fbpx

O blog do GrandChef

Conheça a psicologia das cores: elas deixam os clientes com fome?

Alguma vez já passou pela sua cabeça porque muitas vezes restaurantes dão preferências a usar as cores amarelas, laranjas e vermelho? E a resposta é fácil, essas cores dão fome, e sabemos disso pelos estudos da psicologia das cores.

Assim, como o olfato a cor também tem grande influência na hora da escolha dos alimentos, por isso muitas vezes nossas preferências  sofrem a interferência daquilo que vimos e sentimos. 

É aquele caso de as vezes nem estamos com fome, mas ao ver a foto de uma comida bem gostosa dar água na boca e a barriga pedir por ela imediatamente. 

Ou seja, o cérebro tem muito mais a ver com o que escolhemos para comer do que o estômago.

Mas, não se engane achando que apenas as cores dos alimentos são fortes o suficiente para fazer toda essa interferência na fome sozinha. O ambiente em que está também contribui muito para abrir ou até diminuir o apetite. 

Vem entender um pouco mais desta psicologia das cores, e como fazer seu restaurante dar fome a seus clientes. 

Como usar a psicologia das cores no restaurante?

Um ótimo exemplo da psicologia das cores em restaurantes é a famosa franquia McDonald ‘s. As  cores vermelho e amarelo dominam no ambiente, o que auxilia muito na franquia de fast-food, talvez até a ser a potência que é. 

Vermelho e amarelo quando combinados juntos trás as sensações de fome e rapidez. Ou seja, não poderiam ser cores melhores para um fast food. Afinal é um local onde as pessoas precisam ter fome para comer e a urgência, resultando em consumir o produto e logo deixar o espaço para próximos clientes assumirem. 

Essa combinação de cores dá tão certo que aposto que raramente vê essa jogada em restaurantes onde a proposta é o completo oposto de um fast food

Como restaurantes além de proporcionar uma ótima comida, também prezam pelo lazer e espaço para convivência, acaba sendo bom não focar tanto nas cores que trazem a urgência de coisas rápidas. 

Dessa forma, a psicologia das cores é utilizada por profissionais de marketing para remeter a várias sensações diferentes no cliente, aumentando assim o consumo no local. Aliás, arrasar nas vendas é a ideia e o objetivo de um restaurante. 

Além disso, como deve estar imaginando, não basta apenas saber que vermelho, amarelo e laranja dão fome, é preciso saber combinar as cores da melhor forma possível. E criar assim o ambiente perfeito para atingir o público alvo de seu restaurante. 

Ficou interessado em saber utilizar essa cores, então segue neste artigo para entender detalhe por detalhe das cores que deve usar e de que forma.

planilha controle de estoque

Quais cores que dão fome?

Confira quais são as cores que despertam o apetite, aumentam a segurança e propõem um ambiente melhor para o cliente. 

Tons fortes

As tonalidades mais escuras aumentam a elegância e o aspecto de exclusividade. Assim, são tons usados normalmente por ambientes que optam por pratos mais exclusivos e por locais mais dinâmicos e de identidade bem forte.

Dessa forma são estabelecimentos que tendem a ter como público-alvo pessoas de negócios, afinal eles têm a tendência a consumir rápido e serem mais decididos ao que querem pedir.

Tons claros

Já os estabelecimentos que optam por tons mais claros transmitem uma maior segurança e credibilidade aos seus clientes, assim trazem sensação de maior conforto e receptividade. 

Esses tons são recomendados para lugares que sejam frequentados por famílias e grupos de amigos. Aqueles com intuito de permanecer mais tempo, conversar e aproveitar do ambiente.

Cores quentes que dão fome

Perfeitos para usar em fast foods e outros estabelecimentos de alimentação mais rápida. 

Porque esses tons trazem dinamismo para o ambiente, uma característica instigante e que o cliente grava. 

Vermelho

O vermelho é uma das cores mais quentes que existe. Ele tem um papel fundamental de criar urgência nos clientes.

Por isso é um tom muito usado nos fast foods, por causar no cliente necessidade de ter algo rapidamente. 

Além disso, o olhar capta o vermelho com muito mais facilidade se destacando dentre outras cores, dando um chamativo ao restaurante.

Assim, apesar de ser ótimo para chamar atenção, é recomendado não ser utilizado em excesso.

Amarelo

Também usada com frequência, é uma cor que estimula a fome e prende a atenção dos consumidores. 

