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Conheça a Psicologia das Cores e que Deixam seus Clientes com Fome

Alguma vez já passou pela sua cabeça porque muitas vezes restaurantes dão preferências a usar as cores amarelas, laranjas e vermelho? E a resposta é fácil, essas cores dão fome, e sabemos disso pelos estudos da psicologia das cores.

Assim, como o olfato a cor também tem grande influência n ahora da escolha dos alimentos, por isso muitas vezes nossas preferências  sofrem a interferência daquilo que vimos e sentimos. 

É aquele caso de as vezes nem estamos com fome, mas ao ver a foto de uma comida bem gostosa dar água na boca e a barriga pedir por ela imediatamente. 

Ou seja, o cérebro tem muito mais a ver com o que escolhemos para comer do que o estômago.

Mas, não se engane achando que apenas as cores dos alimentos são fortes o suficiente para fazer toda essa interferência na fome sozinha. O ambiente em que está também contribui muito para abrir ou até diminuir o apetite. 

Vem entender um pouco mais desta psicologia das cores, e como fazer seu restaurante dar fome a seus clientes. 

Como usar a psicologia das cores

Um ótimo exemplo da psicologia das cores em restaurantes é a famosa franquia McDonald ‘s. As  cores vermelho e amarelo dominam no ambiente, o que auxilia muito na franquia de fast-food, talvez até a ser a potência que é. 

Vermelho e amarelo quando combinados juntos trás as sensações de fome e rapidez. Ou seja, não poderiam ser cores melhores para um fast food. Afinal é um local onde as pessoas precisam ter fome para comer e a urgência, resultando em consumir o produto e logo deixar o espaço para próximos clientes assumirem. 

Essa combinação de cores dá tão certo que aposto que raramente vê essa jogada em restaurantes onde a proposta é o completo oposto de um fast food

Como restaurantes além de proporcionar uma ótima comida, também prezam pelo lazer e espaço para convivência, acaba sendo bom não focar tanto nas cores que trazem a urgência de coisas rápidas. 

Dessa forma, a psicologia das cores é utilizada por profissionais de marketing para remeter a várias sensações diferentes no cliente, aumentando assim o consumo no local. Aliás, arrasar nas vendas é a ideia e o objetivo de um restaurante. 

Além disso, como deve estar imaginando, não basta apenas saber que vermelho, amarelo e laranja dão fome, é preciso saber combinar as cores da melhor forma possível. E criar assim o ambiente perfeito para atingir o público alvo de seu restaurante. 

Ficou interessado em saber utilizar essa cores, então segue neste artigo para entender detalhe por detalhe das cores que deve usar e de que forma.

Cores que dão fome

Confira quais são as cores que despertam o apetite, aumentam a segurança e propõem um ambiente melhor para o cliente. 

Tons fortes

As tonalidades mais escuras aumentam a elegância e o aspecto de exclusividade. Assim, são tons usados normalmente por ambientes que optam por pratos mais exclusivos e por locais mais dinâmicos e de identidade bem forte.

Dessa forma são estabelecimentos que tendem a ter como público-alvo pessoas de negócios, afinal eles têm a tendência a consumir rápido e serem mais decididos ao que querem pedir.

Tons claros

Já os estabelecimentos que optam por tons mais claros transmitem uma maior segurança e credibilidade aos seus clientes, assim trazem sensação de maior conforto e receptividade. 

Esses tons são recomendados para lugares que sejam frequentados por famílias e grupos de amigos. Aqueles com intuito de permanecer mais tempo, conversar e aproveitar do ambiente.

Cores Quentes

Perfeitos para usar em fast foods e outros estabelecimentos de alimentação mais rápida. 

Porque esses tons trazem dinamismo para o ambiente, uma característica instigante e que o cliente grava. 

Vermelho

O vermelho é uma das cores mais quentes que existe. Ele tem um papel fundamental de criar urgência nos clientes.

Por isso é um tom muito usado nos fast foods, por causar no cliente necessidade de ter algo rapidamente. 

Além disso, o olhar capta o vermelho com muito mais facilidade se destacando dentre outras cores, dando um chamativo ao restaurante.

Assim, apesar de ser ótimo para chamar atenção, é recomendado não ser utilizado em excesso.

Amarelo

Também usada com frequência, é uma cor que estimula a fome e prende a atenção dos consumidores. 

