso, o serviço de entrega é feito pelo ifood. É importante estar atento às diferenças nas taxas de entregas e os prazos de validade e cobrança dessas taxas, que devem ser pagas por você para manter o cadastro ativo.
Caso ocorra algum problema, o cliente entrará em contato com o ifood ou entrará em contato você para tratar. Por isso é necessário analisar quais são as vantagens e as desvantagens que o ifood pode proporcionar para o seu negócio, a fim de não ter dúvidas na hora de se cadastrar.
Como funciona o ifood para restaurantes
O ifood é um aplicativo de delivery de comida popularizado entre os consumidores, principalmente de cidades mais desenvolvidas, além disso, ele é uma forma mais econômica e eficaz de divulgação do seu nome.
Os consumidores podem se cadastrarem na plataforma e buscar por produtos, restaurantes, culinárias específicas. E você, empreendedor, pode cadastrar o seu restaurante e divulgar todas as suas opções de cardápio disponíveis, preços, formas de pagamento, entre outros detalhes que o ajudarão a divulgar o seu trabalho para mais pessoas do seu público alvo que o ifood pode te permitir atingir!
Depois de todos os envolvidos cadastrados, o seu estabelecimento estará disponível para milhares de pessoas que acessam o aplicativo. Então é só ficar preparado para começar a receber pedidos, entrega-los corretamente, proporcionando uma boa experiência para que esse consumidor queira se tornar cliente.
Compensa trabalhar com o ifood
Analise quais são os seus objetivos, qual é a proposta e qual é a forma de trabalho do aplicativo. O que é ótimo para determinado empreendimento pode ser o motivo de encerrar um outro, portanto, considere qual é o seu objetivo com o seu empreendimento, e veja se o que o aplicativo ifood pode te ajudar a ampliar o seu negócio e atingir o seu objetivo.
É importante também se atentar em pesquisar sobre os concorrentes e também entender suas formas de trabalho. ANALISE AS TAXAS! Cada plataforma possui suas próprias características, por isso, se atente se elas podem ou não interagirem com o sistema de gestão que você tem implantado na sua empresa.
O sistema desenvolvido pela GandChef possui integração com o sistema do ifood.
Um ponto importante de salientar é que, se o seu negócio trabalha APENAS com delivery, você precisa analisar sob a perspectiva que contempla as responsabilidades de se ter empregados entregadores fixos e comparar com as taxas cobradas pelo ifood ou outros aplicativos. E caso o seu negócio não seja apenas com delivery, avalie os custos sob a perspectiva de como organizar os colaboradores para a produção de todos os pedidos recebidos, tanto para consumo no local, como para a entrega.
É extremamente importante manter uma gestão ativa e coerente para que você consiga entregar o seu produto exatamente como se propõe a fazer, sem deixar lacunas para que os clientes tenham experiências ruins.
Mesmo com todos os benefícios gerais que existem, é importante olhar para o seu negócio pois, é somente assim que você compreenderá se realmente vale a pena trabalhar com o ifood para restaurantes.
Confirma as dicas que a especialista em soluções para restaurantes Renata Carbonero compartilhou nesse vídeo.