Alguma vez já passou pela sua cabeça porque muitas vezes restaurantes dão preferências a usar as cores amarelas, laranjas e vermelho? E a resposta é fácil, essas cores dão fome, e sabemos disso pelos estudos da psicologia das cores.
Assim, como o olfato a cor também tem grande influência na hora da escolha dos alimentos, por isso muitas vezes nossas preferências sofrem a interferência daquilo que vimos e sentimos.
É aquele caso de as vezes nem estamos com fome, mas ao ver a foto de uma comida bem gostosa dar água na boca e a barriga pedir por ela imediatamente.
Ou seja, o cérebro tem muito mais a ver com o que escolhemos para comer do que o estômago.
Mas, não se engane achando que apenas as cores dos alimentos são fortes o suficiente para fazer toda essa interferência na fome sozinha. O ambiente em que está também contribui muito para abrir ou até diminuir o apetite.
Vem entender um pouco mais desta psicologia das cores, e como fazer seu restaurante dar fome a seus clientes.
Como usar a psicologia das cores no restaurante?
Um ótimo exemplo da psicologia das cores em restaurantes é a famosa franquia McDonald ‘s. As cores vermelho e amarelo dominam no ambiente, o que auxilia muito na franquia de fast-food, talvez até a ser a potência que é.
Vermelho e amarelo quando combinados juntos trás as sensações de fome e rapidez. Ou seja, não poderiam ser cores melhores para um fast food. Afinal é um local onde as pessoas precisam ter fome para comer e a urgência, resultando em consumir o produto e logo deixar o espaço para próximos clientes assumirem.
Essa combinação de cores dá tão certo que aposto que raramente vê essa jogada em restaurantes onde a proposta é o completo oposto de um fast food.
Como restaurantes além de proporcionar uma ótima comida, também prezam pelo lazer e espaço para convivência, acaba sendo bom não focar tanto nas cores que trazem a urgência de coisas rápidas.
Dessa forma, a psicologia das cores é utilizada por profissionais de marketing para remeter a várias sensações diferentes no cliente, aumentando assim o consumo no local. Aliás, arrasar nas vendas é a ideia e o objetivo de um restaurante.
Além disso, como deve estar imaginando, não basta apenas saber que vermelho, amarelo e laranja dão fome, é preciso saber combinar as cores da melhor forma possível. E criar assim o ambiente perfeito para atingir o público alvo de seu restaurante.
Ficou interessado em saber utilizar essa cores, então segue neste artigo para entender detalhe por detalhe das cores que deve usar e de que forma.
Quais cores que dão fome?
Confira quais são as cores que despertam o apetite, aumentam a segurança e propõem um ambiente melhor para o cliente.
Tons fortes
As tonalidades mais escuras aumentam a elegância e o aspecto de exclusividade. Assim, são tons usados normalmente por ambientes que optam por pratos mais exclusivos e por locais mais dinâmicos e de identidade bem forte.
Dessa forma são estabelecimentos que tendem a ter como público-alvo pessoas de negócios, afinal eles têm a tendência a consumir rápido e serem mais decididos ao que querem pedir.
Tons claros
Já os estabelecimentos que optam por tons mais claros transmitem uma maior segurança e credibilidade aos seus clientes, assim trazem sensação de maior conforto e receptividade.
Esses tons são recomendados para lugares que sejam frequentados por famílias e grupos de amigos. Aqueles com intuito de permanecer mais tempo, conversar e aproveitar do ambiente.
Cores quentes que dão fome
Perfeitos para usar em fast foods e outros estabelecimentos de alimentação mais rápida.
Porque esses tons trazem dinamismo para o ambiente, uma característica instigante e que o cliente grava.
Vermelho
O vermelho é uma das cores mais quentes que existe. Ele tem um papel fundamental de criar urgência nos clientes.
Por isso é um tom muito usado nos fast foods, por causar no cliente necessidade de ter algo rapidamente.
Além disso, o olhar capta o vermelho com muito mais facilidade se destacando dentre outras cores, dando um chamativo ao restaurante.
Assim, apesar de ser ótimo para chamar atenção, é recomendado não ser utilizado em excesso.
Amarelo
Também usada com frequência, é uma cor que estimula a fome e prende a atenção dos consumidores.
Ela também é útil para quem deseja uma maior rotatividade dos clientes.
Por exemplo, com as paredes do ambiente pintadas de amarelo, a cor irrita facilmente os clientes, o que faz com que eles não demorem a ir embora.
Laranja
O laranja é uma cor secundária, formada da combinação de vermelho com amarelo, uma ótima opção para dar ao ambiente um clima mais alegre, comunicativo e agradável.
O laranja é a cor perfeita para despertar o lado compulsivo do cliente, é comum que os restaurantes que apostem nessa cor tenham pedidos mais expressivos.
Além disso, estimula fome no cliente, e assim como todas as cores tem de usar com cautela.
Cores frias que dão fome
As cores frias acabam sendo um pouco menos comuns em bares e restaurantes, elas são mais discretas e chamam menos atenção.
Mas se usadas com sabedoria trazem truques especiais ao ambiente, elas transmitem seriedade, calma e natureza.
Verde
O verde remete diretamente à natureza, por isso é tão comum em estabelecimentos de produtos naturais, vegetarianos e veganos.
Ela traz tranquilidade e estimula o conforto e relaxamento, com uma sensação de natureza presente.
Perfeito, para restaurantes com uma comida mais saudável e ligada ao natural.
Azul
A cor do céu e do mar está constantemente relacionada a restaurantes de frutos do mar ou localizados na beira d’água.
Mas deve ser usada com bastante cautela, o azul estimula produtividade e inibe a fome, não use em abundância.
Roxo
As tonalidades de roxo podem trazer vários resultados negativos pros negócios, o subconsciente relaciona essa cor a venenos e toxinas.
O que pode causar falta de apetite. Porém ele também pode dar um toque de luxo ao local.
Logo, deve ser usado muito pouco e com cuidado para não passar a ideia errada.
Cores neutras que dão fome
As cores neutras com certeza fazem a diferença. trazem ares agradáveis e leveza. Deve ser usada na medida certa assim como todas, ainda sendo uma boa opção.
Branco e Cinza
Duas cores monótonas, o branco representa paz e pode dar um toque especial se trabalhado corretamente.
Já o cinza, tira a personalidade do ambiente, ou seja, ambas as cores não devem ser usadas em excesso.
Afinal, um local com muito branco ou muito cinza fica sem vida, e não traz a melhor sensação ao consumidor.
Preto
Uma cor com restrições, mas seu uso traz sofisticação ao ambiente. O preto é moderno , deixa o espaço mais descolado, jovem, mas o ambiente também fica muito escuro.
Cores no cardápio: tenha o diferencial no seu restaurante
As cores não são importantes apenas no ambiente. Tudo precisa ser bem pensado e analisado.
Um cardápio bem pensado com cores combinando e estimulando o cliente ao que você deseja vender muito mais.
Por isso, aproveite o conhecimento da psicologia das cores e coloque em prática no seu cardápio também.
Para montar um cardápio bem legal, é interessante criar um cardápio digital, assim deixa as cores que preferir além de todo o resto da personalização.
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