Ela também é útil para quem deseja uma maior rotatividade dos clientes. 

Por exemplo, com as paredes do ambiente pintadas de amarelo, a cor irrita facilmente os clientes, o que faz com que eles não demorem a ir embora.

Laranja

O laranja é uma cor secundária, formada da combinação de vermelho com amarelo, uma ótima opção para dar ao ambiente um clima mais alegre, comunicativo e agradável.

O laranja é a cor perfeita para despertar o lado compulsivo do cliente, é comum que os restaurantes que apostem nessa cor tenham pedidos mais expressivos. 

Além disso, estimula fome no cliente, e assim como todas as cores tem de usar com cautela.

cores para restaurantes

Cores Frias

As cores frias acabam sendo um pouco menos comuns em bares e restaurantes, elas são mais discretas e chamam menos atenção.

Mas se usadas com sabedoria trazem truques especiais ao ambiente, elas transmitem seriedade, calma e natureza.

Verde

O verde remete  diretamente  à natureza, por isso é tão comum em estabelecimentos de produtos naturais, vegetarianos e veganos. 

Ela traz tranquilidade e estimula o conforto e relaxamento, com uma sensação de natureza presente. 

Perfeito, para restaurantes com uma comida mais saudável e ligada ao natural.

Azul

A cor do céu e do mar está constantemente relacionada a restaurantes de frutos do mar ou localizados na beira d’água.

Mas deve ser usada com bastante cautela, o azul estimula produtividade e inibe a fome, não use em abundância.

Roxo 

As tonalidades de roxo podem trazer vários resultados negativos pros negócios, o subconsciente relaciona essa cor a venenos e toxinas.

O que pode causar falta de apetite. Porém ele também pode dar um toque de luxo ao local.

Logo, deve ser usado muito pouco e com cuidado para não passar a ideia errada.

Cores neutras

As cores neutras com certeza fazem a diferença. trazem ares agradáveis e leveza. Deve ser usada na medida certa assim como todas, ainda sendo uma boa opção.

cores para restaurantes

Branco e Cinza

Duas cores monótonas, o branco representa paz e pode dar um toque especial se trabalhado corretamente. 

Já o cinza, tira a personalidade do ambiente, ou seja, ambas as cores não devem ser usadas em excesso. 

Afinal, um local com muito branco ou muito cinza fica sem vida, e não traz a melhor sensação ao consumidor.

Preto

Uma cor com restrições, mas seu uso traz sofisticação ao ambiente. O preto é moderno , deixa o espaço mais descolado, jovem, mas o ambiente também fica muito escuro.

Cores no cardápio

As cores não são importantes apenas no ambiente. Tudo precisa ser bem pensado e analisado.

Um cardápio bem pensado com cores combinando e estimulando o cliente ao que você deseja vender muito mais.  

Por isso, aproveite o conhecimento da psicologia das cores e coloque em prática no seu cardápio também. 

Para montar um cardápio bem legal, é interessante criar um cardápio digital, assim deixa as cores que preferir além de todo o resto da personalização. 

GrandChef por exemplo, possibilita que crie um cardápio digital a seu jeito, com as imagens que desejar, descrições, categorias e fácil de alterar sempre que precisar de mudanças. 

Assim, você pode por as estratégias em ação e começar a vender. 

Da para usar o cardápio digital do GrandChef de forma tradicional, disponível por meio de Tablets e celulares, ou por QR Code na mesa.

Todos serviços eficientes, rápidos e práticos. E para você que trabalha com delivery, ele ainda pode funcionar como um site de delivery próprio. 

Imagina ter um local onde expor todos seus pratos estrategicamente e poder usar da forma que preferir e tudo em um único local?

Caso ainda não conheça o GrandChef é um sistema de gestão completo, especializado no ramo gastronômico como bares, restaurantes e similares. 

Portanto, não perca mais tempo, baixe o GrandChef e comece a bombar sua gestão e a colocar em prática as estratégias aprendidas. 

Descubra como ter seu restaurante na palma de sua mão de qualquer lugar em que estiver, a praticidade dentro de seu restaurante.

Julianna Giacobbo

Formada em letras pela UNESPAR, apaixonada por livros, café e escrita. Redatora no Sistema GrandChef, buscando sempre trazer conteúdos relevantes a donos de bares, restaurantes e similares. Aspirante a escritora, sempre disposta a aprender coisas novas.

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