Ela também é útil para quem deseja uma maior rotatividade dos clientes. 

Por exemplo, com as paredes do ambiente pintadas de amarelo, a cor irrita facilmente os clientes, o que faz com que eles não demorem a ir embora.

Laranja

O laranja é uma cor secundária, formada da combinação de vermelho com amarelo, uma ótima opção para dar ao ambiente um clima mais alegre, comunicativo e agradável.

O laranja é a cor perfeita para despertar o lado compulsivo do cliente, é comum que os restaurantes que apostem nessa cor tenham pedidos mais expressivos. 

Além disso, estimula fome no cliente, e assim como todas as cores tem de usar com cautela.

Cores frias que dão fome

As cores frias acabam sendo um pouco menos comuns em bares e restaurantes, elas são mais discretas e chamam menos atenção.

Mas se usadas com sabedoria trazem truques especiais ao ambiente, elas transmitem seriedade, calma e natureza.

Verde

O verde remete  diretamente  à natureza, por isso é tão comum em estabelecimentos de produtos naturais, vegetarianos e veganos. 

Ela traz tranquilidade e estimula o conforto e relaxamento, com uma sensação de natureza presente. 

Perfeito, para restaurantes com uma comida mais saudável e ligada ao natural.

Azul

A cor do céu e do mar está constantemente relacionada a restaurantes de frutos do mar ou localizados na beira d’água.

Mas deve ser usada com bastante cautela, o azul estimula produtividade e inibe a fome, não use em abundância.

Roxo 

As tonalidades de roxo podem trazer vários resultados negativos pros negócios, o subconsciente relaciona essa cor a venenos e toxinas.

O que pode causar falta de apetite. Porém ele também pode dar um toque de luxo ao local.

Logo, deve ser usado muito pouco e com cuidado para não passar a ideia errada.

Cores neutras que dão fome

As cores neutras com certeza fazem a diferença. trazem ares agradáveis e leveza. Deve ser usada na medida certa assim como todas, ainda sendo uma boa opção.

Branco e Cinza

Duas cores monótonas, o branco representa paz e pode dar um toque especial se trabalhado corretamente. 

Já o cinza, tira a personalidade do ambiente, ou seja, ambas as cores não devem ser usadas em excesso. 

Afinal, um local com muito branco ou muito cinza fica sem vida, e não traz a melhor sensação ao consumidor.

Preto

Uma cor com restrições, mas seu uso traz sofisticação ao ambiente. O preto é moderno , deixa o espaço mais descolado, jovem, mas o ambiente também fica muito escuro.

Cores no cardápio: tenha o diferencial no seu restaurante

As cores não são importantes apenas no ambiente. Tudo precisa ser bem pensado e analisado.

Um cardápio bem pensado com cores combinando e estimulando o cliente ao que você deseja vender muito mais.  

Por isso, aproveite o conhecimento da psicologia das cores e coloque em prática no seu cardápio também. 

Para montar um cardápio bem legal, é interessante criar um cardápio digital, assim deixa as cores que preferir além de todo o resto da personalização. 

grandchef por exemplo, possibilita que crie um cardápio digital a seu jeito, com as imagens que desejar, descrições, categorias e fácil de alterar sempre que precisar de mudanças. 

sistema para restaurante grandchef

Assim, você pode por as estratégias em ação e começar a vender. 

Da para usar o cardápio digital do grandchef de forma tradicional, disponível por meio de Tablets e celulares, ou por QR Code na mesa.

Todos serviços eficientes, rápidos e práticos. E para você que trabalha com delivery, ele ainda pode funcionar como um site de delivery próprio. 

Imagina ter um local onde expor todos seus pratos estrategicamente e poder usar da forma que preferir e tudo em um único local?

Caso ainda não conheça o GrandChef é um sistema de gestão completo, especializado no ramo gastronômico como bares, restaurantes e similares. 

Portanto, não perca mais tempo, baixe o GrandChef e comece a bombar sua gestão e a colocar em prática as estratégias aprendidas. 

Descubra como ter seu restaurante na palma de sua mão de qualquer lugar em que estiver, a praticidade dentro de seu restaurante.

Receba Dicas de Graça!

Analu Favretto
Analu Favretto

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

You cannot copy content of this page

Announce

logo nova degrade fanstama

Receba grátis dicas para o seu negócio turbinar as vendas