Marketing Sensorial para restaurante, conheça essa estratégia!

O marketing sensorial para restaurante é uma estratégia que se propõe em conectar os cinco sentidos do corpo humano com experiências que reforçam a identidade da sua marca e do seu negócio na mente de seu cliente.

Mesmo sem perceber, diariamente você está proporcionando experiências para os seus clientes. O marketing sensorial para restaurante visa compreender como proporcionar essas experiências de forma consciente e em como transformá-las em ferramentas para potencializar o seu negócio.

É extremamente importante que a experiência que você proporcion seja algo único e inesquecível para o seu cliente. Para tanto, devemos explorar diversos pontos para analisar e definir qual é a melhor estratégia para você desenvolver o seu marketing sensorial para o seu restaurante.

Melhor cor para um restaurante

As cores de um restaurante afetam diretamente na experiência que o seu cliente terá em seu primeiro contato com o ambiente. Esse é um dos pontos mais importantes para começar a traçar suas estratégias de marketing sensorial para restaurante.

As pessoas se impactam com as cores do seu estabelecimento, sem perceber, por isso, é legal pesquisar também sobre o que a psicologia das cores trata!

Vermelho

Comumente usad em restaurantes de fast food, o vermelho estimula o apetite e a energia. Após o impulso de consumo do cliente ser suprido, a energia sentida em primeiro momento é digerida e o cliente passa a sentir a vontade de ir embora. Essa cor representa um setor de alimentos de carne ou muito processados é importante usá-lo com cuidado.

Azul

Essa cor se adapta melhor às experiencias proporcionadas em restaurantes que trabalhem com frutos do mar, pois, o azul remete aos tons das águas dos mares. Com os demais segmentos, essa cor não é tão viável para se jogar com intensidade.

Laranja

Extrai sensações de energia e juventude. Use com cautela para que não seja associada à umacerta imaturidade, se usada adequadamente, essa cor pode promover uma sensação agradável que permita que seus clientes tenham vontade de comer em seu restaurante.

Combinações de laranja e preto podem transmitir luxo, laranja e branco transmitir frescor e cinza com laranja transmitem modernidade.

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Amarelo

O tom conveniente de amarelo provocaca alegria e otimismo. Quando usada na medida certa, indaga seus clientes a analisarem o ambiente, enquanto o seu uso excessivo os coloca em alerta. 

Verde

Essa cor é uma forte tendência e está sendo utilizada por muitos restaurantes devido ao surgimento de alimentos orgânicos. Por ser uma cor presente na natureza, está diretamente relacionado à saúde, frescor e ao meio ambiente.

Marrom

Além do verde, o marrom é uma cor que está intimamente ligada à natureza e ao orgânico. O uso dessa cor provoca a relação com o meio ambiente e um alto grau de compromisso com a natureza.

Branco, Preto ou Cinza 

Quando combinadas de maneira correta, essas cores conseguem experienciar um ambiente sofisticado. O branco representa a pureza, o preto representa um toque de elegância e o cinza traz um ar de maturidade. Porém, fique atento, pois, se usados com demasia, podem representar insipidez, escuridão e depressão, pode combiná-los com outras cores e criar diferentes ambientes.

Lembre-se de que as cores da sua marca estão presentes no seu estabelecimento, nas suas redes sociais e embalagens, por isso você deve ser consistente com a imagem que deseja transmitir. 

Crie experiências através de aromas

Certamente o seu restaurante emana um cheiro peculiar, que não é fácil de reproduzir e que encanta o gosto dos seus convidados. Ter uma estratégia sensorial baseada no cheiro significa melhorar os odores da sua cozinha encontrando um aroma particular que o representa.

Você tem que ter cuidado com a maneira de transmitir esses aromas e definir os pontos específicos para melhorá-los. Tenha sempre o controle dos locais onde seu aroma estará presente e evite a superexposição de clientes, permitindo que você aprecie os aromas de seus outros pratos no menu.

Crie experiências através do toque

Uma alternativa para oferecer uma experiência sensorial através do toque em seu restaurante é graças à tecnologia, transferindo seu menu tradicional para digital, permitindo que os clientes interajam com fotografias, descrições e mais detalhes de seus produtos.

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Crie experiências através dos sons

A experiência de ouvir é muito importante ao posicionar seu restaurante, certos gêneros de música se aplicam a outros restaurantes de fast food para bares ou cafés, mas uma questão importante ao configurar seu restaurante é o direito autoral da música no Brasil.

Confira essa artigo feito por nós com dicas sobre a importância da música ambiente para restaurantes.

Crie experiências através do paladar

Por fim, o estímulo sensorial mais importante para o seu restaurante é o paladar! Crie pratos com sabores inesquecíveis e que convidem seus clientes a voltarem. 

O marketing sensorial para restaurante explora individualmente cada sentido a fim de proporcionar o bem estar que pode trazer uma experiência completa e alavancar suas vendas. Grandes restaurantes analisam o comportamento do consumidor e utilizam o marketing de forma intensa! Usam de estratégias do marketing digital e de uma estratégia não tão popularizada, que é o marketing sensorial, a fim de provocar uma experiência única que desperte em seu cliente o desejo de voltar.

Agora é com você! Analise todos os pontos tratados nesse texto e foque no seu produto ou serviço, a ideia é que o seu cliente tenha uma experiencia de sentir o cheiro e lembrar de onde ele é, além disso, é necessário ter memórias de visão e paladar do seu estabelecimento, para que o seu ponto de venda seja o mais desejado de se frequentar. Isso tudo nada mais é do que olhar para o seu negócio e se preocupar em torná-lo grande. O processo de vendas é envolto de todas essas etapas.

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